AGENDA



2017-09-23

23 SET

Algarve: Programa pastoral 2017/2018 vai ser apresentado em assembleia diocesana +

Quarteira

Quarteira, 19 set 2017 (Ecclesia) - O programa pastoral da Diocese do Algarve para 2017/2018 vai ser apresentado este sábado, na assembleia diocesana, que terá lugar no Salão da Igreja de São Pedro do Mar, em Quarteira.

Inserido no triénio pastoral 2017-2020, sob o tema «Anunciar o Evangelho da Família – “edificar a sua casa sobre a rocha”», o “novo programa, que define as linhas programáticas para este triénio, será dado a conhecer a todas as comunidades católicas algarvias”, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Depois da sessão de abertura, feita por D. Manuel Quintas, bispo do Algarve, realiza-se uma mesa redonda sobre «Família, jovens e vocações», lê-se.

Neste triénio, cada ano vai ter uma temática específica sendo o primeiro dedicado ao “anunciar o evangelho da família - fazer do anúncio da palavra a fonte inspiradora da vida da comunidade paroquial e de cada família (filhos)”.

 No ano seguinte o pilar centra-se no “celebrar o evangelho da família - fazer da eucaristia o centro da vida (espiritualidade) da comunidade paroquial e da vigararia”, acrescenta a nota.

O último ano do triénio é dedicado ao “testemunhar o evangelho da família - fazer da caridade distintivo da igreja diocesana, presente nos gestos quotidianos e no testemunho da alegria nascida do encontro pessoal com cristo”.

“São sugeridas atividades que garantam uma particular atenção à pastoral familiar, à pastoral juvenil e à pastoral vocacional”, realça a Diocese do Algarve que desafiada as paróquias a “criar serviços que possam acolher as famílias e os jovens”.

LFS/CB

Marcar
23 SET

Coimbra: Visita ao coro alto do Mosteiro de santa Clara-a-Nova +

Coimbra

Visita ao coro alto do Mosteiro de santa Clara-a-Nova promovida pela Confraria da Rainha Santa Isabel

Marcar
23 SET

Beja: D. João Marcos aprova e promulga constituição sinodal no dia diocesano +

Beja

 O bispo de Beja, D. João Marcos, aprova e promulga constituição sinodal no dia diocesano.

Marcar
23 SET

Porto: Conselho diocesano da Pastoral Familiar +

Porto - Casa de Vilar

Conselho diocesano da Pastoral Familiar

Marcar
23 SET

Leiria: Associação de Defesa e Apoio da Vida oferece «Manual de Bioética para Jovens» +

Leiria - Auditório do Centro Associativo Municipal

Leiria, 23 set 2017 (Ecclesia) – A Associação de Defesa e Apoio da Vida (ADAV), em Leiria, vai promover hoje uma apresentação/oferta da tradução portuguesa, atualizada e aumentada, do ‘Manual de Bioética para Jovens’, no Auditório do Centro Associativo Municipal.

“Aborto, procriação medicamente assistida e eutanásia” são algumas das matérias tratadas na obra, que questiona “até que ponto se pode ir no controlo da vida que começa ou acaba?”.

Num comunicado enviado à Agência ECCLESIA, a ADAV-Leiria informa que vão estar presentes todas as Associação de Defesa e Apoio da Vida de Portugal e a Federação Portuguesa da Vida na distribuição do ‘Manual de Bioética para Jovens’.

O livro é uma tradução adaptada do ‘Manuel Bioéthique des Jeunes’ da fundação que tem como patrono o médico investigador Jérôme Lejeune que descobriu a patologia cromossómica (Trissomia 21), responsável pela síndrome de Down.

A ação de oferta da publicação da fundação francesa está integrada no encontro/workshop de “proteção da maternidade em Portugal” - ‘Maternidades - solitárias, esquecidas, agredidas’ - que decorre este sábado no Auditório do Centro Associativo Municipal de Leiria, no Edifício do Mercado Municipal de Leiria.

