AGENDA



2017-09-15

15 SET

Educação: Divulgação dos vencedores do Concurso Escolar «Centenário das Aparições de Fátima» +

Divulgação dos vencedores do Concurso Escolar «Centenário das Aparições de Fátima» promovido pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa

Marcar
15 SET

Lisboa: Especialista mundial fala sobre o «Sínodo dos Bispos e desafios da Pastoral Juvenil» +

Lisboa - Igreja de São João de Deus

Lisboa, 07 set 2018 (Ecclesia) – O Serviço da Juventude de Lisboa e os Salesianos promovem a conferência ‘Sínodo dos Bispos 2018 e os desafios da Pastoral Juvenil’, com o padre Rossano Sala, a 15 de setembro, na igreja de São João de Deus.

Os organizadores explicam que o conferencista, o padre salesiano Rossano Sala, é “um dos maiores especialistas mundiais” em pastoral juvenil e integra a equipa de trabalho do Vaticano responsável pela coordenação do Sínodo dos Bispos dedicado aos jovens, que se vai realizar em outubro de 2018.

A conferência intitulada ‘Sínodo dos Bispos 2018 e os desafios da Pastoral Juvenil’ vai ter lugar no auditório da igreja de São João de Deus, em Lisboa, a partir das 21h00.

A conferência destina-se a “sacerdotes, animadores de grupos e Movimentos e a responsáveis pela área da Pastoral Juvenil”, sendo a participação gratuita, sem ser necessária inscrição.

A Pastoral Juvenil Salesiana informa ainda que o padre Rossano Sala é professor na Universidade Pontifícia Salesiana e “atualmente um dos maiores especialistas mundiais em Pastoral Juvenil”.

O sacerdote Salesiano que nasceu em Brianza, Diocese de Milão, a 9 de agosto de 1970, é também diretor da revista italiana ‘Note di Pastorale Giovanile’, com foco na “reflexão e formação intelectual e espiritual das novas gerações”.

CB

Marcar
15 SET

Porto: Conferência sobre «Vivemos numa cultura indiferente ao cristianismo?» +

Porto - Convento de Cristo Rei

Conferência sobre «Vivemos numa cultura indiferente ao cristianismo?» pelo padre Anselmo Borges e promovida pelos Dominicanos

Marcar

A decorrer

23 NOV a 31 OUT

Ordem Hospitaleira: Exposição sobre «A arte de cuidar - História da enfermagem» +

Lisboa - Telhal (Museu São João de Deus)

Exposição sobre «A arte de cuidar - História da enfermagem»

Marcar
26 NOV a 31 OUT

Fátima: Milagre do Sol inspira última exposição temporária do centenário das aparições +

Fátima - Convivium de Santo Agostinho, piso inferior da Basílica da Santíssima Trindade

Fátima, 21 nov 2016 (Ecclesia) - O Santuário de Fátima vai inaugurar, este sábado, a exposição temporária evocativa da aparição de Nossa Senhora em outubro de 1917.

Com o título «As cores do Sol: a luz de Fátima no mundo contemporâneo», a exposição temporária - no ano Jubilar do Centenário das Aparições de Fátima – vai estar patente ao público no Convivium de Santo Agostinho, piso inferior da Basílica da Santíssima Trindade, de 26 de novembro de 2016 a 31 de outubro de 2018, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Tomando como matéria histórica o dia 13 de outubro de 1917 e os relatos diretos e indiretos sobre o Milagre do Sol, a exposição pretende “recriar, através de vários mecanismos sensoriais, cenários relacionados com a paisagem do dia da última aparição da Virgem Maria em Fátima”.

A exposição que estará patente no ano do centenário é “a mais ambiciosa que o Santuário de Fátima já promoveu e conta com peças cedidas, em regime de empréstimo, por colecionadores particulares e por instituições eclesiais (paróquias e museus diocesanos) e do mundo civil, entre as quais o Museu da Fundação Calouste Gulbenkian e o Núcleo de Documentação e Arquivo da Direção de Serviços de Documentação, Comunicação e Relações Públicas do Ministério da Economia, lê-se no comunicado.

