AGENDA



2017-05-20

20 MAI

Lisboa: Conferência sobre «O desenho visível e invisível da vida» por Emília Leitão +

Lisboa - Lumiar (Monjas Dominicanas)

Conferência sobre «O desenho visível e invisível da vida» por Emília Leitão

Marcar
20 MAI

Guarda: Assembleia diocesana no âmbito de um processo de reorganização pastoral +

Guarda

Assembleia da Diocese da Guarda no âmbito de um processo de reorganização pastoral.

Marcar
20 MAI

Funchal: Jornada diocesana da Família +

Funchal - Parque de Santa Catarina

Celebração da jornada diocesana da Família

Marcar
20 MAI

Algarve: Assembleia plenária do Conselho de Pastoral +

Algarve

Assembleia plenária do Conselho de Pastoral da Diocese do Algarve

Marcar
20 MAI

Bragança: Dia da Família +

Bragança

Dia da Família com o tema «A Família aprende com Maria»

Marcar
20 MAI

Centenário: Ação de graças pela canonização dos pastorinhos de Fátima em Roma +

Roma

Ação de graças pela canonização dos pastorinhos de Fátima em Roma.

Marcar
20 MAI

Guarda: Ação de formação sobre a preservação e salvaguarda do património +

Guarda - Museu de Arte Sacra

Guarda, 16 mai 2017 (Ecclesia) - O Departamento do Património Cultural da Diocese da Guarda promove, dia 20 deste mês, uma ação de formação sobre a preservação e salvaguarda dos bens da Igreja.

Com o título «Como podemos preservar e salvaguardar o património cultural da Igreja?», esta atividade realiza-se no Museu de Arte Sacra da Guarda, das 10:00 às 17:00, e é orientada pela técnica de conservação e restauro, Vera Duarte, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

A iniciativa do departamento destina-se aos párocos, comissões fabriqueiras, zeladores, casas religiosas e demais entidades ligadas à Igreja Católica, refere a nota.

“Sensibilizar para os problemas de conservação do património cultural da igreja”; “Promover o conhecimento de conceitos relacionados com a preservação do património”; “Contribuir para o reconhecimento da necessidade de envolvimento da comunidade para a manutenção e salvaguarda do património da igreja” e “Dar a conhecer os fatores de degradação e de risco a que o património está sujeito; e contribuir para o conhecimento de métodos e medidas de prevenção para aumentar o «tempo de vida» dos objetos cultuais, são os principais objetivos desta ação de formação.

LFS

Marcar
20 MAI

Lisboa: Bênção dos universitários +

Lisboa

Bênção dos universitários presidida por D. Nuno Brás.

Marcar
20 MAI

Braga: Peregrinação das crianças ao Santuário do Sameiro +

Braga - Santuário do Sameiro

Peregrinação das crianças da catequese da infância (1º ao 6º ano) ao Santuário do Sameiro

Marcar
20 MAI

Aveiro: Lançamento do livro «Celebrar a vida na beleza de Deus» +

Aveiro - Salão da Junta de Freguesia de Aguada de Baixo

Lançamento do livro «Celebrar a vida na beleza de Deus» do padre Manuel Armando com apresentação de Amaro Neves e Armor Pires Mota.

Marcar
20 MAI

Publicações: Lançamento da obra sobre a História da Província Portuguesa da Congregação da Missão +

Lisboa - Fundação Calouste Gulbenkian

Lisboa, 19 mai 2017 (Ecclesia) - A sessão de lançamento do volume inaugural da obra «Apontamentos para a História da Província Portuguesa da Congregação da Missão» vai realizar-se este sábado, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa.

Uma obra da autoria do padre Bráulio de Sousa Guimarães, CM, e dirigida cientificamente por Luís Machado de Abreu e José Eduardo Franco, lê-se na nota enviada à Agência ECCLESIA.

O volume inaugural desta obra, com a chancela da Província Portuguesa da Congregação da Missão, a Esfera do Caos Editores e a Cátedra Infante Dom Henrique para os Estudos Insulares Atlânticos e a Globalização (Universidade Aberta / CLEPUL - Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa) é apresentado no sábado, às 16:00, em Lisboa, no auditório 2 da Fundação Calouste Gulbenkian.

