AGENDA



2017-08-15

15 AGO

Solidariedade: Encerramento da campanha «Gotas de Vida» +

Encerramento da campanha «Gotas de Vida» promovida pelos Leigos da Boa Nova

Marcar

A decorrer

23 NOV a 31 OUT

Ordem Hospitaleira: Exposição sobre «A arte de cuidar - História da enfermagem» +

Lisboa - Telhal (Museu São João de Deus)

Exposição sobre «A arte de cuidar - História da enfermagem»

Marcar
26 NOV a 31 OUT

Fátima: Milagre do Sol inspira última exposição temporária do centenário das aparições +

Fátima - Convivium de Santo Agostinho, piso inferior da Basílica da Santíssima Trindade

Fátima, 21 nov 2016 (Ecclesia) - O Santuário de Fátima vai inaugurar, este sábado, a exposição temporária evocativa da aparição de Nossa Senhora em outubro de 1917.

Com o título «As cores do Sol: a luz de Fátima no mundo contemporâneo», a exposição temporária - no ano Jubilar do Centenário das Aparições de Fátima – vai estar patente ao público no Convivium de Santo Agostinho, piso inferior da Basílica da Santíssima Trindade, de 26 de novembro de 2016 a 31 de outubro de 2018, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Tomando como matéria histórica o dia 13 de outubro de 1917 e os relatos diretos e indiretos sobre o Milagre do Sol, a exposição pretende “recriar, através de vários mecanismos sensoriais, cenários relacionados com a paisagem do dia da última aparição da Virgem Maria em Fátima”.

A exposição que estará patente no ano do centenário é “a mais ambiciosa que o Santuário de Fátima já promoveu e conta com peças cedidas, em regime de empréstimo, por colecionadores particulares e por instituições eclesiais (paróquias e museus diocesanos) e do mundo civil, entre as quais o Museu da Fundação Calouste Gulbenkian e o Núcleo de Documentação e Arquivo da Direção de Serviços de Documentação, Comunicação e Relações Públicas do Ministério da Economia, lê-se no comunicado.

Através da linguagem da museologia, obras de arte e outros testemunhos materiais, de diferentes épocas históricas, dialogam em ordem a um discurso que levará a interpretar o papel de Fátima no mundo contemporâneo.

A exposição está organizada como um itinerário espiritual dos peregrinos em sete núcleos.

LFS

Marcar
04 MAI a 15 OUT

Lisboa: «As aparições de Fátima» na obra de Maria Amélia Carvalheira +

Igreja de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

Lisboa, 07 abr 2017 (Ecclesia) – A igreja de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, no Patriarcado de Lisboa, vai receber a exposição ‘As aparições de Fátima’ na obra da escultora Maria Amélia Carvalheira, entre 4 de maio e 15 de outubro de 2017.

A escultora de arte sacra Maria Amélia Carvalheira (1904-1998) tem diversas obras na Cova da Iria e na cidade de Fátima, como a Via-Sacra dos Valinhos, o conjunto escultórico do Anjo de Portugal e os pastorinhos, seis estátuas da Colunata do santuário mariano ou no Seminário do Verbo Divino e outras casas de congregações religiosas.

De destacar que a escultura de Nossa Senhora de Fátima presente no local da aparição de 19 de agosto de 1917, também da autoria da artista natural de Gondarém, Vila Nova de Cerveira.

Neste contexto, e do Centenário das Aparições na Cova da Iria, a igreja de Nossa Senhora do Rosário de Fátima vai mostrar ‘As aparições de Fátima’ na obra da escultora.

De assinalar, por exemplo, que a igreja do Patriarcado de Lisboa também tem um presépio, de 24 peças em barro policromo, executado em 1958 por Maria Amélia Carvalheira, que faleceu a 31 de dezembro de 1998, na capital portuguesa.

A escultora de arte sacra em 1949 ganhou o Prémio de Artes plásticas ‘Mestre Manuel Pereira’ para a escultura ‘S. João de Deus’; Em 1992 foi condecorada com ‘Pró Eclesia et Pontífice’, atribuída pela Santa Sé, e com o Grau de Comendadora da Ordem de Mérito pelo presidente da República, Mário Soares.

CB

Marcar
19 MAI a 10 SET

Património: Exposição «Madonna» no Museu Nacional de Arte Antiga +

Lisboa - Museu Nacional de Arte Antiga

Exposição «Madonna» no Museu Nacional de Arte Antiga

Marcar
28 MAI a 16 OUT

Santarém: Exposição «A beleza da Mãe de Deus» no museu diocesano +

Santarém - Museu Diocesano

Santarém, 30 mai 2017 (Ecclesia) – O Museu Diocesano de Santarém tem patente ao público, até 16 de outubro, a exposição «A beleza da Mãe de Deus – da infância ao dia em que o sol bailou».

