AGENDA



2017-01-19

19 JAN

Igreja/Cinema: Estreia do filme «Silêncio» sobre a missionação católica no Japão +

Estreia do filme «Silêncio» sobre a missionação católica no Japão

Marcar
19 JAN

Ecumenismo: Celebração ecuménica no Mosteiro da Serra do Pilar +

Porto - Mosteiro da Serra do Pilar

Celebração ecuménica no Mosteiro da Serra do Pilar (Vila Nova de Gaia) promovida pela Comissão Ecuménica do Porto

Marcar
19 JAN

Lisboa: Confederação Portuguesa do Voluntariado celebra 10 anos de existência +

Lisboa - Espaço Atmosfera M

Confederação Portuguesa do Voluntariado celebra 10 anos de existência.

Marcar
19 JAN

Leiria: Sessão do ciclo «O Cristianismo como estilo?» +

Leiria - Centro de Cultura e Formação Cristã

Sessão do ciclo «O Cristianismo como estilo?» com José Pedro Angélico que falará sobre «Cristo e a Cultura»

Marcar
19 JAN

Sociedade: Dehonianos desafiam Assunção Cristãs, Maria do Rosário Carneiro e Joaquim Franco a falar sobre família +

Seminário de Nossa Senhora de Fátima, em Alfragide

Amadora, 07 jan 2017 (Ecclesia) – O Seminário de Nossa Senhora de Fátima, em Alfragide, vai dinamizar um encontro sobre a família com a deputada Assunção Cristãs, a professora Maria do Rosário Carneiro e o jornalista Joaquim Franco dia 19, às 21h00.

Numa nota enviada à Agência ECCLESIA, o seminário da Congregação dos Sacerdotes do Coração de Jesus (Dehonianos) informa que o encontro intitulado ‘Da família de Nazaré à Alegria do Amor do Papa Francisco’ é para “todos os leigos das comunidades cristãs”.

O Seminário de Nossa Senhora de Fátima, em Alfragide, no Patriarcado de Lisboa, explica que este encontro se insere num conjunto que vão promover ao longo deste ano sobre alguns dos temas que consideram “mais pertinentes para ajudar a pensar e a refletir a sociedade”. 

CB

Marcar
19 JAN

Guarda: Conselho Diocesano de Assuntos Económicos +

Guarda

Conselho Diocesano de Assuntos Económicos da Diocese da Guarda com a presença de D. Manuel Felício

Marcar
19 JAN

Lisboa: Sessão do ciclo «Casados para a vida?» +

Lisboa - Salão da Paróquia de Nossa Senhora do Amparo

Sessão do ciclo «Casados para a vida?» organizado pelo Paróquia de Nossa Senhora do Amparo.

Marcar

A decorrer

01 ABR a 31 JUL

Fátima: Santuário vai atribuir prémio de jornalismo no centenário das aparições +

Fátima

Santuário vai atribuir prémio de jornalismo no centenário das aparições

Marcar
14 OUT a 03 JUN

Internet: Universidade Católica Portuguesa dinamiza curso sobre «Concílio Vaticano II» +

Lisboa

Lisboa, 09 set 2016 (Ecclesia) – A Universidade Católica Portuguesa (UCP) tem abertas até 30 de setembro as inscrições para o curso em regime e-learning ‘Concílio Vaticano II. 50 anos depois’, que realiza durante um ano letivo, de outubro a junho de 2017.

O Centro de Estudos de Religiões e Culturas Cardeal Hoffner (CERC), da UCP, informa que depois das inscrições encerrarem a 30 de setembro o curso online começa a 14 de outubro com a primeira sessão presencial das 18h30 às 20h00, em Lisboa.

Segundo a informação enviada hoje à Agência ECCLESIA, os alunos têm ainda mais duas sessões presenciais em 2017, em Fátima, nos dias 21 de janeiro e 3 de junho.

A formação avançada ‘Concílio Vaticano II. 50 anos depois’, que vale oito ECTS (a medida do sistema europeu de acumulação e transferência de créditos) e está dividida em quatro módulos: Antecedentes e contexto; O Concílio como acontecimento; Os documentos conciliares e Temáticas e Perspetivas.

Os alunos têm de ter como habilitações mínimas o 12.º ano de escolaridade para participarem no curso online que tem duas modalidades, com avaliação, que dá direito a diploma mediante a elaboração de três trabalhos escritos, ou a formação livre onde vão poder receber “uma declaração que ateste a sua participação no curso”.

Os professores da Universidade Católica Portuguesa Jerónimo Trigo e Juan Ambrósio assumem a coordenação científica e a coordenação pedagógica, respetivamente.

A Universidade Católica Portuguesa disponibiliza o Documento Identidade do curso ‘Concílio Vaticano II. 50 anos depois’, bem como o boletim de inscrição, na sua página na internet.

