AGENDA



2017-04-23

23 ABR

CNE: Comemoração dos 40 anos da Região de Escutismo de Santarém +

Santarém

Comemoração dos 40 anos da Região de Escutismo de Santarém

Marcar
23 ABR

Escutismo: D. Manuel Clemente festeja dia de São Jorge com escuteiros de Lisboa +

Lisboa - Parque Florestal de Monsanto

Lisboa, 20 abr 2017 (Ecclesia) – D. Manuel Clemente preside hoje a uma Eucaristia com “mais de 4000 escuteiros da Região de Lisboa” nas comemorações do dia de São Jorge.

A celebração decorre no Parque Florestal de Monsanto (Lisboa), no dia do Patrono Mundial dos Escuteiros, e pela primeira vez, este ano as comemorações “contam ainda com uma atividade especificamente destinada a pais e familiares” dos escuteiros, revela um comunicado enviado à Agência ECCLESIA.

A abertura oficial decorre às 09h45 e conta com a presença de vários representantes das autarquias: Câmara Municipal de Lisboa e juntas de freguesia.

A celebração eucarística, às 10h00, tem lugar no pavilhão do Grupo Desportivo de Direito (Parque Florestal de Monsanto) e será presidida pelo cardeal-patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente.

De tarde desenrolam-se as atividades por secção, subordinadas ao tema “Sitius, Altius, Fortius”, que, de acordo com o método escutista, foi escolhido e preparado pelas próprias crianças e jovens.

LFS

Marcar
23 ABR

Lisboa: Missa de Páscoa com as comunidades de rito oriental +

Lisboa - Igreja de Arroios

Missa de Páscoa com as comunidades de rito oriental com D. Nuno Brás

Marcar
23 ABR

Fátima: Santuário promove concerto de Páscoa +

Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

Fátima, 23 abr 2017 (Ecclesia) – O Santuário de Fátima acolhe hoje um concerto de Páscoa, que vai ter como protagonistas a Escolania de Monserrat, às 15h30, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima.

“Será um concerto de Música Sacra, porque em Monserrat recebemos peregrinos oriundos de todo o mundo e através da música conseguimos comunicar a mensagem do Evangelho, uma mensagem que nos fala de beleza e paz”, disse o diretor da Escolania de Montserrat, na informação enviada à Agência ECCLESIA.

Em declarações à Sala de Imprensa do Santuário de Fátima, Sergi DÁssis explicou que o concerto vai mostrar a “música própria” da escola de Monserrat que vai cantar sob a direção de Llorenç Castelló.

Do programa do Concerto de Páscoa constam vários compositores, “maioritariamente monges”, que compuseram melodias “pensadas para ser interpretadas pela Escolania”.

O concerto começa pelas 15h30 de 23 de abril, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário, e segundo Sergi DÁssis “é muito especial” terem sido convidados para cantar no Ano Jubilar do Centenário das Aparições.

“E pela importância que esta história tem para Portugal e para o mundo é uma grande honra poder fazer parte desta festa”, acrescentou o diretor da Escolania de Montserrat.

A primeira vez que a Escolania atuou em Portugal foi em 1983, com concertos no Porto e em Lisboa, e uma passagem pelo santuário mariano da Cova da Iria.

Atualmente, tem mais de cinquenta pequenos cantores, dos 9 aos 14 anos, de toda a Catalunha, Espanha, que através da música “são mensageiros de paz e beleza”, destaca a sala de imprensa do santuário.

A Escolania de Montserrat é uma das mais antigas escolas de música da Europa, no século XIII já existem referências a um pequeno grupo de meninos que cantavam no mosteiro beneditino e santuário mariano de Montserrat.