A exposição está organizada em três núcleos e procura apresentar uma “cronologia com os principais momentos da vida da Virgem Mãe, seguindo-se uma abordagem às inúmeras invocações marianas – títulos que o Povo de Deus, ao longo dos tempos, foi atribuindo a Maria pela sua particular intercessão”, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

Por fim, em pleno centenário das Aparições de Fátima, uma memória à Cova da Iria, à Senhora vestida de luz - e aos pastorinhos, agora santos – “invocação particularmente acarinhada pelos portugueses”, realça o comunicado.

A mostra reúne obras dos séculos XVI ao XX, “na maioria peças desconhecidas do público”, e apresenta, sobretudo, pintura e escultura, segundo a temática que pretende transmitir.

Esta exposição apresenta também “duas pinturas sobre tela, atribuídas à escola de Bento Coelho da Silveira”, doadas ao Museu Diocesano de Santarém por José Torgal Roque Dias

LFS

Marcar
02 JUN a 30 SET

Igreja/Cultura: Exposição «O culto mariano na Diocese de Évora» +

Évora - Arquivo distrital de Évora

Exposição «O culto mariano na Diocese de Évora»

Marcar
13 JUN a 13 SET

Fátima: Exposição temporária «Mater Dei» +

Fátima

Exposição temporária «Mater Dei» no âmbito do centenário das aparições e dos 300 anos do Patriarcado de Lisboa.

Marcar
01 JUL a 03 SET

Centenário: Iniciativa «Fátima 2017 - Tu és livre?» +

Fátima

Iniciativa «Fátima 2017 - Tu és livre?» promovida pela «Casa do Jovem» do Santuário de Fátima.

Marcar
06 JUL a 29 OUT

Braga: Exposição «Os sete castelos - D. Rodrigo de Moura: Vida e obra» +

Braga - Museu Pio XII

Exposição «Os sete castelos - D. Rodrigo de Moura: Vida e obra»

Marcar
18 JUL a 17 SET

Igreja/Cultura: Exposição «Santo António na Banda Desenhada» +

Lisboa - Museu de Santo António

Exposição «Santo António na Banda Desenhada»

Marcar
19 JUL a 19 AGO

Vida Consagrada: Sociedade das Filhas do Coração de Maria em capítulo geral +

Paris, França

Lisboa, 13 jun 2017 (Ecclesia) – A Sociedade das Filhas do Coração de Maria (FCM) está a preparar o seu 34.º Capítulo Geral que vai realizar-se em Paris, de 19 de julho a 19 de agosto.

Numa nota enviada hoje à Agência ECCLESIA, a Sociedade das Filhas do Coração de Maria informa que o capítulo geral vai ter como tema ‘Vem, Espírito Criador!’.

As religiosas vão viver a sua 34.ª reunião magna em Paris, de 19 de julho a 19 de agosto de 2017.

“Enraizadas em Cristo, tendo Maria como modelo, as FCM procuram viver, em pleno mundo e sem sinais exteriores, em atitude de proximidade atenta e disponível a sua consagração religiosa, como resposta às necessidades de cada tempo e lugar”, explica a província portuguesa que conta “com a oração de quantos quiserem unir-se” às religiosas.

As Filhas do Coração de Maria estão presentes em quatro continentes - 16 províncias, três regiões em 31 países - e a sociedade foi fundada durante a Revolução Francesa, em Paris, em 1791, por Adelaide de Cicé e pelo padre jesuíta Pedro de Clorivière.

CB

Marcar
20 JUL a 19 AGO

Madeira: Missão intitulada «Atreve-te a ir mais perto» +

Funchal

Missão Madeira 2017 intitulada «Atreve-te a ir mais perto»

Marcar
05 AGO a 15 AGO

Madeira: Festa de Nossa Senhora do Monte preparada com novena e oração do Terço +

Funchal - Paróquia Nossa Senhora do Monte

Funchal, Madeira, 07 ago 2017 (Ecclesia) – A Paróquia de Nossa Senhora do Monte, na Diocese do Funchal, está a preparar a festa da padroeira da Madeira com uma novena, até ao dia 13.

As homilias das novenas, que têm temas específicos a cada dia, vão ser proferidas por diversos sacerdotes; hoje, o pregador é o padre Manuel Ornelas da Silva.

