Internacional

Brasil: Bispos incentivam à «defesa da dignidade e dos direitos» do povo

Agência Ecclesia
...

«Vida em primeiro lugar» é o tema da mensagem no dia da Independência

Brasília, 07 set 2017 (Ecclesia) – A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) assinala hoje a independência do país com uma mensagem que incentiva as pessoas de boa vontade a mobilizarem-se pacificamente na defesa da dignidade e dos direitos do povo brasileiro.

“A sociedade brasileira está cada vez mais perplexa, diante da profunda crise ética que tem levado a decisões políticas e económicas que, tomadas sem a participação da sociedade, implicam em perda de direitos, agravam situações de exclusão e penalizam o povo brasileiro pobre”, afirmam os bispos católicos.

Neste contexto, a CNBB encoraja que “as pessoas de boa vontade”, particularmente nas comunidades católicas, mobilizem-se “pacificamente na defesa da dignidade e dos direitos do povo brasileiro”, propondo ‘a vida em primeiro lugar’.

A mensagem publicada para o dia da Independência do Brasil sublinha o “grave e prolongado momento triste vivido” no país e o Conselho Permanente do episcopado brasileiro sugere que as comunidades hoje façam “um dia de jejum e de oração”.

A CNBB convidou as comunidades a se unirem ao movimento ‘Grito dos Excluídos’ que nasceu com o objetivo de “responder aos desafios” apresentados na 2.ª Semana Social (1994) intitulada ‘Brasil, alternativas e protagonistas’.

A mensagem explica que o ‘Grito’ que vai ser realizado hoje, “com as suas várias modalidades”, é construído com a participação das comunidades cristãs, movimentos, pastorais sociais e organizações da sociedade civil com o tema ‘Vida em primeiro lugar’ e o lema ‘Por direito e democracia, a luta é de todo dia’.

CB/OC



Brasil