Através da linguagem da museologia, obras de arte e outros testemunhos materiais, de diferentes épocas históricas, dialogam em ordem a um discurso que levará a interpretar o papel de Fátima no mundo contemporâneo.

A exposição está organizada como um itinerário espiritual dos peregrinos em sete núcleos.

LFS

Marcar
04 MAI a 15 OUT

Lisboa: «As aparições de Fátima» na obra de Maria Amélia Carvalheira +

Igreja de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

Lisboa, 07 abr 2017 (Ecclesia) – A igreja de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, no Patriarcado de Lisboa, vai receber a exposição ‘As aparições de Fátima’ na obra da escultora Maria Amélia Carvalheira, entre 4 de maio e 15 de outubro de 2017.

A escultora de arte sacra Maria Amélia Carvalheira (1904-1998) tem diversas obras na Cova da Iria e na cidade de Fátima, como a Via-Sacra dos Valinhos, o conjunto escultórico do Anjo de Portugal e os pastorinhos, seis estátuas da Colunata do santuário mariano ou no Seminário do Verbo Divino e outras casas de congregações religiosas.

De destacar que a escultura de Nossa Senhora de Fátima presente no local da aparição de 19 de agosto de 1917, também da autoria da artista natural de Gondarém, Vila Nova de Cerveira.

Neste contexto, e do Centenário das Aparições na Cova da Iria, a igreja de Nossa Senhora do Rosário de Fátima vai mostrar ‘As aparições de Fátima’ na obra da escultora.

De assinalar, por exemplo, que a igreja do Patriarcado de Lisboa também tem um presépio, de 24 peças em barro policromo, executado em 1958 por Maria Amélia Carvalheira, que faleceu a 31 de dezembro de 1998, na capital portuguesa.

A escultora de arte sacra em 1949 ganhou o Prémio de Artes plásticas ‘Mestre Manuel Pereira’ para a escultura ‘S. João de Deus’; Em 1992 foi condecorada com ‘Pró Eclesia et Pontífice’, atribuída pela Santa Sé, e com o Grau de Comendadora da Ordem de Mérito pelo presidente da República, Mário Soares.

CB

Marcar
28 MAI a 16 OUT

Santarém: Exposição «A beleza da Mãe de Deus» no museu diocesano +

Santarém - Museu Diocesano

Santarém, 30 mai 2017 (Ecclesia) – O Museu Diocesano de Santarém tem patente ao público, até 16 de outubro, a exposição «A beleza da Mãe de Deus – da infância ao dia em que o sol bailou».

A exposição está organizada em três núcleos e procura apresentar uma “cronologia com os principais momentos da vida da Virgem Mãe, seguindo-se uma abordagem às inúmeras invocações marianas – títulos que o Povo de Deus, ao longo dos tempos, foi atribuindo a Maria pela sua particular intercessão”, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

Por fim, em pleno centenário das Aparições de Fátima, uma memória à Cova da Iria, à Senhora vestida de luz - e aos pastorinhos, agora santos – “invocação particularmente acarinhada pelos portugueses”, realça o comunicado.

A mostra reúne obras dos séculos XVI ao XX, “na maioria peças desconhecidas do público”, e apresenta, sobretudo, pintura e escultura, segundo a temática que pretende transmitir.

Esta exposição apresenta também “duas pinturas sobre tela, atribuídas à escola de Bento Coelho da Silveira”, doadas ao Museu Diocesano de Santarém por José Torgal Roque Dias

LFS

Marcar
02 JUN a 30 SET

Igreja/Cultura: Exposição «O culto mariano na Diocese de Évora» +

Évora - Arquivo distrital de Évora

Exposição «O culto mariano na Diocese de Évora»

Marcar
06 JUL a 29 OUT

Braga: Exposição «Os sete castelos - D. Rodrigo de Moura: Vida e obra» +

Braga - Museu Pio XII

Exposição «Os sete castelos - D. Rodrigo de Moura: Vida e obra»

Marcar
18 JUL a 17 SET

Igreja/Cultura: Exposição «Santo António na Banda Desenhada» +

Lisboa - Museu de Santo António

Exposição «Santo António na Banda Desenhada»

Marcar
08 SET a 20 OUT

Colômbia: Capítulo geral dos Irmãos Maristas +

Colômbia - Rionegro

Capítulo geral dos Irmãos Maristas com o tema «Um novo começo».

