Internacional

América: Papa despede-se da Cidade do México e segue para Ciudad Juárez sob fortes medidas de segurança

Agência Ecclesia
...

Cidade do México, 17 fev 2016 (Ecclesia) – O Papa despediu-se hoje da Cidade do México, perante centenas de pessoas que esperaram a partir das primeiras horas do dia à porta da Nunciatura Apostólica, onde estava alojado desde a noite de sexta-feira.

Milhares de pessoas acompanharam, mais uma vez, o percurso do papamóvel até ao aeroporto.

Francisco vai percorrer mais de 1500 quilómetros em avião até Ciudad Juárez (Estado de Chihuahua), na fronteira com os EUA, considerada uma das cidades mais violentas do mundo, com problemas ligados ao tráfico de pessoas e de droga, começando por visitar a conhecida prisão ‘CeReSo n.3’, onde estão cerca de 3 mil detidos; a agenda inclui depois um encontro com delegações de trabalhadores e movimentos populares.

A visita é acompanhada pelas autoridades locais com fortes medidas de segurança, com elementos do exército e da polícia federal.

Vão encontrar-se com o Papa, nas instalações da cadeia, 500 homens e 200 mulheres que participam em programas de reinserção social com atividades laborais, desportivas e académicas.

O percurso de Francisco em Ciudad Juárez vai ser acompanhado por 45 mil voluntários espalhados ao longo de mais de 20 quilómetros.

O Papa preside depois a uma Missa ao ar livre, nesta localidade fronteiriça, para chamar a atenção dos responsáveis internacionais em relação aos problemas das migrações.

O papamóvel vai passar simbolicamente junto à fronteira México-EUA, para saudar também quem estiver do lado norte-americano.

OC



América Papa Francisco