Faleceu o Pe. Salvador Cabral

Pedro Dias

Faleceu este sábado, dia 18, o Pe. António Salvador Cabral, antigo pároco de Nine e Arnoso, arciprestado de V.N. de Famalicão. A informação é confirmada pela página da internet da Arquidiocese de Braga, onde se informa que o funeral se realizar esta segunda-feira, dia 20, às 16h00, em Fiães-Trancoso, diocese da Guarda. A Missa de 7º dia será na próxima sexta-feira, às 18h00, na Igreja paroquial de Nine.

O Padre António Salvador Cabral da Costa nasceu a 28 de Fevereiro de 1943, no concelho de Trancoso, distrito da Guarda. Ingressou no Seminário dos Espiritanos, no Peso da Régua, tendo continuado os seus estudos em Braga, Barcelos e Carcavelos.

Na Congregação dos Missionários do Espírito Santo, foi ordenado sacerdote em 1967, partindo, um ano depois, como missionário para Angola.

Nos 5 anos como missionário, desenvolveu intervenções de carácter político eclesial, publicando nomeadamente o caderno "Revolução para o Terceiro Mundo", que a PIDE rapidamente apreendeu.

Impedido de voltar à Angola, foi para a Alemanha, para a comunidade de Mainz, onde trabalhou durante 20 anos.

Em 1993 regressou a Portugal. Acolhido na Diocese de Braga, desenvolveu a sua acção pastoral em Vila Nova de Famalicão, nomeadamente na paróquia de Nine.

Formado em Filosofia e Teologia, foi professor, missionário e jornalista. Foi redactor e director do Jornal "Diálogo do Emigrante", correspondente da RDP Internacional na Alemanha e redactor do jornal "Diálogo Europeu" naquele país. Foi anda director-geral da Rádio Local de Barcelos e administrador local do Semanário "Minho". Colaborou ainda com o Notícias da Covilhã, Jornal do Fundão, Transmontano, País, Tempo, Família Cristã, Jornal Província de Angola, entre outros.

Publicou: "Okupasuka" (Ressurgir) "Eyelo" (Higiene) "Ulongo W' Okulima" (A arte de cultivar) "Otchisungo Tchokaliye" (Cântico novo) "Revolução para o Terceiro Mundo" (Queimado pela PIDE) "O Cristão e o Temporal", “Caderno Reivindicativo Para uma Política da Emigração”, “Partir Uma Injustiça chamada Nordeste”, “Cantar Comunidades Portuguesas: 25 anos Portugal – Europa”, “Degraus duma Integração Jovens”, “Formação Profissional”, “Portugueses diante da Europa”.

Para além de autor, o Pe. Salvador Cabral era também compositor, tendo editado vários Cd’s com música interpretada pelos coros das paróquias por onde passou.

Fotos   
Nacional | Agência Ecclesia | 2010-09-19 | 22:43:11 | 2927 Caracteres | Diocese de Braga

Partilhar

É importante
(Palavras chave mais utilizadas, o tamanho revela a predominância)