Marcar
11 SET a 15 SET

Vaticano: Seminário internacional debate realidade juvenil +

Roma - Cúria geral dos Jesuítas

Cidade do Vaticano, 04 set 2017 (Ecclesia) - O Vaticano vai promover um seminário internacional de debate sobre a “realidade juvenil”, anunciou hoje a Secretaria Geral do Sínodo dos Bispos, em comunicado.

A iniciativa visa preparar a 15ª Assembleia Geral ordinária do Sínodo, que em outubro de 2018 vai reunir representantes dos episcopados católicos de todos o mundo para refletir sobre “os jovens, a fé e o discernimento vocacional”.

O seminário internacional vai decorrer de 11 a 15 de setembro na sede do governo geral dos Jesuítas, em Roma.

O Vaticano anuncia a presença de “especialistas dos cinco continentes” para aprofundar temas ligados ao “mundo dos jovens de hoje”, além da presença de jovens de vários contextos socioculturais e religiosos.

O Papa Francisco decidiu convocar para outubro de 2018 a 15ª assembleia geral ordinária do Sínodo dos Bispos, antecedida por um processo de consulta aos jovens que levará à redação do instrumento de trabalho para a assembleia sinodal.

O Sínodo dos Bispos pode ser definido, em termos gerais, como uma assembleia consultiva de representantes dos episcopados católicos de todo o mundo, a que se juntam peritos e outros convidados, com a tarefa ajudar o Papa no governo da Igreja.

Até hoje houve 14 assembleias gerais ordinárias e três extraordinárias, as últimas das quais dedicadas à Família (2014 e 2015).

OC

Marcar
12 SET a 15 SET

AIS promove peregrinação internacional ao Santuário de Fátima +

Fátima

A fundação pontifícia Ajuda à Igreja que Sofre (AIS) em 2017 celebra o 50.º aniversário da sua consagração a Nossa Senhora de Fátima.

Para assinalar esta data, a AIS promove de 12 a 15 de setembro uma peregrinação internacional à Cova da Iria, prevendo a participação de mais de mil benfeitores dos 23 secretariados da Fundação.

No dia 14 de setembro, a iniciativa prevê a apresentação de testemunhos de sete personalidades, que “vão trazer de viva voz os dramas, anseios e necessidades da Igreja, na atualidade, nos seus países”, adianta a AIS em comunicado enviado à Agência ECCLESIA.

OC

Marcar
15 SET a 17 SET

Fátima: Carmelitas promovem Congresso Mariano Internacional +

Fátima - Domus Carmeli

Fátima, 05 set 2017 (Ecclesia) – A Ordem do Carmo e a Ordem dos Carmelitas Descalços vão organizar um Congresso Mariano Internacional, inspiradas pelo Centenário das Aparições na Cova da Iria, entre 15 a 17 de setembro, na Domus Carmeli, em Fátima.

Num comunicado enviado à Agência ECCLESIA, os organizadores informam que o congresso ‘Maria, mãe do Carmelo’ tem o objetivo de “reavivar e aprofundar” a sua espiritualidade mariana, “pois o Carmelo é todo de Maria”.

“Foi sob a sua inspiração e proteção que, no séc. XII, os primeiros frades se reuniram no cimo do Monte Carmelo para cultivarem a relação com o Deus vivo”, explicam a Ordem do Carmo e a Ordem dos Carmelitas Descalços.

O Congresso Mariano Internacional é para a “própria família” das duas ordens religiosas e para “toda a Igreja”.

Para inscrições e contactos sobre a iniciativa ‘Maria, mãe do Carmelo’ a organização tem disponível o endereço de correio eletrónico geral@congressomarianocarmelita.com e o congresso tem também um sítio na internet.

CB/OC

Marcar