AGENDA



2017-10-12

12 OUT

Fátima: Reunião da Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana +

Fátima

Reunião da Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana

Marcar

A decorrer

23 NOV a 31 OUT

Ordem Hospitaleira: Exposição sobre «A arte de cuidar - História da enfermagem» +

Lisboa - Telhal (Museu São João de Deus)

Exposição sobre «A arte de cuidar - História da enfermagem»

Marcar
26 NOV a 31 OUT

Fátima: Milagre do Sol inspira última exposição temporária do centenário das aparições +

Fátima - Convivium de Santo Agostinho, piso inferior da Basílica da Santíssima Trindade

Fátima, 21 nov 2016 (Ecclesia) - O Santuário de Fátima vai inaugurar, este sábado, a exposição temporária evocativa da aparição de Nossa Senhora em outubro de 1917.

Com o título «As cores do Sol: a luz de Fátima no mundo contemporâneo», a exposição temporária - no ano Jubilar do Centenário das Aparições de Fátima – vai estar patente ao público no Convivium de Santo Agostinho, piso inferior da Basílica da Santíssima Trindade, de 26 de novembro de 2016 a 31 de outubro de 2018, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Tomando como matéria histórica o dia 13 de outubro de 1917 e os relatos diretos e indiretos sobre o Milagre do Sol, a exposição pretende “recriar, através de vários mecanismos sensoriais, cenários relacionados com a paisagem do dia da última aparição da Virgem Maria em Fátima”.

A exposição que estará patente no ano do centenário é “a mais ambiciosa que o Santuário de Fátima já promoveu e conta com peças cedidas, em regime de empréstimo, por colecionadores particulares e por instituições eclesiais (paróquias e museus diocesanos) e do mundo civil, entre as quais o Museu da Fundação Calouste Gulbenkian e o Núcleo de Documentação e Arquivo da Direção de Serviços de Documentação, Comunicação e Relações Públicas do Ministério da Economia, lê-se no comunicado.

Através da linguagem da museologia, obras de arte e outros testemunhos materiais, de diferentes épocas históricas, dialogam em ordem a um discurso que levará a interpretar o papel de Fátima no mundo contemporâneo.

A exposição está organizada como um itinerário espiritual dos peregrinos em sete núcleos.

LFS

Marcar
04 MAI a 15 OUT

Lisboa: «As aparições de Fátima» na obra de Maria Amélia Carvalheira +

Igreja de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

Lisboa, 07 abr 2017 (Ecclesia) – A igreja de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, no Patriarcado de Lisboa, vai receber a exposição ‘As aparições de Fátima’ na obra da escultora Maria Amélia Carvalheira, entre 4 de maio e 15 de outubro de 2017.

A escultora de arte sacra Maria Amélia Carvalheira (1904-1998) tem diversas obras na Cova da Iria e na cidade de Fátima, como a Via-Sacra dos Valinhos, o conjunto escultórico do Anjo de Portugal e os pastorinhos, seis estátuas da Colunata do santuário mariano ou no Seminário do Verbo Divino e outras casas de congregações religiosas.

De destacar que a escultura de Nossa Senhora de Fátima presente no local da aparição de 19 de agosto de 1917, também da autoria da artista natural de Gondarém, Vila Nova de Cerveira.

Neste contexto, e do Centenário das Aparições na Cova da Iria, a igreja de Nossa Senhora do Rosário de Fátima vai mostrar ‘As aparições de Fátima’ na obra da escultora.

De assinalar, por exemplo, que a igreja do Patriarcado de Lisboa também tem um presépio, de 24 peças em barro policromo, executado em 1958 por Maria Amélia Carvalheira, que faleceu a 31 de dezembro de 1998, na capital portuguesa.

A escultora de arte sacra em 1949 ganhou o Prémio de Artes plásticas ‘Mestre Manuel Pereira’ para a escultura ‘S. João de Deus’; Em 1992 foi condecorada com ‘Pró Eclesia et Pontífice’, atribuída pela Santa Sé, e com o Grau de Comendadora da Ordem de Mérito pelo presidente da República, Mário Soares.

CB

Marcar
28 MAI a 16 OUT

Santarém: Exposição «A beleza da Mãe de Deus» no museu diocesano +

Santarém - Museu Diocesano

Santarém, 30 mai 2017 (Ecclesia) – O Museu Diocesano de Santarém tem patente ao público, até 16 de outubro, a exposição «A beleza da Mãe de Deus – da infância ao dia em que o sol bailou».

A exposição está organizada em três núcleos e procura apresentar uma “cronologia com os principais momentos da vida da Virgem Mãe, seguindo-se uma abordagem às inúmeras invocações marianas – títulos que o Povo de Deus, ao longo dos tempos, foi atribuindo a Maria pela sua particular intercessão”, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

Por fim, em pleno centenário das Aparições de Fátima, uma memória à Cova da Iria, à Senhora vestida de luz - e aos pastorinhos, agora santos – “invocação particularmente acarinhada pelos portugueses”, realça o comunicado.

A mostra reúne obras dos séculos XVI ao XX, “na maioria peças desconhecidas do público”, e apresenta, sobretudo, pintura e escultura, segundo a temática que pretende transmitir.

