AGENDA



2017-12-07

07 DEZ

Algarve: Projeção do filme «Mãe» integrado no ciclo «Video Lucem» +

Algarve - Igreja matriz de Loulé

Projeção do filme «Mãe» integrado no ciclo «Video Lucem» 

Marcar
07 DEZ

Évora: Inauguração da exposição «Presépios do Norte de Portugal» +

Évora - Igreja de São Francisco

Évora, 07 dez 2017 (Ecclesia) – A Igreja de São Francisco, em Évora, vai acolher a partir dde hoje uma exposição temporária de presépios da “riquíssima e vasta” coleção Canha da Silva.

Com o título «Presépios do Norte de Portugal», a iniciativa pretende “criar um espaço que convide a aprofundar o conhecimento do artesanato do norte de Portugal na sua expressão de intensa religiosidade, usufruindo ao mesmo tempo desta arte tão variada e bela”, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

A coleção Canha da Silva é formada por cerca de 300 presépios desta região, dos quais 207 estão ali expostos e 37 integram a exposição permanente, sublinha o comunicado.

Estes presépios são um “excelente exemplo do artesanato tradicional” que tem vindo a adaptar-se e a conviver com outras manifestações, e do “novo artesanato”, “artesanato contemporâneo” ou “artesanato urbano”, que recria novos modelos utilizando outros materiais e tecnologias.

A abertura da exposição contará com a presença do Grupo de Cantares de Évora que entoarão modas do seu reportório no Terraço da Galilé, com vista privilegiada sobre a cidade de Évora.

LFS

Marcar
07 DEZ

Aveiro: Visita de D. António Moiteiro ao Regimento de Infantaria 10 +

Aveiro - São Jacinto

 Visita de D. António Moiteiro, Bispo de Aveiro, ao Regimento de Infantaria 10.

Marcar
07 DEZ

Inauguração da iluminação da árvore e do presépio na Praça de São Pedro +

Vaticano

Cidade do Vaticano, 25 out 2017 (Ecclesia) - A região polaca de Elk vai oferecer este ano a Árvore de Natal para a Praça de São Pedro, um abeto vermelho de 28 metros de altura, anunciou hoje a Rádio Vaticano.

A árvore, com um diâmetro máximo de 10 metros, vai ser cortada pelo Corpo Florestal local e transportada ao longo de 2 mil quilómetros, através do centro da Europa.

À imagem do que aconteceu em 2015 e 2016, a árvore de Natal do Vaticano vai ser decorada com esferas em barro, criadas por crianças tratadas em unidades oncológicas de vários hospitais italianos.

As bolas coloridas representam os sonhos das crianças com cancro, numa iniciativa da Fundação ‘Condessa Lene Thun Onlus’, que promove um programa de terapia recreativa com cerâmica, que envolve também os pais dos menores.

A inauguração da iluminação da árvore e do presépio está marcada para 7 de dezembro, pelas 16h30 (menos uma em Lisboa).

O tradicional presépio é oferecido, por sua vez, pela abadia territorial de Montevergine, sul da Itália, seguindo a “mais antiga tradição napolitana”.

20 figuras vão ocupar um espaço de 80 metros quadrados, num quadro inspirado nas “obras de misericórdia”, informa o Vaticano.

OC

Marcar
07 DEZ

Beja: Concerto «Nossa Senhora na Poesia Portuguesa» +

Beja - Alvito (Igreja matriz)

Concerto «Nossa Senhora na Poesia Portuguesa» com música de José Campos e Sousa e interpretação de Ana Rita Santos e José Campos e Sousa.

Marcar
07 DEZ

Bragança: Celebração e proclamação do «Akathistos», hino cantado em honra da Virgem Maria. +

Bragança - Mirandela (Igreja de Nossa Senhora da Encarnação)

Celebração e proclamação do «Akathistos» (hino cantado em honra da Virgem Maria) presidida por D. José Cordeiro, bispo de Bragança-Miranda.

