AGENDA



2017-01-11

11 JAN

Jesuítas: Conferência centrada no contexto histórico e religioso do relacionamento Portugal-Japão +

Lisboa - Fundação Oriente

Conferência centrada no contexto histórico e religioso do relacionamento Portugal-Japão promovida pela Fundação do Oriente em parceria com a Companhia de Jesus em Portugal.

Marcar
11 JAN

Aveiro: Jornadas do clero sobre «Vocações» +

Aveiro - Casa diocesana de Albergaria-a-velha

Jornadas do clero da Diocese de Aveiro sobre «Vocações» com a orientação do padre José Miguel Pereira (Diocese de Lisboa)

Marcar
11 JAN

Lisboa: Sessão do ciclo «Casados para a vida?» +

Lisboa - Salão da Paróquia de Nossa Senhora do Amparo

Sessão do ciclo «Casados para a vida?» organizado pelo Paróquia de Nossa Senhora do Amparo

Marcar

A decorrer

01 ABR a 31 JUL

Fátima: Santuário vai atribuir prémio de jornalismo no centenário das aparições +

Fátima

Santuário vai atribuir prémio de jornalismo no centenário das aparições

Marcar
14 OUT a 03 JUN

Internet: Universidade Católica Portuguesa dinamiza curso sobre «Concílio Vaticano II» +

Lisboa

Lisboa, 09 set 2016 (Ecclesia) – A Universidade Católica Portuguesa (UCP) tem abertas até 30 de setembro as inscrições para o curso em regime e-learning ‘Concílio Vaticano II. 50 anos depois’, que realiza durante um ano letivo, de outubro a junho de 2017.

O Centro de Estudos de Religiões e Culturas Cardeal Hoffner (CERC), da UCP, informa que depois das inscrições encerrarem a 30 de setembro o curso online começa a 14 de outubro com a primeira sessão presencial das 18h30 às 20h00, em Lisboa.

Segundo a informação enviada hoje à Agência ECCLESIA, os alunos têm ainda mais duas sessões presenciais em 2017, em Fátima, nos dias 21 de janeiro e 3 de junho.

A formação avançada ‘Concílio Vaticano II. 50 anos depois’, que vale oito ECTS (a medida do sistema europeu de acumulação e transferência de créditos) e está dividida em quatro módulos: Antecedentes e contexto; O Concílio como acontecimento; Os documentos conciliares e Temáticas e Perspetivas.

Os alunos têm de ter como habilitações mínimas o 12.º ano de escolaridade para participarem no curso online que tem duas modalidades, com avaliação, que dá direito a diploma mediante a elaboração de três trabalhos escritos, ou a formação livre onde vão poder receber “uma declaração que ateste a sua participação no curso”.

Os professores da Universidade Católica Portuguesa Jerónimo Trigo e Juan Ambrósio assumem a coordenação científica e a coordenação pedagógica, respetivamente.

A Universidade Católica Portuguesa disponibiliza o Documento Identidade do curso ‘Concílio Vaticano II. 50 anos depois’, bem como o boletim de inscrição, na sua página na internet.

CB

Marcar
12 NOV a 31 JAN

Igreja/Cultura: Exposição «Rembrandt - Traços da Vida de Cristo» +

Santarém - Casa Pedro Alvares Cabral

Exposição «Rembrandt - Traços da Vida de Cristo» de heliogravuras

Marcar
23 NOV a 31 OUT

Ordem Hospitaleira: Exposição sobre «A arte de cuidar - História da enfermagem» +

Lisboa - Telhal (Museu São João de Deus)

Exposição sobre «A arte de cuidar - História da enfermagem»

Marcar
26 NOV a 31 OUT

Fátima: Milagre do Sol inspira última exposição temporária do centenário das aparições +

Fátima - Convivium de Santo Agostinho, piso inferior da Basílica da Santíssima Trindade

Fátima, 21 nov 2016 (Ecclesia) - O Santuário de Fátima vai inaugurar, este sábado, a exposição temporária evocativa da aparição de Nossa Senhora em outubro de 1917.

