AGENDA



2018-01-23

23 JAN

Lisboa: Sessão dos «Encontros de Santa Isabel» +

Lisboa - Auditório da Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa

Sessão dos «Encontros de Santa Isabel» sobre «A Palavra faz-se carne - Perspectivas a partir dos projectos “Ler e rezar a Bíblia”, “Majune” e “Grupos de Jesus”»

Marcar

A decorrer

26 NOV a 31 OUT

Fátima: Milagre do Sol inspira última exposição temporária do centenário das aparições +

Fátima - Convivium de Santo Agostinho, piso inferior da Basílica da Santíssima Trindade

Fátima, 21 nov 2016 (Ecclesia) - O Santuário de Fátima vai inaugurar, este sábado, a exposição temporária evocativa da aparição de Nossa Senhora em outubro de 1917.

Com o título «As cores do Sol: a luz de Fátima no mundo contemporâneo», a exposição temporária - no ano Jubilar do Centenário das Aparições de Fátima – vai estar patente ao público no Convivium de Santo Agostinho, piso inferior da Basílica da Santíssima Trindade, de 26 de novembro de 2016 a 31 de outubro de 2018, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Tomando como matéria histórica o dia 13 de outubro de 1917 e os relatos diretos e indiretos sobre o Milagre do Sol, a exposição pretende “recriar, através de vários mecanismos sensoriais, cenários relacionados com a paisagem do dia da última aparição da Virgem Maria em Fátima”.

A exposição que estará patente no ano do centenário é “a mais ambiciosa que o Santuário de Fátima já promoveu e conta com peças cedidas, em regime de empréstimo, por colecionadores particulares e por instituições eclesiais (paróquias e museus diocesanos) e do mundo civil, entre as quais o Museu da Fundação Calouste Gulbenkian e o Núcleo de Documentação e Arquivo da Direção de Serviços de Documentação, Comunicação e Relações Públicas do Ministério da Economia, lê-se no comunicado.

Através da linguagem da museologia, obras de arte e outros testemunhos materiais, de diferentes épocas históricas, dialogam em ordem a um discurso que levará a interpretar o papel de Fátima no mundo contemporâneo.

A exposição está organizada como um itinerário espiritual dos peregrinos em sete núcleos.

LFS

Marcar
25 SET a 31 JAN

Fátima: Fotografias do concurso do Centenário em mostra aberta ao público +

Fátima - Nártex da Basílica da Santíssima Trindade.

Fotografias do concurso do Centenário em mostra aberta ao público

Marcar
15 NOV a 18 MAR

Património: Exposição «As ilhas do Ouro Branco» com obras-primas da arte religiosa na Madeira +

Lisboa - Museu Nacional de Arte Antiga

Exposição «As ilhas do Ouro Branco» com obras-primas da arte religiosa na Madeira

Marcar
21 NOV a 28 JAN

Igreja/Cultura: Exposição de fotografia «Fátima Hoje» +

Fátima - «Consolata Museu ? Arte Sacra e Etnologia»

Fátima, 21 nov 2017 (Ecclesia) – O «Consolata Museu – Arte Sacra e Etnologia» inaugura, esta terça-feira, às 21h00, em Fátima, a exposição coletiva de fotografia «Fátima Hoje».

Esta iniciativa, patente ao público até 28 de janeiro, é organizada pelo museu e a sua Liga de Amigos e “expõe trabalhos de fotógrafos locais, retratando alguns aspetos ligados a Fátima, depois do centenário das aparições”, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Durante a inauguração decorrerá a atividade «Chá com Arte» com momentos de tertúlia com os fotógrafos e convidados.

Os visitantes poderão admirar os trabalhos de Ana Paula Ribeiro, António Marto, Fernando Pereira, Francisco Pedro, Graça Marques e Isaura Marques.

LFS

Marcar
21 NOV a 31 JAN

Igreja/Cultura: Exposição «Dans le Rôle: quando profissionais e utentes artistas se juntam» +

Lisboa - Telhal

Lisboa, 20 nov 2017 (Ecclesia) – A exposição Dans le Rôle: quando profissionais e utentes artistas se juntam» vai estar patente ao público, desta terça-feira a 31 de janeiro, no Museu São João de Deus, Casa de Saúde do Telhal (Sintra).

Esta exposição consiste numa “parceria estética entre artistas profissionais e artistas do atelier ExperimentAR.TE da Casa de Saúde do Telhal, do Instituto S. João de Deus”, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

A iniciativa assume-se de “combate ao estigma da saúde mental” que “permite trabalhar a inclusão social da saúde mental e tornar público o valor artístico e criativo de pessoas com doença mental”, realça.

O Museu S. João de Deus – Psiquiatria e História foi inaugurado a 8 de março de 2009, na Casa de Saúde do Telhal (Sintra) e tem como missão divulgar a vida de S. João de Deus e a história da assistência médico-hospitalar dos Irmãos de S. João de Deus (desde o séc. XVI), mas também valorizar o seu património científico e artístico e a sensibilizar a sociedade para a integração sociocultural dos utentes, diminuindo o estigma.

LFS

Marcar
16 DEZ a 27 JAN

Natal: Exposição sobre «Presépios de Portugal» no Sardoal +

Sardoal - Centro Cultural Gil Vicente

Sardoal, 07 dez 2017 (Ecclesia) - No âmbito da quadra natalícia e com o intuito de enaltecer a fé e a religiosidade que caracterizam o concelho de Sardoal, o Centro Cultural Gil Vicente terá patente, de 16 de dezembro a 27 de janeiro de 2018, a exposição «Presépios de Portugal – O Imaginário Tradicional».

Em exposição estarão presépios, pertencentes à Diocese de Portalegre - Castelo Branco, “representativos de diversas zonas do país, que dão a conhecer diferentes representações populares e etnográficas da natividade”, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

A inauguração da mostra decorre no dia 16 de dezembro, iniciando-se com uma visita às capelas da vila alentejana com ponto de encontro nos paços do concelho, pelas 15 horas.

“Presépios de Portugal – O Imaginário Tradicional” pode ser visitada no horário do Centro Cultural Gil Vicente, de terça a sexta-feira, das 16h às 18 horas, e ao sábado, das 15h às 18 horas.

LFS

Marcar
18 JAN a 25 JAN

Oitavário de oração pela Unidade dos Cristãos +

Oitavário de oração pela Unidade dos Cristãos

Marcar
23 JAN a 25 JAN

Lisboa: Jornadas de formação permanente do clero +

Lisboa - Seminário dos Olivais

Jornadas de formação permanente do clero da Diocese de Lisboa com o tema «A Palavra de Deus».

Marcar