A novena do ‘Bom Coração’ é organizada pelos sítios da Lombada, Desterro, Confeiteira, Cancela e Babosas e os cânticos são da responsabilidade do Coro da Paróquia do Monte.

Esta terça-feira, celebra-se a novena da ‘Boa União’ sob a presidência do vigário-geral e reitor da igreja do Colégio, cónego José Fiel.

A Paróquia de Nossa Senhora do Monte vai transmitir em direto pela internet a oração do Terço e a novena, a partir das 19h30, até ao dia 13 de agosto.

O tema da “paz” vai estar presente na novena do dia 9 e o pregador é padre Carlos Almada, que foi ordenado presbítero este sábado na Sé do Funchal.

O dia dedicado aos “Emigrantes”, esta quinta-feira, tem como sacerdote orador o capelão da Missão Católica Portuguesa na Diocese de Westminster, em Londres, padre Marcos Pinto.

O pároco da Sé e Deão do cabido da Sé, cónego Vítor Gomes, foi convidado para a novena dos “Carreiros” (condutores dos tradicionais carros de cesto), no dia seguinte; no sábado, a novena da “Boa Vontade” tem como pregador o padre Marcos Gonçalves, que évigário judicial da diocese, pároco de São Martinho e diretor do Gabinete de Informação e do Secretariado da Pastoral Vocacional.

“Boa Fé” é o tema do domingo, que tem como orador o pároco da Nazaré e assistente do Secretariado Diocesano da Pastoral Universitária, entre outros serviços, padre Pedro Nóbrega.

Na próxima segunda-feira, dia 14 de agosto, a Missa da véspera da festa da padroeira vai ser presidida pelo pároco do Monte, o padre Giselo Andrade, a partir das 21h00; D. António Carrilho preside a 15 de agosto, pelas 11h00, à Missa da festa da padroeira da Madeira.

Após a Eucaristia realiza-se a procissão com a imagem de Nossa Senhora, do século XV/XVI, envolta em “fios de ouro e ofertas dos peregrinos agradecidos”, transportada por membros da confraria.

O jornal diocesano online, ‘Jornal da Madeira’, assinala que à festa religiosa se associa a festa popular no adro da igreja da Paróquia de Nossa Senhora do Monte, e arredores, lembrando que a festa da padroeira é um dos “mais antigos e concorridos” arraiais do arquipélago.

CB/OC

Marcar
10 AGO a 15 AGO

Braga: Romaria de São Bento da Porta Aberta vai retomar tradição antiga +

Rio Caldo (Terras de Bouro) - Santuário de São Bento da Porta Aberta

Braga, 03 ago 2017 (Ecclesia) - O Santuário de São Bento da Porta Aberta em Rio Caldo, Terras de Bouro, a cerca de 37 quilómetros de Braga, prepara-se para acolher muitos emigrantes na romaria anual de agosto, entre os dias 10 e 15.

No dia 13 de agosto, principal dia da romagem, vai ser retomada este ano uma tradição antiga mas que se foi perdendo no tempo, a participação no cortejo de crianças vestidas de São Bento.

“Gostariamos de retomar esta tradição e convidamos as crianças a participar nesta procissão figurada”, realça a Irmandade de São Bento da Porta Aberta, num comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA.

“crianças ou adultos”, estão abertas através do contacto telefónico 253 390 180 ou do e-mail geral@sbento.pt. 

O Santuário de São Bento da Porta Aberta remonta ao ano de 1614 e está inserido nas paisagens do Parque Natural da Peneda-Gerês.

Segundo a tradição, no local do santuário construído em Rio Caldo estava inicialmente uma capela construída em honra do santo, que tinha sempre as portas abertas e servia de abrigo a quem passava, daí vindo a designação de São Bento da Porta Aberta.

JCP

Marcar
10 AGO a 16 AGO

Educação: Encontro anual do Movimento Missionário de Professores +

Algarve - Ferragudo

Encontro anual do Movimento Missionário de Professores (MOMIP) com o tema «Alegres na Esperança».

Marcar
11 AGO a 20 AGO

Taizé: Jovens algarvios peregrinam à comunidade ecuménica francesa +

França - Taizé

Faro, 08 ago 2017 (Ecclesia) – Uma peregrinação com jovens e adultos da Diocese do Algarve vai rumar a Taizé, no sul da França, esta sexta-feira para passarem uma semana na comunidade ecuménica criada na Segunda Guerra Mundial.