A Associação de Defesa e Apoio da Vida (Leiria) é uma associação de “solidariedade social, apartidária e não confessional” que assume como princípio básico o valor da Vida Humana e tem na sua missão uma “função formativa”.

CB

Mais Informação   Marcar
23 SET

Leiria: Sessão de apresentação do Grupo Missionário Ondjoyetu +

Leiria - Seminário

Sessão de apresentação do Grupo Missionário Ondjoyetu

Marcar
23 SET

Lisboa: Festival Diocesano da Canção Cristã +

Lisboa - Carcavelos

Festival Diocesano da Canção Cristã

Marcar

A decorrer

23 NOV a 31 OUT

Ordem Hospitaleira: Exposição sobre «A arte de cuidar - História da enfermagem» +

Lisboa - Telhal (Museu São João de Deus)

Exposição sobre «A arte de cuidar - História da enfermagem»

Marcar
26 NOV a 31 OUT

Fátima: Milagre do Sol inspira última exposição temporária do centenário das aparições +

Fátima - Convivium de Santo Agostinho, piso inferior da Basílica da Santíssima Trindade

Fátima, 21 nov 2016 (Ecclesia) - O Santuário de Fátima vai inaugurar, este sábado, a exposição temporária evocativa da aparição de Nossa Senhora em outubro de 1917.

Com o título «As cores do Sol: a luz de Fátima no mundo contemporâneo», a exposição temporária - no ano Jubilar do Centenário das Aparições de Fátima – vai estar patente ao público no Convivium de Santo Agostinho, piso inferior da Basílica da Santíssima Trindade, de 26 de novembro de 2016 a 31 de outubro de 2018, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Tomando como matéria histórica o dia 13 de outubro de 1917 e os relatos diretos e indiretos sobre o Milagre do Sol, a exposição pretende “recriar, através de vários mecanismos sensoriais, cenários relacionados com a paisagem do dia da última aparição da Virgem Maria em Fátima”.

A exposição que estará patente no ano do centenário é “a mais ambiciosa que o Santuário de Fátima já promoveu e conta com peças cedidas, em regime de empréstimo, por colecionadores particulares e por instituições eclesiais (paróquias e museus diocesanos) e do mundo civil, entre as quais o Museu da Fundação Calouste Gulbenkian e o Núcleo de Documentação e Arquivo da Direção de Serviços de Documentação, Comunicação e Relações Públicas do Ministério da Economia, lê-se no comunicado.

Através da linguagem da museologia, obras de arte e outros testemunhos materiais, de diferentes épocas históricas, dialogam em ordem a um discurso que levará a interpretar o papel de Fátima no mundo contemporâneo.

A exposição está organizada como um itinerário espiritual dos peregrinos em sete núcleos.

LFS

Marcar
04 MAI a 15 OUT

Lisboa: «As aparições de Fátima» na obra de Maria Amélia Carvalheira +

Igreja de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

Lisboa, 07 abr 2017 (Ecclesia) – A igreja de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, no Patriarcado de Lisboa, vai receber a exposição ‘As aparições de Fátima’ na obra da escultora Maria Amélia Carvalheira, entre 4 de maio e 15 de outubro de 2017.

A escultora de arte sacra Maria Amélia Carvalheira (1904-1998) tem diversas obras na Cova da Iria e na cidade de Fátima, como a Via-Sacra dos Valinhos, o conjunto escultórico do Anjo de Portugal e os pastorinhos, seis estátuas da Colunata do santuário mariano ou no Seminário do Verbo Divino e outras casas de congregações religiosas.

De destacar que a escultura de Nossa Senhora de Fátima presente no local da aparição de 19 de agosto de 1917, também da autoria da artista natural de Gondarém, Vila Nova de Cerveira.