LFS

Marcar
20 MAI

Campo Maior: Conferência sobre «A relação do Papa com Maria Imaculada» +

Évora - Campo Maior (Igreja do convento)

Conferência sobre «Tu és a honra do nosso povo. A relação do Papa com Maria Imaculada» por Aura Miguel.

Marcar
20 MAI

Coimbra: Bênção das grávidas +

Coimbra - Sé Nova

Bênção das grávidas

Marcar

A decorrer

01 ABR a 31 JUL

Fátima: Santuário vai atribuir prémio de jornalismo no centenário das aparições +

Fátima

Santuário vai atribuir prémio de jornalismo no centenário das aparições

Marcar
14 OUT a 03 JUN

Internet: Universidade Católica Portuguesa dinamiza curso sobre «Concílio Vaticano II» +

Lisboa

Lisboa, 09 set 2016 (Ecclesia) – A Universidade Católica Portuguesa (UCP) tem abertas até 30 de setembro as inscrições para o curso em regime e-learning ‘Concílio Vaticano II. 50 anos depois’, que realiza durante um ano letivo, de outubro a junho de 2017.

O Centro de Estudos de Religiões e Culturas Cardeal Hoffner (CERC), da UCP, informa que depois das inscrições encerrarem a 30 de setembro o curso online começa a 14 de outubro com a primeira sessão presencial das 18h30 às 20h00, em Lisboa.

Segundo a informação enviada hoje à Agência ECCLESIA, os alunos têm ainda mais duas sessões presenciais em 2017, em Fátima, nos dias 21 de janeiro e 3 de junho.

A formação avançada ‘Concílio Vaticano II. 50 anos depois’, que vale oito ECTS (a medida do sistema europeu de acumulação e transferência de créditos) e está dividida em quatro módulos: Antecedentes e contexto; O Concílio como acontecimento; Os documentos conciliares e Temáticas e Perspetivas.

Os alunos têm de ter como habilitações mínimas o 12.º ano de escolaridade para participarem no curso online que tem duas modalidades, com avaliação, que dá direito a diploma mediante a elaboração de três trabalhos escritos, ou a formação livre onde vão poder receber “uma declaração que ateste a sua participação no curso”.

Os professores da Universidade Católica Portuguesa Jerónimo Trigo e Juan Ambrósio assumem a coordenação científica e a coordenação pedagógica, respetivamente.

A Universidade Católica Portuguesa disponibiliza o Documento Identidade do curso ‘Concílio Vaticano II. 50 anos depois’, bem como o boletim de inscrição, na sua página na internet.

CB

Marcar
23 NOV a 31 OUT

Ordem Hospitaleira: Exposição sobre «A arte de cuidar - História da enfermagem» +

Lisboa - Telhal (Museu São João de Deus)

Exposição sobre «A arte de cuidar - História da enfermagem»

Marcar
26 NOV a 31 OUT

Fátima: Milagre do Sol inspira última exposição temporária do centenário das aparições +

Fátima - Convivium de Santo Agostinho, piso inferior da Basílica da Santíssima Trindade

Fátima, 21 nov 2016 (Ecclesia) - O Santuário de Fátima vai inaugurar, este sábado, a exposição temporária evocativa da aparição de Nossa Senhora em outubro de 1917.

Com o título «As cores do Sol: a luz de Fátima no mundo contemporâneo», a exposição temporária - no ano Jubilar do Centenário das Aparições de Fátima – vai estar patente ao público no Convivium de Santo Agostinho, piso inferior da Basílica da Santíssima Trindade, de 26 de novembro de 2016 a 31 de outubro de 2018, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Tomando como matéria histórica o dia 13 de outubro de 1917 e os relatos diretos e indiretos sobre o Milagre do Sol, a exposição pretende “recriar, através de vários mecanismos sensoriais, cenários relacionados com a paisagem do dia da última aparição da Virgem Maria em Fátima”.

