EMRC digital

www.emrcdigital.com

Dado que estamos em início de actividades lectivas, esta semana sugerimos o sítio oficial da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC), da responsabilidade do Secretariado Nacional da Educação Cristã. Claramente este é um daqueles espaços virtuais que se encontra perfeitamente adequado ao público a que se destina. Desde os conteúdos ao design, a riqueza deste sítio não pode deixar ninguém indiferente.

Logo de início somos presenteados com um design bastante apelativo, jovem, alegre e dinâmico, com um resumo dos últimos artigos inseridos e alguns destaques sempre actuais. De seguida na rubrica “documentos sobre educação”, encontramos um sem número de documentos redigidos pela Santa Sé, pela Conferência Episcopal Portuguesa e pela Comissão Episcopal, entre outros. No item dedicado exclusivamente aos “professores” da disciplina, descobrimos qual o perfil adequado ao professor enquanto docente de EMRC, qual a formação disponível e onde a encontrar (desde formação inicial até à formação online) e ainda alguma legislação sobre esta carreira. Na opção “recursos”, dispomos de uma autêntica biblioteca digital dedicada única e exclusivamente à disciplina. É fantástico o manancial de recursos disponíveis desde powerpoint’s temáticos, a curiosidades e enciclopédias, bem como fichas de trabalho e histórias pedagógicas, passando ainda por livros, pensamentos, poemas, revistas, textos de apoio e ligações a páginas de internet que de alguma maneira podem ser aproveitados na leccionação desta cadeira. Como podem reparar temos à distância de um click ferramentas ideais para trabalhar com adolescentes e jovens. De leitura obrigatória é o item “destaques”, que nos transporta para as notícias e factos mais relevantes. Outro espaço com bastantes recursos é o que se refere aos alunos, onde entre outros conteúdos, encontramos um conjunto de sugestões virtuais relevantes. Por último, podemos navegar neste sítio ouvindo sempre uma música agradável e enquadrada com os conteúdos, para isso basta clicar no menu superior onde diz “jukebox”.

Fica aqui a sugestão, este sítio merece de facto estar na lista dos favoritos tanto para os adolescentes e jovens bem como para os adultos, professores ou não, que se interessem por esta temática.

Fernando Cassola Marques

Multimédia | Fernando Cassola Marques | 2010-09-21 | 11:03:47 | 2899 Caracteres | EMRC

Partilhar

É importante
(Palavras chave mais utilizadas, o tamanho revela a predominância)