CB

Marcar
23 ABR

Algarve: Concerto de música clássica para comemorar o centenário das aparições da Cova da Iria +

Lagos - Igreja de Santa Maria

Concerto de música clássica para comemorar o centenário das aparições da Cova da Iria

Marcar

A decorrer

01 ABR a 31 JUL

Fátima: Santuário vai atribuir prémio de jornalismo no centenário das aparições +

Fátima

Santuário vai atribuir prémio de jornalismo no centenário das aparições

Marcar
14 OUT a 03 JUN

Internet: Universidade Católica Portuguesa dinamiza curso sobre «Concílio Vaticano II» +

Lisboa

Lisboa, 09 set 2016 (Ecclesia) – A Universidade Católica Portuguesa (UCP) tem abertas até 30 de setembro as inscrições para o curso em regime e-learning ‘Concílio Vaticano II. 50 anos depois’, que realiza durante um ano letivo, de outubro a junho de 2017.

O Centro de Estudos de Religiões e Culturas Cardeal Hoffner (CERC), da UCP, informa que depois das inscrições encerrarem a 30 de setembro o curso online começa a 14 de outubro com a primeira sessão presencial das 18h30 às 20h00, em Lisboa.

Segundo a informação enviada hoje à Agência ECCLESIA, os alunos têm ainda mais duas sessões presenciais em 2017, em Fátima, nos dias 21 de janeiro e 3 de junho.

A formação avançada ‘Concílio Vaticano II. 50 anos depois’, que vale oito ECTS (a medida do sistema europeu de acumulação e transferência de créditos) e está dividida em quatro módulos: Antecedentes e contexto; O Concílio como acontecimento; Os documentos conciliares e Temáticas e Perspetivas.

Os alunos têm de ter como habilitações mínimas o 12.º ano de escolaridade para participarem no curso online que tem duas modalidades, com avaliação, que dá direito a diploma mediante a elaboração de três trabalhos escritos, ou a formação livre onde vão poder receber “uma declaração que ateste a sua participação no curso”.

Os professores da Universidade Católica Portuguesa Jerónimo Trigo e Juan Ambrósio assumem a coordenação científica e a coordenação pedagógica, respetivamente.

A Universidade Católica Portuguesa disponibiliza o Documento Identidade do curso ‘Concílio Vaticano II. 50 anos depois’, bem como o boletim de inscrição, na sua página na internet.

CB

Marcar
23 NOV a 31 OUT

Ordem Hospitaleira: Exposição sobre «A arte de cuidar - História da enfermagem» +

Lisboa - Telhal (Museu São João de Deus)

Exposição sobre «A arte de cuidar - História da enfermagem»

Marcar
26 NOV a 31 OUT

Fátima: Milagre do Sol inspira última exposição temporária do centenário das aparições +

Fátima - Convivium de Santo Agostinho, piso inferior da Basílica da Santíssima Trindade

Fátima, 21 nov 2016 (Ecclesia) - O Santuário de Fátima vai inaugurar, este sábado, a exposição temporária evocativa da aparição de Nossa Senhora em outubro de 1917.

Com o título «As cores do Sol: a luz de Fátima no mundo contemporâneo», a exposição temporária - no ano Jubilar do Centenário das Aparições de Fátima – vai estar patente ao público no Convivium de Santo Agostinho, piso inferior da Basílica da Santíssima Trindade, de 26 de novembro de 2016 a 31 de outubro de 2018, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Tomando como matéria histórica o dia 13 de outubro de 1917 e os relatos diretos e indiretos sobre o Milagre do Sol, a exposição pretende “recriar, através de vários mecanismos sensoriais, cenários relacionados com a paisagem do dia da última aparição da Virgem Maria em Fátima”.

A exposição que estará patente no ano do centenário é “a mais ambiciosa que o Santuário de Fátima já promoveu e conta com peças cedidas, em regime de empréstimo, por colecionadores particulares e por instituições eclesiais (paróquias e museus diocesanos) e do mundo civil, entre as quais o Museu da Fundação Calouste Gulbenkian e o Núcleo de Documentação e Arquivo da Direção de Serviços de Documentação, Comunicação e Relações Públicas do Ministério da Economia, lê-se no comunicado.