Marcar
07 DEZ

Évora: Concerto de Natal da Santa Casa da Misericórdia +

Évora - Igreja da Misericórdia

Concerto de Natal da Santa Casa da Misericórdia de Évora 

Marcar
07 DEZ

Fátima: Vigília de oração da solenidade da Imaculada Conceição +

Fátima - Capelinha das Aparições e Basílica da Santíssima Trindade

Vigília de oração da solenidade da Imaculada Conceição

Marcar

A decorrer

26 NOV a 31 OUT

Fátima: Milagre do Sol inspira última exposição temporária do centenário das aparições +

Fátima - Convivium de Santo Agostinho, piso inferior da Basílica da Santíssima Trindade

Fátima, 21 nov 2016 (Ecclesia) - O Santuário de Fátima vai inaugurar, este sábado, a exposição temporária evocativa da aparição de Nossa Senhora em outubro de 1917.

Com o título «As cores do Sol: a luz de Fátima no mundo contemporâneo», a exposição temporária - no ano Jubilar do Centenário das Aparições de Fátima – vai estar patente ao público no Convivium de Santo Agostinho, piso inferior da Basílica da Santíssima Trindade, de 26 de novembro de 2016 a 31 de outubro de 2018, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Tomando como matéria histórica o dia 13 de outubro de 1917 e os relatos diretos e indiretos sobre o Milagre do Sol, a exposição pretende “recriar, através de vários mecanismos sensoriais, cenários relacionados com a paisagem do dia da última aparição da Virgem Maria em Fátima”.

A exposição que estará patente no ano do centenário é “a mais ambiciosa que o Santuário de Fátima já promoveu e conta com peças cedidas, em regime de empréstimo, por colecionadores particulares e por instituições eclesiais (paróquias e museus diocesanos) e do mundo civil, entre as quais o Museu da Fundação Calouste Gulbenkian e o Núcleo de Documentação e Arquivo da Direção de Serviços de Documentação, Comunicação e Relações Públicas do Ministério da Economia, lê-se no comunicado.

Através da linguagem da museologia, obras de arte e outros testemunhos materiais, de diferentes épocas históricas, dialogam em ordem a um discurso que levará a interpretar o papel de Fátima no mundo contemporâneo.

A exposição está organizada como um itinerário espiritual dos peregrinos em sete núcleos.

LFS

Marcar
25 SET a 31 JAN

Fátima: Fotografias do concurso do Centenário em mostra aberta ao público +

Fátima - Nártex da Basílica da Santíssima Trindade.

Fotografias do concurso do Centenário em mostra aberta ao público

Marcar
04 NOV a 17 DEZ

Lisboa: Iniciativa «Natal Solidário» no Convento dos Cardaes +

Lisboa - Convento dos Cardaes

Iniciativa «Natal Solidário» no Convento dos Cardaes.

Marcar
13 NOV a 06 JAN

Solidariedade: Campanha «Presentes Solidários» promovida pela Fundação Fé e Cooperação +

Campanha de Natal «Presentes Solidários» promovida pela Fundação Fé e Cooperação.

Marcar
15 NOV a 18 MAR

Património: Exposição «As ilhas do Ouro Branco» com obras-primas da arte religiosa na Madeira +

Lisboa - Museu Nacional de Arte Antiga

Exposição «As ilhas do Ouro Branco» com obras-primas da arte religiosa na Madeira

Marcar
21 NOV a 28 JAN

Igreja/Cultura: Exposição de fotografia «Fátima Hoje» +

Fátima - «Consolata Museu ? Arte Sacra e Etnologia»

Fátima, 21 nov 2017 (Ecclesia) – O «Consolata Museu – Arte Sacra e Etnologia» inaugura, esta terça-feira, às 21h00, em Fátima, a exposição coletiva de fotografia «Fátima Hoje».

Esta iniciativa, patente ao público até 28 de janeiro, é organizada pelo museu e a sua Liga de Amigos e “expõe trabalhos de fotógrafos locais, retratando alguns aspetos ligados a Fátima, depois do centenário das aparições”, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Durante a inauguração decorrerá a atividade «Chá com Arte» com momentos de tertúlia com os fotógrafos e convidados.

Os visitantes poderão admirar os trabalhos de Ana Paula Ribeiro, António Marto, Fernando Pereira, Francisco Pedro, Graça Marques e Isaura Marques.

LFS

Marcar
21 NOV a 31 JAN

Igreja/Cultura: Exposição «Dans le Rôle: quando profissionais e utentes artistas se juntam» +

Lisboa - Telhal

Lisboa, 20 nov 2017 (Ecclesia) – A exposição Dans le Rôle: quando profissionais e utentes artistas se juntam» vai estar patente ao público, desta terça-feira a 31 de janeiro, no Museu São João de Deus, Casa de Saúde do Telhal (Sintra).

