Do mesmo dia

Sardoal comemora Dia Internacional dos Monumentos com visita especial à Igreja Matriz

A Igreja Matriz de Sardoal (dedicado aos oragos Santiago e São Mateus) vai ser cenário de uma visita especial, enquadrada nas Comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, que se cumpre em 18 de Abril próximo.
Assim, várias turmas do Agrupamento de Escolas de Sardoal (de manhã) e o público em geral (à tarde), vão ter oportunidade de ouvir as explicações sobre as tábuas do Mestre de Sardoal na Capela do Sagrado Coração de Jesus, sobre a Capela Mor e as Naves Laterais do Templo, com um sistema de som e luz preparado para o efeito, como se fosse uma pequena encenação.
Designado em 2008 “Património Religioso e Espaços Sagrados”, o Dia Internacional de Monumentos e Sítios (18 de Abril) foi instituído em 1982 pelo Conselho Internacional de Monumentos e Sítios, sendo enquadrado pela UNESCO desde o ano seguinte. Em Portugal, as comemorações são promovidas pelo Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico (antigo IPPAR).
A Igreja Matriz de Sardoal é um monumento cujo início de construção data dos fins do século XIV, sendo renovado noutras épocas históricas. Quanto aos Quadros do Mestre de Sardoal, são os exemplares mais representativos existentes em Portugal da transição estética da pintura portuguesa do século XV para o século XVI.
Esta iniciativa do Municipio de Sardoal tem por objectivo relacionar a história da Vila com a riqueza do património local, divulgando esse valor junto das gerações mais jovens.
Nacional | Agência Ecclesia | 2008-04-07 | 11:07:00 | 1457 Caracteres | Património

Partilhar

É importante
(Palavras chave mais utilizadas, o tamanho revela a predominância)