AGENDA



2017-03-21

21 MAR

Lisboa: Sessão do seminário «O que vem o Papa Francisco fazer a Fátima?» +

Lisboa - CENJOR

Sessão do seminário «O que vem o Papa Francisco fazer a Fátima?» orientado por António Marujo

Marcar
21 MAR

Santa Sé: Missa festiva em recordação ao martírio do beato Óscar Romero +

Vaticano - Santa Sé

Missa festiva, presidida pelo Papa Francisco, em recordação ao martírio do beato Óscar Romero, acompanhado por todos os Bispos de El Salvador, em visita ad Limina.

Marcar

A decorrer

01 ABR a 31 JUL

Fátima: Santuário vai atribuir prémio de jornalismo no centenário das aparições +

Fátima

Santuário vai atribuir prémio de jornalismo no centenário das aparições

Marcar
14 OUT a 03 JUN

Internet: Universidade Católica Portuguesa dinamiza curso sobre «Concílio Vaticano II» +

Lisboa

Lisboa, 09 set 2016 (Ecclesia) – A Universidade Católica Portuguesa (UCP) tem abertas até 30 de setembro as inscrições para o curso em regime e-learning ‘Concílio Vaticano II. 50 anos depois’, que realiza durante um ano letivo, de outubro a junho de 2017.

O Centro de Estudos de Religiões e Culturas Cardeal Hoffner (CERC), da UCP, informa que depois das inscrições encerrarem a 30 de setembro o curso online começa a 14 de outubro com a primeira sessão presencial das 18h30 às 20h00, em Lisboa.

Segundo a informação enviada hoje à Agência ECCLESIA, os alunos têm ainda mais duas sessões presenciais em 2017, em Fátima, nos dias 21 de janeiro e 3 de junho.

A formação avançada ‘Concílio Vaticano II. 50 anos depois’, que vale oito ECTS (a medida do sistema europeu de acumulação e transferência de créditos) e está dividida em quatro módulos: Antecedentes e contexto; O Concílio como acontecimento; Os documentos conciliares e Temáticas e Perspetivas.

Os alunos têm de ter como habilitações mínimas o 12.º ano de escolaridade para participarem no curso online que tem duas modalidades, com avaliação, que dá direito a diploma mediante a elaboração de três trabalhos escritos, ou a formação livre onde vão poder receber “uma declaração que ateste a sua participação no curso”.

Os professores da Universidade Católica Portuguesa Jerónimo Trigo e Juan Ambrósio assumem a coordenação científica e a coordenação pedagógica, respetivamente.

A Universidade Católica Portuguesa disponibiliza o Documento Identidade do curso ‘Concílio Vaticano II. 50 anos depois’, bem como o boletim de inscrição, na sua página na internet.

CB

Marcar
23 NOV a 31 OUT

Ordem Hospitaleira: Exposição sobre «A arte de cuidar - História da enfermagem» +

Lisboa - Telhal (Museu São João de Deus)

Exposição sobre «A arte de cuidar - História da enfermagem»

Marcar
26 NOV a 31 OUT

Fátima: Milagre do Sol inspira última exposição temporária do centenário das aparições +

Fátima - Convivium de Santo Agostinho, piso inferior da Basílica da Santíssima Trindade

Fátima, 21 nov 2016 (Ecclesia) - O Santuário de Fátima vai inaugurar, este sábado, a exposição temporária evocativa da aparição de Nossa Senhora em outubro de 1917.

Com o título «As cores do Sol: a luz de Fátima no mundo contemporâneo», a exposição temporária - no ano Jubilar do Centenário das Aparições de Fátima – vai estar patente ao público no Convivium de Santo Agostinho, piso inferior da Basílica da Santíssima Trindade, de 26 de novembro de 2016 a 31 de outubro de 2018, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Tomando como matéria histórica o dia 13 de outubro de 1917 e os relatos diretos e indiretos sobre o Milagre do Sol, a exposição pretende “recriar, através de vários mecanismos sensoriais, cenários relacionados com a paisagem do dia da última aparição da Virgem Maria em Fátima”.

A exposição que estará patente no ano do centenário é “a mais ambiciosa que o Santuário de Fátima já promoveu e conta com peças cedidas, em regime de empréstimo, por colecionadores particulares e por instituições eclesiais (paróquias e museus diocesanos) e do mundo civil, entre as quais o Museu da Fundação Calouste Gulbenkian e o Núcleo de Documentação e Arquivo da Direção de Serviços de Documentação, Comunicação e Relações Públicas do Ministério da Economia, lê-se no comunicado.