A exposição que estará patente no ano do centenário é “a mais ambiciosa que o Santuário de Fátima já promoveu e conta com peças cedidas, em regime de empréstimo, por colecionadores particulares e por instituições eclesiais (paróquias e museus diocesanos) e do mundo civil, entre as quais o Museu da Fundação Calouste Gulbenkian e o Núcleo de Documentação e Arquivo da Direção de Serviços de Documentação, Comunicação e Relações Públicas do Ministério da Economia, lê-se no comunicado.

Através da linguagem da museologia, obras de arte e outros testemunhos materiais, de diferentes épocas históricas, dialogam em ordem a um discurso que levará a interpretar o papel de Fátima no mundo contemporâneo.

A exposição está organizada como um itinerário espiritual dos peregrinos em sete núcleos.

LFS

Marcar
14 FEV a 20 JUN

Porto: Curso pastoral da fragilidade +

Porto - Sede do Centro de Cultura Católica

Porto, 22 dez 2016 (Ecclesia) – O Secretariado da Pastoral da Saúde da Diocese do Porto, em conjunto com o Centro de Cultura Católica, promovem, de 14 de fevereiro a 20 de junho, o curso pastoral da fragilidade.

O Ano Santo da Misericórdia ainda ecoa e pede aos cristãos que se inclinem “diante dos mais frágeis”, tal como centenário das Aparições da Virgem, em Fátima, “é uma interpelação” a tornar as pessoas “mais próximas daqueles que, em razão da sua idade, deficiência ou doença, experimentam, em maior ou menor grau, qualquer tipo de exclusão”, sublinha uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

É obra de misericórdia assumir a fragilidade do outro como “tarefa própria, das comunidades e dos seus agentes pastorais” e a umas e a outros, o curso pretende “oferecer a oportunidade de crescer na competência para exercer a proximidade aos que sofrem, reconhecendo nesta tarefa um campo de missão evangélico e evangelizador”, lê-se.

As inscrições para o curso fazem-se durante o mês de janeiro e as aulas decorrem às terças-feiras, das 21:00 às 23:00, na sede do Centro de Cultura Católica, no Porto, realça o programa enviado à Agência ECCLESIA.

LFS

Marcar
07 ABR a 28 MAI

Abrantes: Exposição «Imagens de Fé - Ex-votos Diocese de Portalegre-Castelo Branco» +

Abrantes - Museu D. Lopo de Almeida-Igreja de Santa Maria do Castelo

Abrantes, 07 abr 2017 (Ecclesia) – A Diocese de Portalegre-Castelo Branco e a Câmara Municipal de Abrantes inauguram hoje a exposição ‘Imagens de Fé – Ex-votos Diocese de Portalegre-Castelo Branco’, às 18h00, no Museu D. Lopo de Almeida-Igreja de Santa Maria do Castelo.

Num comunicado enviado à Agência ECCLESIA, a Comissão de Bens Culturais da Diocese de Portalegre-Castelo Branco informa que a exposição ‘Imagens de Fé – Ex-votos’ que vai ser inaugurada hoje pode ser visitada até 28 de maio deste ano.

A mostra vai ficar no Museu D. Lopo de Almeida-Igreja de Santa Maria do Castelo numa colaboração entre a Diocese de Portalegre-Castelo Branco e a Câmara Municipal de Abrantes, cujos responsáveis convidam para a inauguração pelas 18h00.

“O conjunto singular que se apresenta, constitui um invulgar e raro acervo do repositório patrimonial a nível regional e nacional e manifesta as inúmeras experiências humanas vividas nos séculos XIX –XX, onde a fé se cruza com a existência quotidiana”, explica a referida Comissão de Bens Culturais diocesana.

O ex-voto é um quadro, imagem, objeto de cera ou outra expressão da arte ou artesanato popular, com que os fiéis agradecem a Deus, a Nossa Senhora ou ao santo da sua devoção, por um milagre que lhe atribuem, cumprindo uma promessa feita durante um período de aflição.

CB

Marcar
28 ABR a 03 JUN

Porto: Exposição «A Invicta e a Monumentalidade Nasoni» da autoria de Álvaro Mendes +

Porto - Paço Episcopal do Porto

Exposição «A Invicta e a Monumentalidade Nasoni» da autoria de Álvaro Mendes

Marcar
04 MAI a 15 OUT

Lisboa: «As aparições de Fátima» na obra de Maria Amélia Carvalheira +

Igreja de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

Lisboa, 07 abr 2017 (Ecclesia) – A igreja de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, no Patriarcado de Lisboa, vai receber a exposição ‘As aparições de Fátima’ na obra da escultora Maria Amélia Carvalheira, entre 4 de maio e 15 de outubro de 2017.