O jornal diocesano ‘Folha do Domingo’ informa que os jovens e adultos algarvios vão ser acompanhados pelo pároco de Aljezur, o padre Nuno Coelho, de onde são a maior parte dos participantes.

O grupo do Algarve começa a viagem no dia 11 de agosto e vai viver as propostas da comunidade ecuménica entre o dia 13 e 20 deste mês, regressando no dia seguinte.

A comunidade religiosa em Taizé, a cerca de 390 quilómetros a sudeste de Paris, foi criado por irmão Roger, durante a segunda grande guerra, para “reunir homens que sentissem a necessidade de juntos fazerem comunhão e viverem em paz uma vida simples, partilhando o trabalho e as reflexões das Sagradas Escrituras, caminhando em comunidade à descoberta de Deus revelado aos homens por Jesus Cristo”.

O jornal diocesano dá conta que entre 23 e 30 de julho, também esteve em Taizé um grupo de 15 pessoas da comunidade de São Paulo, que pertence à Paróquia de São Pedro de Faro.

CB

Marcar
14 AGO a 15 AGO

Cultura: Museu de Lisboa promove programa especial para comemorar os 826 anos do nascimento de Santo António +

Lisboa - igreja de Santo António

Lisboa, 03 ago 2017 (Ecclesia) - O Museu de Lisboa vai assinalar os 826 anos do nascimento de Santo António na cidade, com a exibição de um documentário de Gonçalo Cadilhe e um concerto da fadista Carminho, nos dias 14 e 15 de agosto.

Num comunicado enviado à Agência ECCLESIA, aquela instituição adianta que o documentário ‘Nos passos de Santo António’, no dia 14, tem exibição marcada para as 21h30, no largo da igreja de Santo António, “no mesmo local onde nasceu” o referido santo português, “numa casa em frente à Sé”, a 15 de agosto de 1195.

No dia 15 de agosto, os festejos prosseguem com uma atuação de Carminho, na igreja de Santo António a partir das 20h00.

Os dois eventos têm entrada livre, mas no caso do segundo, por motivos de espaço, a assistência será limitada à lotação da igreja.

O Museu de Lisboa informa ainda que, no âmbito das comemorações dos 826 anos do nascimento de Santo António, durante os dias 14 e 15 de agosto o museu estará aberto em horário alargado até às 22h e haverá visitas orientadas: às 11h30, O Santo de Lisboa - A vida de Santo António; e às 15h, As Profissões Medievais.

O custo das visitas é de 3 euros e a marcação deve ser feita através do endereço servicoeducativo@museudelisboa.pt.

A biografia fornecida pelo coordenador do Museu de Lisboa - Santo António, Pedro Teotónio, recorda que o santo português “morreu em Arcela, próximo de Pádua, a 13 de junho de 1231, com fama de santidade”.

Os pedidos para que fosse considerado santo iniciam-se imediatamente após a sua morte, tornando-se necessário reunir informações sobre a sua vida para a criação da biografia que acompanhará o processo de beatificação.

Para isso, foram recolhidos elementos junto de quem conhecera e convivera com frei António, bem como entre religiosos portugueses, que forneceram informações essenciais e que figurarão em todas as biografias que a partir daí foram sendo divulgadas.

Ficou assim instituído que Santo António nasceu em Lisboa, no ano de 1195, numa casa frente à Sé, onde foi batizado com o nome de Fernando.

A sua história irá sempre referir a importância de Lisboa onde viveu cerca de 20 anos. Foi Menino do Coro na Sé e continuou a sua formação intelectual em S. Vicente de Fora, junto dos Cónegos Regrantes de Santo Agostinho.

Uma tradição tardia do século XVII estabeleceu o dia 15 de agosto, dia da Assunção de Nossa Senhora, como o dia do seu nascimento.

JCP/OC

Marcar
14 AGO a 18 AGO

Vila Real: D. Amândio Tomás comemora 50 anos de ordenação sacerdotal +

Vila Real - Sé

A Diocese de Vila Real vai comemorar as bodas de ouro de ordenação sacerdotal de D. Amândio Tomás, que se celebram dia 15 de agosto, durante três dias.

Segundo o programa enviado à Agência ECCLESIA, o programa comemorativo começa na véspera do dia 15 de agosto, com uma vigília de oração a partir das 21h00, de 14 de agosto, na Sé Catedral.

A Eucaristia Solene comemorativa começa às 18h00 também na Sé de Vila Real que passado três dias, a 18 de agosto, recebe ainda um concerto do órgão sinfónico com o organista dinamarquês Jakob Lorentzen, a partir das 21h00.

Marcar