Porto: Câmara Municipal aprova atribuição de Medalha da Cidade a D. Manuel Clemente

Porto, 25 Jan (Ecclesia) - A Câmara do Porto aprovou hoje a atribuição da «Medalha Municipal de Honra da Cidade» a D. Manuel Clemente, bispo da diocese, distinção que vai ser entregue nas cerimónias de comemoração do 25 de Abril.

Segundo o regulamento da autarquia, esta Medalha destina-se a galardoar “quem tenha prestado à Cidade do Porto, serviços ou concedido benefícios de excepcional relevância ou se tenha distinguido, pelo seu valor em qualquer ramo da actividade humana (ou ainda por relevante acto de coragem ou abnegação)”.

A atribuição da «Medalha de Honra da Cidade» confere ao agraciado singular título de «Cidadão do Porto».

D. Manuel Clemente, bispo do Porto desde 2007 e presidente da Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais, foi o vencedor do «Prémio Pessoa» 2009.

O prelado nasceu em Torres Vedras a 16 de Julho de 1948, é licenciado em História e Teologia e doutorado em Teologia Histórica.

Em 1975 começou a leccionar na Universidade Católica Portuguesa, tornando-se depois director do Centro de Estudos de História Religiosa dessa instituição.

Em Junho de 1979 foi ordenado padre; 20 anos depois, em Novembro de 1999, foi nomeado bispo auxiliar de Lisboa e em de Janeiro de 2000, ordenado na igreja de Santa Maria de Belém (Jerónimos).

OC

Nacional | Agência Ecclesia | 2011-01-25 | 15:16:15 | 1290 Caracteres | Diocese do Porto

Partilhar

É importante
(Palavras chave mais utilizadas, o tamanho revela a predominância)