Esta exposição apresenta também “duas pinturas sobre tela, atribuídas à escola de Bento Coelho da Silveira”, doadas ao Museu Diocesano de Santarém por José Torgal Roque Dias

LFS

Marcar
06 JUL a 29 OUT

Braga: Exposição «Os sete castelos - D. Rodrigo de Moura: Vida e obra» +

Braga - Museu Pio XII

Exposição «Os sete castelos - D. Rodrigo de Moura: Vida e obra»

Marcar
08 SET a 20 OUT

Colômbia: Capítulo geral dos Irmãos Maristas +

Colômbia - Rionegro

Capítulo geral dos Irmãos Maristas com o tema «Um novo começo».

Marcar
25 SET a 31 JAN

Fátima: Fotografias do concurso do Centenário em mostra aberta ao público +

Fátima - Nártex da Basílica da Santíssima Trindade.

Fotografias do concurso do Centenário em mostra aberta ao público

Marcar
02 OUT a 29 OUT

Igreja/Cultura: Exposição «A Eucaristia, fonte de misericórdia e de alegria» em Paços de Ferreira +

Porto - Paços de Ferreira (Museu Municipal)

Exposição «A Eucaristia, fonte de misericórdia e de alegria» em Paços de Ferreira.

Marcar
04 OUT a 15 OUT

Centenário: «A Caminho», um musical sobre a atualidade da Mensagem de Fátima +

Lisboa - Auditório do Centro Comunitário Senhora da Boa Nova

Um musical sobre a atualidade da Mensagem de Fátima «A Caminho».

Marcar
07 OUT a 17 OUT

Cabo Verde: Fórum das Cáritas lusófonas dedicado à «fome e desigualdade» +

Cabo Verde - Ilha de Santiago

Fórum das Cáritas lusófonas dedicado à «fome e desigualdade»

Marcar
08 OUT a 12 OUT

Fátima: Peregrinação ao santuário da Comunidade Vida e Paz +

Fátima

Peregrinação ao Santuário de Fátima da Comunidade Vida e Paz

Marcar
09 OUT a 13 OUT

Guarda: Semana aberta da Casa de Saúde Bento Menni +

Guarda

Semana aberta da Casa de Saúde Bento Menni

Marcar
10 OUT a 15 OUT

Braga: Primeira peregrinação a cavalo a Santiago de Compostela +

Braga

Braga, 06 out 2017 (Ecclesia) - A primeira peregrinação a cavalo pelo caminho da Geira Romana e dos Arrieiros, que liga Braga a Santiago de Compostela, começa esta terça-feira, dia 10 de outubro, na fronteira de Portela do Homem.

O objetivo é promover o itinerário, também conhecido como Caminho Jacobeu Minhoto Ribeiro, que as associações do Caminho Jacobeu Minhoto Ribeiro e Codeseda Viva querem “oficializar antes do Ano Santo de 2021”, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA

Nos cinco dias de peregrinação, na distância de 192 quilómetros, os dez cavaleiros participantes entregam nas localidades “material promocional sobre o potencial turístico e a hospitalidade”, usando, como os cavalos, “os símbolos das entidades organizadoras e alusivos às rotas jacobeias”, acrescenta.

A iniciativa, dirigida por Vicente Pereiras Márquez, organizador da Rota Cavalar Salnés-Terra de Montes nos últimos cinco anos e de diferentes peregrinações equestres em caminhos jacobeus, é promovida pelo concelho de «A Estrada» e Associação Rapa das Bestas, de Sabucedo, em colaboração com a Associação Codeseda Viva.

Na terça-feira, cavaleiros e cavalos percorrem o troço entre a fronteira e Castro Laboreiro, na distância de 34 quilómetros, passando pelos municípios de Lobios e Entrimo.

No dia seguinte, chegam a Berán (Leiro), passando pelos municípios de Padrenda, Cortegada, Arnoia, Ribadavia e Beade, após percorrerem 50 quilómetros.

A peregrinação continua na quinta-feira, dia 12, até Soutelo de Montes, pelos municípios de Boborá e Beariz, na distância de 43 quilómetros.

No penúltimo dia da jornada, que terá 50 quilómetros, os peregrinos pernoitam em Cacheiras (Teo), depois de passarem por Sabucedo, Codeseda, Tabeirós, Guimarei, A Estrada, Figueiroa e Pontevea.

No sábado, fazem o caminho, cerca de 15 quilómetros, até à catedral de Santiago

Este itinerário é uma das vias mais antigas que liga o norte de Portugal a Santiago de Compostela e no seu traçado existem oito igrejas, vestígios de sete albergues de peregrinos e seis estâncias termais.

LFS

Marcar
12 OUT a 13 OUT

França: D. Manuel Clemente preside à peregrinação ao Santuário de Fátima em Paris +

França - Paris

O cardeal patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, preside à peregrinação ao Santuário de Fátima em Paris.

Marcar
12 OUT a 13 OUT

Fátima: Peregrinação internacional aniversária com o tema «Maria, Estrela da Evangelização» +

Fátima

Peregrinação internacional aniversária com o  tema «Maria, Estrela da Evangelização» presidida por D. António Marto, bispo de Leiria-Fátima.

Marcar
12 OUT a 14 OUT

Centenário: Projeção multimédia «Fátima-Tempo de Luz» +

Fátima

Projeção multimédia «Fátima-Tempo de Luz»

Marcar
12 OUT a 15 OUT

Santa Sé: Simpósio internacional da Família Vicentina +

Vaticano

Simpósio internacional da Família Vicentina 

Marcar