Esta exposição consiste numa “parceria estética entre artistas profissionais e artistas do atelier ExperimentAR.TE da Casa de Saúde do Telhal, do Instituto S. João de Deus”, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

A iniciativa assume-se de “combate ao estigma da saúde mental” que “permite trabalhar a inclusão social da saúde mental e tornar público o valor artístico e criativo de pessoas com doença mental”, realça.

O Museu S. João de Deus – Psiquiatria e História foi inaugurado a 8 de março de 2009, na Casa de Saúde do Telhal (Sintra) e tem como missão divulgar a vida de S. João de Deus e a história da assistência médico-hospitalar dos Irmãos de S. João de Deus (desde o séc. XVI), mas também valorizar o seu património científico e artístico e a sensibilizar a sociedade para a integração sociocultural dos utentes, diminuindo o estigma.

LFS

Marcar
23 NOV a 05 JAN

Açores: Exposição «Da Encarnação de Deus à Santidade na vida quotidiana» +

Ilha de São Miguel - Capelas

Exposição «Da Encarnação de Deus à Santidade na vida quotidiana» das paróquias da Ouvidoria das Capelas.

Marcar
29 NOV a 07 DEZ

Braga: Novena preparatória da Festa da Imaculada Conceição +

Braga - Santuário do Sameiro

Novena preparatória da Festa da Imaculada Conceição no Santuário do Sameiro

Marcar
01 DEZ a 06 JAN

Portalegre: Presépio no Crato recorda vítimas dos incêndios +

Crato - Instalações da Santa Casa da Misericórdia

Presépio no Crato recorda vítimas dos incêndios.

Marcar
01 DEZ a 07 JAN

Portalegre: Exposição «Vinde Adorar o Menino» na Casa Museu Padre Belo +

Portalegre - Crato (Casa Museu Padre Belo)

Exposição «Vinde Adorar o Menino» na Casa Museu Padre Belo, no Crato.

Marcar
01 DEZ a 07 JAN

Igreja/Arte: Exposição de presépios de Estremoz no Museu de Lisboa - Santo António +

Lisboa - Museu de Santo António

Lisboa, 30 nov 2017 (Ecclesia) – O Museu de Lisboa – Santo António vai acolher, de 01 de dezembro a 07 de janeiro, uma exposição de presépios de Estremoz dos séculos XVIII, XIX e XX.

A apresentação de três presépios de Estremoz naquele local “ilustra a extraordinária riqueza da criação barrista desta região alentejana” e revela também “uma notável relação entre a representação da natividade em altar, característica da sua produção a partir de meados do século XX, com os tradicionais Tronos de Santo António, tão familiares aos lisboetas”, lê-se num comunicado enviado à Agência ECCLESIA.

 As peças foram cedidas para esta exposição pelo Museu Municipal Prof. Joaquim Vermelho, que prepara “a candidatura do figurado de barro de Estremoz a Património Cultural Imaterial da Humanidade”, sublinha.

A representação da natividade em Estremoz terá surgido, primeiramente, nos conventos, “tendo certamente os franciscanos locais um papel importante no seu desenvolvimento, dado que foram estes que o propagaram pela Europa, desde Itália, a partir do século XIII”.

LFS

Marcar
03 DEZ a 24 DEZ

Coimbra: Secretariado de Evangelização e Catequese convida a entregar velas e marcadores de porta +

Coimbra

O Secretariado de Evangelização e Catequese da Diocese de Coimbra convida, neste Advento, a entregar velas e marcadores de porta aos famuliares, amigos e vizinhos.

Marcar
03 DEZ a 24 DEZ

Açores: Campanha de angariação de «prendas de natal para as crianças e jovens beneficiárias» +

Açores - Ilha de São Miguel (Ponta Delgada)

Campanha de angariação de «prendas de natal para as crianças e jovens beneficiárias» integrada no Projeto São Lucas.