A escultora de arte sacra Maria Amélia Carvalheira (1904-1998) tem diversas obras na Cova da Iria e na cidade de Fátima, como a Via-Sacra dos Valinhos, o conjunto escultórico do Anjo de Portugal e os pastorinhos, seis estátuas da Colunata do santuário mariano ou no Seminário do Verbo Divino e outras casas de congregações religiosas.

De destacar que a escultura de Nossa Senhora de Fátima presente no local da aparição de 19 de agosto de 1917, também da autoria da artista natural de Gondarém, Vila Nova de Cerveira.

Neste contexto, e do Centenário das Aparições na Cova da Iria, a igreja de Nossa Senhora do Rosário de Fátima vai mostrar ‘As aparições de Fátima’ na obra da escultora.

De assinalar, por exemplo, que a igreja do Patriarcado de Lisboa também tem um presépio, de 24 peças em barro policromo, executado em 1958 por Maria Amélia Carvalheira, que faleceu a 31 de dezembro de 1998, na capital portuguesa.

A escultora de arte sacra em 1949 ganhou o Prémio de Artes plásticas ‘Mestre Manuel Pereira’ para a escultura ‘S. João de Deus’; Em 1992 foi condecorada com ‘Pró Eclesia et Pontífice’, atribuída pela Santa Sé, e com o Grau de Comendadora da Ordem de Mérito pelo presidente da República, Mário Soares.

CB

Marcar
08 MAI a 31 MAI

Aveiro: Exposição «Um Tesouro Escondido» +

Aveiro - Seminário de Santa Joana Princesa

Exposição «Um Tesouro Escondido» com fotos de Miguel Cupido e textos do padre Tolentino Mendonça.

Marcar
14 MAI a 21 MAI

Semana da Vida +

Semana da Vida

Marcar
15 MAI a 27 JUN

Cultura: Vaticano e Museu Judaico de Roma promovem exposição conjunta +

Roma

Cidade do Vaticano, 22 fev 2017 (Ecclesia) – Os museus do Vaticano e a comunidade judaica de Roma promovem uma exposição conjunta dedicada à história da Menorah, o candelabro judaico de sete braços, que está patente em vários estilos de arte.

A Rádio Vaticano destaca que uma das peças mais apelativas é um baixo-relevo de uma Menorah, da região da Galileia, do século I, e vai poder ser visitada entre 15 de maio e 27 de junho.

O espaço do Braço Carlos Magno, na Praça São Pedro, vai expor 120 peças enquanto o Museu Judaico de Roma apresenta 10 obras dedicadas ao candelabro judaico de sete braços.

A exposição vai poder ser visitada a partir de 15 de maio até 27 de junho e entre os museus que emprestaram peças estão, por exemplo, o Louvre, na França, e a Galeria Nacional de Londres.

A concretização do projeto “foi possível graças às boas relações” entre judeus e católicos e na exposição apresentada no Museu Judaico de Roma, com a presença da sua responsável Alessandra Di Castro, estava a diretora dos Museus do Vaticano.

A emissora católica recorda que Bárbara Jatta, na primeira conferencia de imprensa onde falou sobre alguns projetos para este ano, antecipou esta mostra: “Seremos os hostess nesta sede e haverá uma sede também no Museu Judaico”.

Na altura, a diretora dos Museus do Vaticano disse também que Lisboa vai acolher uma exposição por ocasião da viagem do Papa Francisco a Fátima, em maio, no Centenário das Aparições na Cova da Iria.

O Museu Judaico fica ao lado da Sinagoga de Roma que foi visitada por São João Paulo II em 1986, o Papa emérito Bento XVI em 2010 e em 2016 pelo pontífice argentino.