Através da linguagem da museologia, obras de arte e outros testemunhos materiais, de diferentes épocas históricas, dialogam em ordem a um discurso que levará a interpretar o papel de Fátima no mundo contemporâneo.

A exposição está organizada como um itinerário espiritual dos peregrinos em sete núcleos.

LFS

Marcar
08 FEV a 26 ABR

UCP: Faculdade de Ciência Humanas inicia Formação Avançada especializada em rádio +

Lisboa

A Faculdade de Ciências Humanas, da Universidade Católica Portuguesa, começa hoje a Formação Avançada especializada em programação, produção e apresentação em rádio.

Marcar
14 FEV a 20 JUN

Porto: Curso pastoral da fragilidade +

Porto - Sede do Centro de Cultura Católica

Porto, 22 dez 2016 (Ecclesia) – O Secretariado da Pastoral da Saúde da Diocese do Porto, em conjunto com o Centro de Cultura Católica, promovem, de 14 de fevereiro a 20 de junho, o curso pastoral da fragilidade.

O Ano Santo da Misericórdia ainda ecoa e pede aos cristãos que se inclinem “diante dos mais frágeis”, tal como centenário das Aparições da Virgem, em Fátima, “é uma interpelação” a tornar as pessoas “mais próximas daqueles que, em razão da sua idade, deficiência ou doença, experimentam, em maior ou menor grau, qualquer tipo de exclusão”, sublinha uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

É obra de misericórdia assumir a fragilidade do outro como “tarefa própria, das comunidades e dos seus agentes pastorais” e a umas e a outros, o curso pretende “oferecer a oportunidade de crescer na competência para exercer a proximidade aos que sofrem, reconhecendo nesta tarefa um campo de missão evangélico e evangelizador”, lê-se.

As inscrições para o curso fazem-se durante o mês de janeiro e as aulas decorrem às terças-feiras, das 21:00 às 23:00, na sede do Centro de Cultura Católica, no Porto, realça o programa enviado à Agência ECCLESIA.

LFS

Marcar
23 MAR a 30 ABR

Fátima: Processo de acreditação de jornalistas para a visita do Papa Francisco +

Fátima

Processo de acreditação de jornalistas para a visita do Papa Francisco ao Santuário de Fátima

Marcar
07 ABR a 28 MAI

Abrantes: Exposição «Imagens de Fé - Ex-votos Diocese de Portalegre-Castelo Branco» +

Abrantes - Museu D. Lopo de Almeida-Igreja de Santa Maria do Castelo

Abrantes, 07 abr 2017 (Ecclesia) – A Diocese de Portalegre-Castelo Branco e a Câmara Municipal de Abrantes inauguram hoje a exposição ‘Imagens de Fé – Ex-votos Diocese de Portalegre-Castelo Branco’, às 18h00, no Museu D. Lopo de Almeida-Igreja de Santa Maria do Castelo.

Num comunicado enviado à Agência ECCLESIA, a Comissão de Bens Culturais da Diocese de Portalegre-Castelo Branco informa que a exposição ‘Imagens de Fé – Ex-votos’ que vai ser inaugurada hoje pode ser visitada até 28 de maio deste ano.

A mostra vai ficar no Museu D. Lopo de Almeida-Igreja de Santa Maria do Castelo numa colaboração entre a Diocese de Portalegre-Castelo Branco e a Câmara Municipal de Abrantes, cujos responsáveis convidam para a inauguração pelas 18h00.

“O conjunto singular que se apresenta, constitui um invulgar e raro acervo do repositório patrimonial a nível regional e nacional e manifesta as inúmeras experiências humanas vividas nos séculos XIX –XX, onde a fé se cruza com a existência quotidiana”, explica a referida Comissão de Bens Culturais diocesana.

O ex-voto é um quadro, imagem, objeto de cera ou outra expressão da arte ou artesanato popular, com que os fiéis agradecem a Deus, a Nossa Senhora ou ao santo da sua devoção, por um milagre que lhe atribuem, cumprindo uma promessa feita durante um período de aflição.