Com o título «As cores do Sol: a luz de Fátima no mundo contemporâneo», a exposição temporária - no ano Jubilar do Centenário das Aparições de Fátima – vai estar patente ao público no Convivium de Santo Agostinho, piso inferior da Basílica da Santíssima Trindade, de 26 de novembro de 2016 a 31 de outubro de 2018, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Tomando como matéria histórica o dia 13 de outubro de 1917 e os relatos diretos e indiretos sobre o Milagre do Sol, a exposição pretende “recriar, através de vários mecanismos sensoriais, cenários relacionados com a paisagem do dia da última aparição da Virgem Maria em Fátima”.

A exposição que estará patente no ano do centenário é “a mais ambiciosa que o Santuário de Fátima já promoveu e conta com peças cedidas, em regime de empréstimo, por colecionadores particulares e por instituições eclesiais (paróquias e museus diocesanos) e do mundo civil, entre as quais o Museu da Fundação Calouste Gulbenkian e o Núcleo de Documentação e Arquivo da Direção de Serviços de Documentação, Comunicação e Relações Públicas do Ministério da Economia, lê-se no comunicado.

Através da linguagem da museologia, obras de arte e outros testemunhos materiais, de diferentes épocas históricas, dialogam em ordem a um discurso que levará a interpretar o papel de Fátima no mundo contemporâneo.

A exposição está organizada como um itinerário espiritual dos peregrinos em sete núcleos.

LFS

Marcar
03 DEZ a 13 JAN

Viana do Castelo: Exposição «Natal Ecológico» em Melgaço +

Viana do Castelo - Melgaço

Exposição «Natal Ecológico» em Melgaço (Diocese de Viana do Castelo) com o objetivo de viver a quadra natalícia e promover a preservação do meio ambiente.

Marcar
06 DEZ a 31 JAN

Lamego: Exposição fotográfica sobre o acolhimento de crianças austríacas na II Guerra Mundial +

Lamego - Museu diocesano

Exposição fotográfica sobre o acolhimento de crianças austríacas na II Guerra Mundial promovida pela Cáritas Diocesana de Lamego

Marcar
08 DEZ a 02 FEV

Évora: Presépio artístico no Mosteiro das Concepcionistas +

Évora - Campo Maior

Exposição do Presépio artístico no Mosteiro das Concepcionistas em Campo Maior

Marcar
18 DEZ a 22 JAN

Natal: XI edição do Presépio ao Vivo de Priscos +

Braga - Priscos

XI edição do Presépio ao Vivo de Priscos

Marcar
08 JAN a 15 JAN

Algarve: Visita pastoral de D. Manuel Quintas à Paróquia de Almancil +

Almancil - Loulé

Faro, 03 jan 2017 (Ecclesia) – O bispo do Algarve vai começar este domingo a visita pastoral à Paróquia de Almancil, no Concelho de Loulé, na Eucaristia das 11h00, na igreja de São Lourenço, até ao dia 15 de janeiro.

O jornal ‘Folha do Domingo’ informa que D. Manuel Quintas começa a visita na Eucaristia das 10h00 na igreja de São João da Venda mas “a abertura oficial” é uma hora depois com a celebração na igreja de São Lourenço.

Entre 8 e 15 janeiro, o prelado do Algarve vai encontrar-se, por exemplo, com o Conselho Económico da comunidade e com os Conselhos do Centro Paroquial de Almancil, com crianças, pais, catequistas e também com leitores, responsáveis pela limpeza, de grupos e movimentos, os acólitos.

D, Manuel Quintas vai estar com os utentes da Associação Social e Cultural de Almancil e da Casa de Repouso de São Lourenço e vai passar pela junta de freguesia, pelo Posto da GNR – Guarda Nacional Republicana e pela Escola EB 2/3 Dr. António de Sousa Agostinho.

Da visita à Paróquia de Almancil, no concelho de Loulé, destaca-se ainda a bênção dos sinos da futura igreja e administração do sacramento da Confirmação (Crisma) no último dia, a 15 de janeiro.

O jornal da Diocese do Algarve recorda que o Código de Direito Canónico estabelece que os bispos têm a obrigação de visitar toda a diocese ao menos a cada cinco anos, o que em caso de necessidade pode delegar a tarefa no prelado coadjutor ou auxiliar, ou ainda num padre.

CB

Marcar
09 JAN a 12 JAN

Ecumenismo: Fórum Europeu Católico-Ortodoxo em Paris +

França - Paris

Paris, 04 jan 2017 (Ecclesia) – O Conselho das Conferências Episcopais da Europa (CCEE) promove, de 09 a 12 deste mês, o Fórum Europeu Católico-Ortodoxo para refletir sobre o diálogo ecuménico.