Neste contexto, e do Centenário das Aparições na Cova da Iria, a igreja de Nossa Senhora do Rosário de Fátima vai mostrar ‘As aparições de Fátima’ na obra da escultora.

De assinalar, por exemplo, que a igreja do Patriarcado de Lisboa também tem um presépio, de 24 peças em barro policromo, executado em 1958 por Maria Amélia Carvalheira, que faleceu a 31 de dezembro de 1998, na capital portuguesa.

A escultora de arte sacra em 1949 ganhou o Prémio de Artes plásticas ‘Mestre Manuel Pereira’ para a escultura ‘S. João de Deus’; Em 1992 foi condecorada com ‘Pró Eclesia et Pontífice’, atribuída pela Santa Sé, e com o Grau de Comendadora da Ordem de Mérito pelo presidente da República, Mário Soares.

CB

Marcar
28 MAI a 16 OUT

Santarém: Exposição «A beleza da Mãe de Deus» no museu diocesano +

Santarém - Museu Diocesano

Santarém, 30 mai 2017 (Ecclesia) – O Museu Diocesano de Santarém tem patente ao público, até 16 de outubro, a exposição «A beleza da Mãe de Deus – da infância ao dia em que o sol bailou».

A exposição está organizada em três núcleos e procura apresentar uma “cronologia com os principais momentos da vida da Virgem Mãe, seguindo-se uma abordagem às inúmeras invocações marianas – títulos que o Povo de Deus, ao longo dos tempos, foi atribuindo a Maria pela sua particular intercessão”, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

Por fim, em pleno centenário das Aparições de Fátima, uma memória à Cova da Iria, à Senhora vestida de luz - e aos pastorinhos, agora santos – “invocação particularmente acarinhada pelos portugueses”, realça o comunicado.

A mostra reúne obras dos séculos XVI ao XX, “na maioria peças desconhecidas do público”, e apresenta, sobretudo, pintura e escultura, segundo a temática que pretende transmitir.

Esta exposição apresenta também “duas pinturas sobre tela, atribuídas à escola de Bento Coelho da Silveira”, doadas ao Museu Diocesano de Santarém por José Torgal Roque Dias

LFS

Marcar
02 JUN a 30 SET

Igreja/Cultura: Exposição «O culto mariano na Diocese de Évora» +

Évora - Arquivo distrital de Évora

Exposição «O culto mariano na Diocese de Évora»

Marcar
06 JUL a 29 OUT

Braga: Exposição «Os sete castelos - D. Rodrigo de Moura: Vida e obra» +

Braga - Museu Pio XII

Exposição «Os sete castelos - D. Rodrigo de Moura: Vida e obra»

Marcar
08 SET a 20 OUT

Colômbia: Capítulo geral dos Irmãos Maristas +

Colômbia - Rionegro

Capítulo geral dos Irmãos Maristas com o tema «Um novo começo».

Marcar
17 SET a 23 SET

Fátima: Retiro sobre «Desafios à intimidade» +

Fátima - Seminário dos Claretianos

Retiro sobre «Desafios à intimidade - A arte de encontrar Deus dentro de ti» promovido pelos Missionários Claretianos e orientado por franciscano Armindo Carvalho.

Marcar
22 SET a 24 SET

Braga: Tibães acolhe jornadas europeias do património +

Braga - Mosteiro de Tibães

O Mosteiro de São Martinho de Tibães (Braga) acolhe as Jornadas Europeias de Património com o tema «Património e Natureza - Pessoas, Lugares e Histórias».

Marcar
23 SET a 24 SET

Lisboa: Iniciativa «Family Land» +

Lisboa - Hipódromo de Cascais

Iniciativa «Family Land»

Marcar
23 SET a 24 SET

Fátima: Peregrinação nacional do Rosário e da Família Dominicana +

Fátima

Peregrinação nacional do Rosário e da Família Dominicana ao Santuário de Fátima

Marcar