Marcar
03 DEZ a 24 DEZ

Advento: Catequese de Leiria-Fátima propõe «construção progressiva» do presépio comunitário +

Leiria

Catequese de Leiria-Fátima propõe «construção progressiva» do presépio comunitário

Marcar
03 DEZ a 24 DEZ

Pax Christi: Campanha de Advento «Percorramos o caminho da não-violência...» +

Campanha de Advento da Pax Christi com o tema «Percorramos o caminho da não-violência…»

Marcar
03 DEZ a 24 DEZ

Porto: Na caminhada do Advento diocese propõe criação de «um pé-de-meia» para os mais necessitados +

Porto

Na caminhada do Advento a Diocese do Porto propõe a criação de «um pé-de-meia» para os mais necessitados

Marcar
03 DEZ a 25 DEZ

Jesuítas: Campanha de Advento promovida pelo Apostolado da Oração +

Campanha de Advento promovida pelo Apostolado da Oração

Marcar
03 DEZ a 07 JAN

Açores: Campanha de Advento coloca famílias a rezar +

Açores

Campanha de Advento coloca famílias a rezar na Diocese de Angra

Marcar
03 DEZ a 08 JAN

Braga: Caminhada de Advento e Natal «Da Espera ao Encontro» +

Braga

Braga, 22 nov 2017 (Ecclesia) - O Departamento para Ministros Extraordinários da Comunhão e Ministérios Litúrgicos da Arquidiocese de Braga elaborou a caminhada de Advento e Natal que tem como tema «Da Espera ao Encontro».

O Advento, que prepara os cristãos para a celebração do Natal, é um tempo que “ensina e educa para a espera” e do programa pastoral diocesano “sobressaem duas palavras-chave: esperança e encontro”, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Assim se “tecerá a dinâmica do Advento e Natal” para este ano que parte da espera e caminha até ao encontro, frisa a nota

No Advento, como provocação, faz-se uma pergunta: “Quem esperas?” e no Natal, como “compromisso e vivência”, passa-se ao encontro: “ir ao encontro do Homem, nas suas mais sensíveis presenças”.

Para significar a espera o departamento colocou a “imagem simbólica” do banco que traduz o lugar onde as pessoas se sentam, “não só para descansar, mas também para esperar”.

O Advento há-de ser também “vivido em família” e para o efeito, o guião sugere que se “crie o cantinho de oração, colocando nesse espaço um banco”.

“Não esquecer a Bíblia aberta e uma vela, este representará a espera e ao mesmo tempo o lugar de sentar, de rezar, de esperar”, sublinha o guião desta caminhada de Advento e Natal.

O documento propõe também que “se prepare e se faça uma boa catequese sobre o Advento/Natal, tendo como base a dinâmica da comunidade”.

Como sugestão, salienta-se as dinâmicas de solidariedade, a “campanha da Infância Missionária e a construção paulatina do presépio...”

LFS

Mais Informação  Marcar
03 DEZ a 08 JAN

Viana do Castelo: Campanha do Advento e do Natal com o tema «Agradece, somos Igreja» +

Viana do Castelo

Campanha do Advento e do Natal da Diocese de Viana do Castelo com o tema  «Agradece, somos Igreja»

Marcar
07 DEZ a 10 DEZ

Franciscanos: Custódio da Terra Santa nas celebrações dos 50 anos da Igreja do Convento da Luz +

Lisboa - Seminário da Luz

Lisboa, 28 nov 2017 (Ecclesia) - O Custódio da Terra Santa, frei Francesco Patton, vai estar presente, de 07 a 10 de dezembro, nas celebrações dos 50 anos da Igreja do Convento da Luz, em Lisboa.

Nesta efeméride vão realizar-se vários momentos celebrativos e, na noite (21h00) do dia 09 de dezembro, frei Francesco Patton vai proferir, no Centro Cultural Franciscano, uma conferência sobre os “cristãos na região do Médio Oriente”, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

No dia anterior, na Igreja do Seminário da Luz, realiza-se, também, um concerto integrado nas comemorações festivas.

LFS

Marcar
07 DEZ a 22 DEZ

Lisboa: Iniciativa «Presépio da Cidade» +

Lisboa - Junto à Basílica dos Mártires

Iniciativa «Presépio da Cidade»

Marcar
07 DEZ a 07 JAN

Natal: Exposição «Presépio Tradicional Português» +

Beja - Santiago do Cacém

Exposição «Presépio Tradicional Português»

Marcar