CB

Marcar
19 ABR a 23 ABR

Bragança: O «Coração pulsante do Evangelho» no Convento de Balsamão +

Bragança - Convento de Balsamão

Bragança, 17 mar 2017 (Ecclesia) – A Semana de Espiritualidade sobre a Misericórdia promovida pelos Marianos da Imaculada Conceição (MIC) realiza-se de 19 a 23 de abril, Balsamão (Macedo de Cavaleiros) e tem como tema «Coração pulsante do Evangelho».

No dia 21 de abril, o bispo emérito de Beja, D. António Vitalino, profere uma conferência sobre «O Papa Francisco e o Jubileu da Misericórdia» e no dia seguinte D. José Cordeiro, bispo de Bragança-Miranda, fala sobre «Pós-Jubileu da Misericórdia: Implementar com generosidade e entusiasmo, as antigas e as “novas obras de Misericórdia”», revela o programa enviado à Agência ECCLESIA.

Nesta iniciativa, que decorre no Convento de Balsamão, o padre Basileu Pires aborda o tema «Os corações de Jesus e Maria têm sobre vós desígnios de misericórdia – a misericórdia, o coração da mensagem de Fátima» e o padre Rui Valério reflete sobre «Continuar, com fidelidade, alegria e entusiasmo, a experimentar e a anunciar a riqueza da misericórdia», lê-se.

LFS

Marcar
21 ABR a 26 ABR

Apresentação das fotografias para 9.ª edição do concurso sobre Semana Santa de Braga +

Braga

Braga, 05 abr 2017 (Ecclesia) – A fotografia faz parte do programa oficial da Semana Santa de Braga 2017 e foi esta terça-feira inaugurada uma exposição com os trabalhos premiados em 2016 e a comissão da semana religiosa e cultural lançou um novo concurso.

Num comunicado enviado à Agência ECCLESIA, a Comissão da Quaresma e Solenidades da Semana Santa de Braga informa que apresentaram a 9.ª edição do concurso de fotografia da iniciativa “profundamente enraizada na programação cultural” desta semana.

As inscrições são limitadas a 250 concorrentes e decorrem até ao final do dia 19 de abril.

A pré-inscrição e a submissão de trabalhos é “exclusivamente online” e os concorrentes devem “obrigatoriamente apresentar” um mínimo de quatro fotografias a concurso e um máximo de seis, entre 21 e 26 de abril.

A comissão já agendou uma conferência de imprensa para anunciar os resultados do Concurso de Fotografia ‘A Semana Santa de Braga’ para as 21h30 de 10 de maio, na loja FNAC.

O lançamento do lançamento da 9.ª edição do concurso de fotografia foi esta tarde na inauguração da exposição com os trabalhos premiados em 2016.

A exposição faz parte do programa oficial da Semana Santa de Braga 2017, a entrada é gratuita e pode ser visitada até 18 de abril.

A partir desta sexta-feira e até 28 de abril também pode ser visitada a exposição coletiva de fotografia ‘A burrinha’ dedicada à Semana Santa de Braga mas da responsabilidade da Comissão Organizadora da Procissão da Burrinha.

Na Semana Santa de Braga as procissões são ponto central num programa religioso de interesse turístico com a referida Procissão da Burrinha, a Procissão do Ecce Homo ou ‘Senhor da Cana Verde’, na Quinta-feira Santa, e o cortejo do ‘Enterro do Senhor’ na Sexta-feira Santa, este ano nos dias 13 e 14 de abril.

Em 2011 foi declarada projeto de interesse para o Turismo e dois anos depois foi distinguida com a Medalha Municipal de Mérito - Grau Ouro.

CB

Marcar
22 ABR a 23 ABR

Lisboa: Pastoral da Família promove retiro para namorados +

Lisboa - Queijas (Congregação das Irmãs Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição)

O Setor da Pastoral da Família do Patriarcado de Lisboa promove retiro para namorados com o tema «Dá e recebe, e alegra a tua vida»

Marcar