Entrevistas

Francesco Patton. PR/Ecclesia
Paulo Abreu

As cartas ao Menino Jesus e as dores da Terra Santa no Natal de Belém

O franciscano italiano Francesco Patton é desde 2016 o responsável pela Custódia da Terra Santa, que tem como missão dinamizar e zelar pelos lugares santos em Jerusalém. Prestes a passar o seu segundo Natal em Belém, esteve em Lisboa à conversa com a Agência ECCLESIA, para falar da realidade que se vive na terra que viu Jesus nascer e onde tantos cristãos vão em busca dos locais mais simbólicos para a sua fé.
Arquidiocese de Évora
Agência Ecclesia

«O berço da Pátria é confundido com o colo de Maria»

D. Francisco Senra Coelho conta a história de Portugal em sete etapas, a que correspondem outras tantas alianças da nacionalidade com Nossa Senhora. A garantia da independência e da soberania, em momentos decisivos e desde a nacionalidade, são atribuídos pela tradição e pelo povo português a Nossa Senhora, a quem sempre se manifestou agradecido. Em Alcobaça, Batalha, Vila Viçosa, Sameiro e Fátima estão referências essenciais dessa gratidão.
Teresa Vasconcelos, Comissão Nacional Justiça e Paz
Agência Ecclesia

Relação da Igreja com os pobres passa por acolhimento transformador

Teresa Vasconcelos, vogal da Comissão Nacional Justiça e Paz, aborda nesta entrevista temas centrais da mensagem do Papa Francisco para a celebração do I Dia Mundial dos Pobres, num olhar que convida à transformação de relações humanas e sociais e numa caminhada conjunta em que todos têm algo a dar e a receber.
Agência Ecclesia

Uma aventura no Bairro 6 de Maio

A história de Tomás Cortes no Bairro 6 de Maio começou em 2014, pouco depois do início do semestre pós-Verão, quando pela primeira vez ouviu falar do projeto 'Maria Ajuda Seis de Maio'. Uma aventura que marcou a sua vida e o tornou, para sempre, vizinho da estação ferroviária Santa Cruz/Damaia.
D. António Francisco Santos -  LFS/Agência ECCLESIA
Agência Ecclesia

«Diálogo, abertura, presença e proximidade»

A Agência ECCLESIA transcreve a última entrevista concedida por D. António Francisco dos Santos, falecido bispo do Porto
Isabel Vale
Agência Ecclesia

Acolher e integrar as pessoas com deficiência: Temos de mudar os corações um a um

Isabel Vale é diretora do Serviço Pastoral a Pessoas com Deficiência criado pela Conferência Episcopal Portuguesa em novembro de 2010. Nos dias 17 e 18 o SPPD promove a peregrinação jubilar das pessoas com deficiência ao Santuário de Fátima e espera que este acontecimento seja uma ocasião de mudança na forma como a Igreja Católica acolhe e integra 17% da população portuguesa nas comunidades cristãs, que em muitos casos tem permanecido à margem
D. António Marto
Agência Ecclesia

Peregrinação do Papa Francisco dá «mais credibilidade mediática e existencial» a Fátima

D. António Marto analisa a relação dos vários pontificados com Fátima e o momento atual de receção de uma mensagem que tem na misericórdia a "síntese" interpretativa. Em entrevista à Agência ECCLESIA, o bispo de Leira-Fátima diz que tem "muito respeito" por cada peregrino e, no contexto da canonização dos pastorinhos, afirma que "é hora de escutar as crianças
Agência Ecclesia

Fátima a postos para receber o Papa

O reitor do Santuário de Fátima, padre Carlos Cabecinhas, assumiu a responsabilidade de coordenar a visita do Papa Francisco à Cova da Iria, pelo Centenário das Aparições. Um trabalho que procura valorizar a dimensão festiva de um acontecimento único que não se esgota em 2017.
Agência Ecclesia

35 anos como reitor do Santuário de Fátima

Na hora da despedida do Santuário de Fátima, monsenhor Luciano Guerra revelou à Agência ECCLESIA alguns traços da sua personalidade e o trabalho realizado durante 35 anos (1973 a 2008) naquele altar mariano. Recordamos alguns excertos da entrevista realizada em outubro de 2008
Irmã Ângela Coelho / MC Agência Ecclesiaicon
Agência Ecclesia

Mensagem de Fátima e seus protagonistas

A postuladora da causa de canonização dos Beatos Francisco e Jacinta Marto admitiu à Agência ECCLESIA que o Papa traga "novidades" sobre a canonização dos dois pastorinhos, durante a sua visita a Fátima. A irmã Ângela Coelho fala ainda da importância da figura dos três pastorinhos e da atualidade da mensagem de Fátima, 100 anos depois das Aparições na Cova da Iria.