CB

Marcar
12 NOV a 31 JAN

Igreja/Cultura: Exposição «Rembrandt - Traços da Vida de Cristo» +

Santarém - Casa Pedro Alvares Cabral

Exposição «Rembrandt - Traços da Vida de Cristo» de heliogravuras

Marcar
23 NOV a 31 OUT

Ordem Hospitaleira: Exposição sobre «A arte de cuidar - História da enfermagem» +

Lisboa - Telhal (Museu São João de Deus)

Exposição sobre «A arte de cuidar - História da enfermagem»

Marcar
26 NOV a 31 OUT

Fátima: Milagre do Sol inspira última exposição temporária do centenário das aparições +

Fátima - Convivium de Santo Agostinho, piso inferior da Basílica da Santíssima Trindade

Fátima, 21 nov 2016 (Ecclesia) - O Santuário de Fátima vai inaugurar, este sábado, a exposição temporária evocativa da aparição de Nossa Senhora em outubro de 1917.

Com o título «As cores do Sol: a luz de Fátima no mundo contemporâneo», a exposição temporária - no ano Jubilar do Centenário das Aparições de Fátima – vai estar patente ao público no Convivium de Santo Agostinho, piso inferior da Basílica da Santíssima Trindade, de 26 de novembro de 2016 a 31 de outubro de 2018, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Tomando como matéria histórica o dia 13 de outubro de 1917 e os relatos diretos e indiretos sobre o Milagre do Sol, a exposição pretende “recriar, através de vários mecanismos sensoriais, cenários relacionados com a paisagem do dia da última aparição da Virgem Maria em Fátima”.

A exposição que estará patente no ano do centenário é “a mais ambiciosa que o Santuário de Fátima já promoveu e conta com peças cedidas, em regime de empréstimo, por colecionadores particulares e por instituições eclesiais (paróquias e museus diocesanos) e do mundo civil, entre as quais o Museu da Fundação Calouste Gulbenkian e o Núcleo de Documentação e Arquivo da Direção de Serviços de Documentação, Comunicação e Relações Públicas do Ministério da Economia, lê-se no comunicado.

Através da linguagem da museologia, obras de arte e outros testemunhos materiais, de diferentes épocas históricas, dialogam em ordem a um discurso que levará a interpretar o papel de Fátima no mundo contemporâneo.

A exposição está organizada como um itinerário espiritual dos peregrinos em sete núcleos.

LFS

Marcar
06 DEZ a 31 JAN

Lamego: Exposição fotográfica sobre o acolhimento de crianças austríacas na II Guerra Mundial +

Lamego - Museu diocesano

Exposição fotográfica sobre o acolhimento de crianças austríacas na II Guerra Mundial promovida pela Cáritas Diocesana de Lamego

Marcar
08 DEZ a 02 FEV

Évora: Presépio artístico no Mosteiro das Concepcionistas +

Évora - Campo Maior

Exposição do Presépio artístico no Mosteiro das Concepcionistas em Campo Maior

Marcar
18 DEZ a 22 JAN

Natal: XI edição do Presépio ao Vivo de Priscos +

Braga - Priscos

XI edição do Presépio ao Vivo de Priscos

Marcar
14 JAN a 19 JAN

Terra Santa: Bispos europeus e norte-americanos encontram-se com migrantes e refugiados +

Israel e Palestina

Bispos europeus e norte-americanos encontram-se com migrantes e refugiados na Terra Santa

Marcar
16 JAN a 19 JAN

Viana: Clero da diocese ouve bispos e jornalista em jornadas de formação +

Convento de Avessadas, no Marco de Canaveses

Viana do Castelo, 16 jan 2017 (Ecclesia) – A Diocese de Viana do Castelo começa hoje a dinamizar as Jornadas de Formação do Clero, em duas sessões, que este ano decorrem no Convento de Avessadas, Marco de Canaveses.

Os bispos de Viana do Castelo, D. Anacleto Oliveira, e do Porto, D. António Francisco dos Santos, vão apresentar respetivamente ‘A Diocese rumo aos quarenta anos’ e ‘Presbiterado e Comunhão Eclesial hoje’.

Nos quatro dias de formação os sacerdotes vão ouvir o jornalista António Marujo falar do seu livro ‘A lista do Padre Carreira’ e do tema ‘O Padre visto pelos Meios de Comunicação Social hoje’.

Num comunicado enviado  à Agência ECCLESIA, o Secretariado Diocesano de Comunicação Social de Viana do Castelo informa que os sacerdotes vão reunir-se em duas semanas diferentes - 16-19 e 23-26 de janeiro – “sem prejuízo das atividades pastorais”.

O diretor do Secretariado de Catequese do Patriarcado de Lisboa, padre Tiago Neto, vai apresentar dois temas: ‘A urgência da Pastoral de gestação’ e ‘Experiências de pastoral de gestação na catequese’.

A atividade pretende também ser um tempo de “oração e de convívio” entre os sacerdotes e o programa tem uma dimensão cultural, com visita à igreja de Santa Maria do Marco de Canavezes, do arquiteto Álvaro Siza Vieira, e a área arqueológica de Freixo-Tongóbriga.

