Entrevistas

Agência Ecclesia

A misericórdia vai modelar a Igreja no terceiro milénio

Entrevista a D. Manuel Linda
Agência Ecclesia

O futuro da humanidade que «virou as costas a Deus»

Entrevista ao cardeal Robert Sarah, prefeito da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos
AE
Agência Ecclesia

Encontro de jovens em Cracóvia ajuda a manter «a frescura, impacto e finalidade» da JMJ

A poucos dias de começar a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Cracóvia 2016, D. Joaquim Mendes, membro da Comissão Episcopal Laicado e Família que acompanha o Departamento Nacional da Pastoral Juvenil (DNPJ), aconselha os jovens a partirem com "o coração aberto" para o que pode acontecer na Capital da Polónia, para o que a experiência das jornadas "possa proporcionar".
AE
Paulo Rocha

É importante não ter vergonha de ser católico

Cuca Roseta vai cantar e falar aos jovens portugueses que participam na JMJ, na Polónia. O Departamento Nacional da Pastoral Juvenil desafiou-a a estar presente na 'LusoFesta' e o seu fado vai ser apresentado no Krakow Congress Centre, na Polónia.
icon
Agência Ecclesia

Por uma experiência Feliz de Fátima

O reitor do Santuário de Fátima, padre Carlos Cabecinhas, apresenta em entrevista à Agência ECCLESIA o programa para a celebração do centenário das Aparições de Fátima, em 2017, avalia o itinerário de preparação que marcou os últimos anos, desde 2010, e reflete sobre a difusão da Mensagem de Fátima em todo o mundo ao longo de um século.
Agência Ecclesia

Ilhas são uma diocese de «pleno direito e com a mesma dignidade na Igreja em Portugal»

D. João é o 39º bispo da Diocese de Angra e reclama a relevância para a Igreja no arquipélago. Natural da Diocese de Coimbra, chega aos Açores como um "pobre Lavrador" que quer "conhecer longamente", "ser açoriano com os açorianos", "gerar comunhão", "convocar para a participação", "valorizar a capacidades de cada um", "a caminhar todos no mesmo sentido".
Agência Ecclesia

Colocar a Igreja em «carris de universalidade» para «construir a casa comum»

A missão, os cristãos "com nome", o tempo gasto a pensar nos "que estão fora", as parcerias sociais para chegar a todos, o acolhimento às famílias. Temas da entrevista de D. José Ornelas à Agência Ecclesia, a poucos dias de ser ordenado bispo e iniciar o episcopado na Diocese de Setúbal: uma diocese periférica, onde o Papa Francisco o enviou como missionário.
LFS/Agência Ecclesia
Luís Filipe Santos

Uma nova Geografia eclesial

O Cónego António Janela, diretor do Instituto Diocesano de Formação Cristã (Lisboa) recorda a criação de duas dioceses a partir do território do Patriarcado, em 1975, e sublinha a progressiva desertificação de um grande centro, que desafia a Igreja Católica a encontrar novas formas de presença da Igreja no mundo urbano
Luís Filipe Santos

Festas populares com autenticidade cristã

D. José Cordeiro, bispo de Bragança-Miranda presidente da Comissão Episcopal da Liturgia e Espiritualidade, sublinha a importância das festas religiosas que vão marcar o tempo de verão, convidando as comunidades a viver a dimensão cristã fundamental das mesmas.
Octávio Carmo

Comunidades portuguesas moldam identidade da Nação

O secretário de Estado das Comunidades, José Cesário, concedeu uma entrevista à Agência ECCLESIA a respeito do Dia de Portugal, na qual sublinha a importância da presença de emigrantes e lusodescendentes em todo o mundo como fator identitário e como ativo para o país, a todos os níveis. O responsável elogia ainda o trabalho desenvolvido pelas missões católicas e por todo o movimento associativo na diáspora.