Porto: D. Manuel Clemente recebe Medalha de Honra da cidade de Gondomar

Gondomar, Porto, 28 jan 2012 (Ecclesia) - A Câmara Municipal de Gondomar, no distrito do Porto, entregou, esta sexta-feira, a Medalha de Honra da Cidade (Grau Ouro) ao bispo da diocese, D. Manuel Clemente.

Segundo o site da edilidade, Valentim Loureiro, presidente da Câmara Municipal de Gondomar, classificou o bispo do Porto como “um homem aberto, de oração, mas, também, de ação”, alguém que – disse - “não se fica pelas palavras...”.

Depois de receber a Medalha de Honra da Cidade (Grau Ouro), D. Manuel Clemente, referiu-se a Gondomar como um local onde tem encontrado “coisas magníficas, quer na área social, desportiva ou cultural”, acrescentando que “este é um concelho humanista e humanizador”.

Recorde-se que D. Manuel Clemente está, desde 2 de dezembro de 2011, a efetuar uma Visita Pastoral à Vigararia de Gondomar.

D. Manuel Clemente, nascido em julho de 1948, atualmente vice-presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, foi ordenado bispo em janeiro de 2000, desempenhando a missão de auxiliar do Patriarcado de Lisboa antes de rumar 300 quilómetros para norte, quando foi nomeado para assumir o cargo de bispo do Porto, em 2007.

O prelado foi distinguido com a Grã-Cruz da Ordem de Cristo, atribuída pela Presidência da República Portuguesa (2010), e o Prémio Pessoa (2009).

LFS

Nacional | Agência Ecclesia | 2012-01-28 | 11:28:00 | 1298 Caracteres | Diocese do Porto

Partilhar

É importante
(Palavras chave mais utilizadas, o tamanho revela a predominância)