Braga: Santuário do Sameiro acolheu Peregrinação dos Frágeis

Primeira edição do evento mostrou uma Igreja Católica apostada em reforçar a sua missão junto dos mais necessitados

DM

Lisboa, 02 jul 2012 (Ecclesia) – O Santuário do Sameiro, em Braga, acolheu este domingo a primeira edição da Peregrinação dos Frágeis, iniciativa promovida pelo setor diocesano da Pastoral da Saúde e que contou com a participação de cerca de 600 doentes e idosos.

Segundo a edição de hoje do Diário do Minho, o evento possibilitou à Igreja Católica local homenagear todos aqueles que diariamente são confrontados com inúmeras dificuldades físicas e sociais e mostrar que quer continuar a caminhar ao lado deles.

O padre Jorge Vilaça, assistente da Pastoral da Saúde da Arquidiocese bracarense, sublinhou que os idosos e doentes são “o coração pulsante e o sacrário de Deus” no meio da Igreja, pois recordam continuamente que a missão dos cristãos começa junto dos “mais frágeis”.

A romaria ao local de culto contou com a participação de utentes e funcionários vindos de diversas instituições de saúde e de solidariedade social da região de Braga.

“A Igreja de joelhos diante dos seus doentes será uma Igreja que ama e que cura”, apontou o sacerdote, que presidiu à eucaristia na cripta do Sameiro.

Para reforçar a sua mensagem, o padre Jorge Vilaça convidou profissionais de saúde e voluntários a ajoelharem-se diante dos doentes em cadeiras de rodas que estavam espalhados pela assembleia.

Entre a plateia, encontravam-se alguns sacerdotes em cadeira de rodas, que também receberam o reconhecimento simbólico dos seus colegas que estavam a concelebrar.

Depois da missa, os profissionais de saúde tiveram oportunidade de consagrar a sua ação a Maria, Mãe de Deus.

Os peregrinos concluíram a sua jornada com uma saudação ao andor da Senhora do Sameiro, que passou em cortejo pelo meio da multidão.

DM/JCP

Fotos   
Nacional | Agência Ecclesia | 2012-07-02 | 15:48:32 | 1704 Caracteres | Diocese de Braga, Pastoral da saúde

Partilhar

É importante
(Palavras chave mais utilizadas, o tamanho revela a predominância)