Através da linguagem da museologia, obras de arte e outros testemunhos materiais, de diferentes épocas históricas, dialogam em ordem a um discurso que levará a interpretar o papel de Fátima no mundo contemporâneo.

A exposição está organizada como um itinerário espiritual dos peregrinos em sete núcleos.

LFS

Marcar
08 FEV a 26 ABR

UCP: Faculdade de Ciência Humanas inicia Formação Avançada especializada em rádio +

Lisboa

A Faculdade de Ciências Humanas, da Universidade Católica Portuguesa, começa hoje a Formação Avançada especializada em programação, produção e apresentação em rádio.

Marcar
14 FEV a 20 JUN

Porto: Curso pastoral da fragilidade +

Porto - Sede do Centro de Cultura Católica

Porto, 22 dez 2016 (Ecclesia) – O Secretariado da Pastoral da Saúde da Diocese do Porto, em conjunto com o Centro de Cultura Católica, promovem, de 14 de fevereiro a 20 de junho, o curso pastoral da fragilidade.

O Ano Santo da Misericórdia ainda ecoa e pede aos cristãos que se inclinem “diante dos mais frágeis”, tal como centenário das Aparições da Virgem, em Fátima, “é uma interpelação” a tornar as pessoas “mais próximas daqueles que, em razão da sua idade, deficiência ou doença, experimentam, em maior ou menor grau, qualquer tipo de exclusão”, sublinha uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

É obra de misericórdia assumir a fragilidade do outro como “tarefa própria, das comunidades e dos seus agentes pastorais” e a umas e a outros, o curso pretende “oferecer a oportunidade de crescer na competência para exercer a proximidade aos que sofrem, reconhecendo nesta tarefa um campo de missão evangélico e evangelizador”, lê-se.

As inscrições para o curso fazem-se durante o mês de janeiro e as aulas decorrem às terças-feiras, das 21:00 às 23:00, na sede do Centro de Cultura Católica, no Porto, realça o programa enviado à Agência ECCLESIA.

LFS

Marcar
19 MAR a 26 MAR

Barcelos: Semana bíblica sobre «Maria, na história e na vida da Igreja» +

Braga - Barcelos

Barcelos, 17 mar 2017 (Ecclesia) – A Semana bíblica de Barcelos (arquidiocese de Braga) realiza-se, de 19 a 26 de março, e tem como tema «Maria, na história e na vida da Igreja».

No primeiro dia, os pais vão com os filhos que andam na catequese à descoberta do património religiosa da cidade e no dia 20 deste mês Marco Daniel Duarte, diretor do Serviço de Estudos e Difusão do Santuário de Fátima, fala sobre «Peregrinos da Virgem de Fátima: os caminhos de Fátima, ontem e hoje», lê-se no programa enviado à Agência ECCLESIA.

«Concebida sem pecado - Da antropologia bíblica ao dogma da Imaculada Conceição» é o tema abordado pela professora da Universidade Católica Portuguesa, Isabel Varanda, no dia 22 de março.

O bispo auxiliar de Braga, D. Francisco Senra Coelho, fala, dia 24 deste mês, sobre «A Aliança de Portugal com Santa Maria»

LFS

Marcar
20 MAR a 23 MAR

Viseu: Semana Bíblica sobre «Pescadores de Homens» +

Viseu - Seminário de Viseu

Viseu, 15 mar 2017 (Ecclesia) – No Seminário Maior de Viseu realiza-se, de 20 a 23 deste mês, a semana bíblica com o tema «No ano favorável, discípulos responsáveis – Pescadores de homens».

O padre Rui Santiago aborda, no primeiro dia, o tema «Jesus e a boa notícia o reinado de Deus – a práxis missionária de Jesus» e no dia 21 reflete sobre «Gentes de Jesus, agentes do Reino – Os desafios apostólicos que Jesus faz aos seus discípulos».

«Transformados em apóstolos – a metamorfose dos discípulos» é o tema da sessão, dia 22 deste mês com o padre Nuno Tavares.

O encerramento da semana bíblica é feito pelo diretor da Agência ECCLESIA, Paulo Rocha, que aborda o tema «Comunicação e proximidade – novos ambientes da palavra».

As sessões desta iniciativa começam às 20:30 e encerram às 22:00.

LFS

Marcar