CB

Marcar
18 MAI a 21 MAI

Missão: Institutos Ad Gentes promovem ação missionária em Lamego +

Lamego

Lamego, 19 mai 2017 (Ecclesia) – Os Animadores Missionários dos Institutos Missionários Ad Gentes (ANIMAG) estão a dinamizar uma Ação Missionária até este domingo, 21 de maio, nas Paróquias de Moimenta, Travanca e Fornelos, na Diocese de Lamego.

Em comunicado enviado à Agência ECCLESIA, os ANIMAG informam que a semana missionária tem como tema ‘Com Maria IDE por todo o mundo’.

Hoje, os animadores missionários começaram o dia numa visita à escola de Travanca e à tarde vão estar doentes numa ‘missão na caridade, na mesma localidade e em Fornelos.

Segundo o programa a partir das 19h00 celebram a Eucaristia na Capela de Santa Isabel e a partir das 21h30 os missionários vão participar na Jornada Diocesana da Juventude de Lamego, em Nespereira.

Este sábado, os Animadores Missionários dos Institutos Missionários Ad Gentes vão continuar na jornada com os jovens e promovem ainda diversos encontros – catequese, grupos paroquiais – às 17h00, antes da Eucaristia.

À noite, vão dinamizar um ‘Terço de Rua’, a partir das 21h15, nas três paróquias: Fornelos, Moimenta, Travanca.

No domingo, a Eucaristia de encerramento da ação está marcada para as 11h00 em Moimenta, e depois têm um almoço partilhado entre as três comunidades antes de uma tarde de festa missionária.

Os Animadores Missionários dos Institutos Missionários Ad Gentes começaram a sua atividade com a visita aos doentes, esta quinta-feira.

A Ação Missionária tem a colaboração do Departamento Diocesano das Obras Missionárias Pontifícias de Lamego, nas Paróquias de Moimenta, Travanca e Fornelos no Concelho de Cinfães. 

CB

Marcar
19 MAI a 20 MAI

Santarém: Festa da Família +

Santarém - Convento de São Francisco

Festa da Família da Diocese de Santarém

Marcar
19 MAI a 20 MAI

Braga: Iniciativa «Noite UP´S - Uma direta com Deus» +

Braga

Iniciativa «Noite UP´S - Uma direta com Deus» com início em Caldas das Taipas (Guimarães) até ao Santuário do Nossa Senhora do Sameiro promovida pelo Grupo de Peregrinos da Arquidiocese de Braga. 

Marcar
19 MAI a 20 MAI

Lamego: Jornada Diocesana da Juventude +

Lamego - Nespereira

Jornada da Juventude da Diocese de Lamego «Alegria, Fé, Natureza».

Marcar
19 MAI a 21 MAI

Viana do Castelo: Festa de Santa Cruz e Andores Floridos em Alvarães +

Viana do Castelo

Festa de Santa Cruz e Andores Floridos em Alvarães

Marcar
19 MAI a 21 MAI

França: Peregrinação militar ao Santuário de Lourdes +

França - Lourdes

Peregrinação militar ao Santuário de Lourdes, França

Marcar
19 MAI a 25 MAI

Açores: Festas do Senhor Santo Cristo +

Ilha de São Miguel - Ponta Delgada

Festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres 

Marcar
19 MAI a 10 SET

Património: Exposição «Madonna» no Museu Nacional de Arte Antiga +

Lisboa - Museu Nacional de Arte Antiga

Exposição «Madonna» no Museu Nacional de Arte Antiga

Marcar
20 MAI a 21 MAI

Viana do Castelo: Encontro diocesano entre jovens e adultos, movimentos e espiritualidades +

Viana do Castelo - Quinta de São Lourenço (Darque)

Encontro diocesano entre jovens e adultos, movimentos e espiritualidades intitulado «Campus Laetitiae» 

Marcar
20 MAI a 21 MAI

Viana do Castelo: Visita da imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima +

Viana do castelo

Visita da imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima à Diocese de Viana do Castelo

Marcar
20 MAI a 02 JUL

Évora: Exposição de pintura «Reencontro e silêncio» do padre Manuel José Marques +

Évora - Reguengos de Monsaraz (Igreja de Santiago )

Exposição de pintura «Reencontro e silêncio» do padre Manuel José Marques na Igreja de Santiago, em Monsaraz.

Marcar