Esta quinta edição do fórum tem a participação de 12 representantes das Igrejas Ortodoxas na Europa e de 12 delegados da Igreja Católica, lê-se no site do organismo eclesial pelo cardeal Angelo Bagnasco.

Esta iniciativa propõe uma reflexão sobre a “atualidade, o papel do cristianismo e do diálogo ecuménico e sobre o valor da pessoa e a liberdade religiosa”, realça a nota.

A Europa, no contexto atual, “enfrenta o medo do terrorismo e o desafio do fundamentalismo”.

O Conselho das Conferências Episcopais da Europa conta com 39 membros e às 33 conferências episcopais somam-se os arcebispos de Luxemburgo e do Principado do Mónaco, o arcebispo de Chipre dos Maronitas, o bispo de Chisinau (Moldávia), o bispo da Eparquia de Mukachevo e o administrador Apostólico da Estónia.

A sede do Secretariado da CCEE encontra-se em San Gallo, Suiça.

LFS

Marcar
10 JAN a 12 JAN

Açores: Conselho presbiteral debate nova organização diocesana +

Angra - Seminário Episcopal

Angra, 04 jan 2017 (Ecclesia) – O bispo de Angra, D. João Lavrador, convocou uma “reunião extraordinária” do conselho presbiteral, de 10 a 12 de janeiro, para debater “uma nova organização diocesana”.

O encontro, a realizar no Seminário Episcopal de Angra (Ilha Terceira), vai refletir sobre a proposta “de reorganização diocesana que passa pela criação de três zonas pastorais, que serão coordenadas por um vigário episcopal em cada uma delas e, ainda, a nomeação de um vigário para a formação de leigos”, lê-se no sítio informativo diocesano 'Igreja Açores'.

Esta proposta é o “tema único” deste encontro que pretende lançar uma nova organização diocesana para uma maior “Dinamização Evangelizadora de todo o Povo de Deus da Diocese de Angra”, refere a convocatória que foi feita a todos os membros do Conselho Presbiteral.

A proposta de reorganização da Diocese de Angra assenta em três zonas pastorais: Zona Centro (Terceira, S. Jorge e Graciosa); Zona Oriental (S. Miguel e Santa Maria) e Zona Ocidental (Faial, Pico, Flores e Corvo), provendo cada uma destas Zonas Pastorais com um Vigário Episcopal. De acordo com a proposta do prelado, na Zona Centro o vigário geral acumula o cargo de vigário episcopal.

Além destas alterações, D. João Lavrador quer “criar uma vigararia para a formação dos leigos dotando-a de um vigário episcopal”, lê-se no 'Igreja Açores'.

LFS

Marcar
10 JAN a 13 JAN

Portugal: Fátima recebe assembleia-geral da Associação de Reitores de Santuários +

Santuário de Fátima

Fátima, 09 jan 2017 (Ecclesia) – O Santuário de Fátima vai receber o congresso e a assembleia-geral da Associação de Reitores de Santuários (ARS) de França, entre esta terça e sexta-feira, com o tema ‘No coração do seu tempo, Maria e a Igreja sinal de esperança’.

Numa nota enviada hoje à Agência ECCLESIA, o Santuário de Fátima informa que o encontro, que começa com uma visita ao seu recinto esta terça-feira à tarde, é composto por momentos de oração, formação e reflexão.

‘No coração do seu tempo, Maria e a Igreja sinal de esperança’, é o tema tirado do versículo do Livro do Apocalipse - “Um grande sinal apareceu no céu, uma mulher” – e que vai reunir “uma centena e meia de participantes”, onde contam-se também os membros da Associação de Obras Marianas, outra instituição internacional francófona que foi fundada em 1961.

À Sala de Imprensa do Santuário de Fátima, o reitor explicou que vão ser partilhadas “preocupações comuns e soluções” que conduzam a um “melhor acolhimento” dos peregrinos.

A ARS integra “todos os santuários católicos franceses” e “alguns” da Bélgica, Suíça, Portugal e Líbano.

A Associação de Reitores de Santuários oferece aos seus membros uma ligação fraterna que contribui para um melhor acolhimento dos peregrinos, para aperfeiçoar o serviço à Igreja e promover a promessa à reunião de Cristo ressuscitado. Esta associação promove três dias de formação anual.

CB/OC

Marcar