O Secretariado Diocesano de Comunicação Social informa ainda que as Jornadas de Formação do Clero de Viana do Castelo são organizadas em conjunto pela Vigararia do Clero e pelo Instituto Católico da diocese.

CB/OC

Marcar
16 JAN a 19 JAN

Algarve: Clero do Sul do país reflete sobre «os novos areópagos» +

Algarve - Portimão

Clero do Sul do país reflete sobre «os novos areópagos».

Marcar
16 JAN a 20 JAN

Leiria-Fátima: Clero tem formação sobre história, teologia e desafios pastorais da Igreja diocesana +

Torres Vedras - Centro de Espiritualidade do Turcifal

Leiria, 13 jan 2017 (Ecclesia) – O bispo de Leiria-Fátima vai participar nos encontros de formação permanente do clero este ano dedicado à história, à teologia e aos desafios pastorais desta Igreja, no Centro de Espiritualidade do Turcifal, em Torres Vedras.

A Diocese de Leiria-Fátima vai promover a jornada de formação permanente do seu clero com o tema ‘A Igreja de Leiria-Fátima: história, teologia e desafios pastorais’ em dois turnos - 16 a 20 ou de 23 a 27 de janeiro – onde “cada padre optará por um” que contam com a presença de D. António Marto.

A diocese destaca quatro conferências, nomeadamente, ‘Atual situação sócio-religiosa e cultural e seus desafios à missão da Igreja’ e ‘O percurso histórico da Diocese de Leiria-Fátima”, respetivamente pelos professores universitários Alfredo Teixeira e Saul Gomes.

O bispo de Santarém, D. Manuel Pelino, vai apresentar o tema ‘A Igreja particular na comunhão e missão da Igreja Católica’ e o padre Adelino Guarda a conferência ‘Desafios atuais e caminhos de pastoral para a nossa Diocese’, no Centro de Espiritualidade do Turcifal, em Torres Vedras.

Entre 16 a 20 e de 23 a 27 de janeiro, a formação do clero de Leiria-Fátima vai ter também oportunidade de assistir a diversas comunicações, como ‘O serviço de apoio à maternidade em dificuldade (SAMD): um investimento positivo ao serviço da vida’, pela sua Cáritas diocesana, ou ‘A misericórdia na vida e na ação pastoral: nova atitude após o Ano Jubilar’, com o capelão do Santuário de Fátima o padre José Nuno Silva.

No seu sítio na internet, a diocese informa ainda que do programa consta também um painel com sacerdotes de diferentes idades sobre ‘Que padres para esta Diocese, hoje?’, o programa de formação para o diaconado permanente, as normas das celebrações litúrgicas ou o restauro do órgão da Sé.

CB

Marcar
16 JAN a 05 FEV

Porto: Ciclo de conferências «Mulher, Mãe, Maria - Pensar a Vida com o Coração» +

Porto - São Pedro de Vilar do Paraíso

Ciclo de conferências «Mulher, Mãe, Maria - Pensar a Vida com o Coração» promovido pela Paróquia de São Pedro de Vilar do Paraíso (Gaia).

Marcar
17 JAN a 19 JAN

Coimbra: Jornadas de formação sobre «A comunicação da fé - instrumentos, linguagens e metodologias» +

Coimbra - Seminário Maior

Coimbra, 27 dez 2016 (Ecclesia) – As jornadas de formação permanente da Diocese de Coimbra realizam-se de 17 a 19 de janeiro, no Seminário Maior daquela cidade e têm como tema «A comunicação da fé - instrumentos, linguagens e metodologias».

O conferencista principal desta atividade formativa é o padre salesiano Antonino Romano, professor na Universidade Pontifícia Salesiana, em Roma (Itália), realça a uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

O professor italiano vai falar, nos três dias, sobre «A Comunicação da fé»; «A história como lugar da fé»; «A iniciação da fé crista: Catecumenado e RICA para os não batizados»; «Metodologia catecumenal para o aprofundamento da fé dos batizados»; «A Sinodalidade, modo de ser Igreja» e «A liderança ao serviço da Igreja sinodal», lê-se no programa.

Para além do padre Antonino Romano, as jornadas contam com intervenções dos padres Rui Alberto e Nuno Santos.

LFS

Marcar
17 JAN a 27 FEV

UCP: Curso livre sobre sobre «O acontecimento Fátima» +

Lisboa - UCP

Curso livre sobre sobre «O acontecimento Fátima» coordenado por Marco Daniel Duarte.

Marcar
18 JAN a 25 JAN

Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos +

Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos

Marcar
19 JAN a 19 FEV

Jesuítas: Exposição «Japão: a última carta de um mártir» +

Lisboa - Museu de São Roque

Exposição «Japão: a última carta de um mártir», a partir do testemunho do Beato Miguel Carvalho, jesuíta português martirizado a 25 de agosto de 1624.

Marcar