Internacional

Igreja/Sociedade: Alemanha recebe encontro dos cristãos «Juntos pela Europa»

Agência Ecclesia
...
(imagem de arquivo)
(imagem de arquivo)

Perspetivas para «um futuro melhor» em debate na cidade alemã de Munique

Lisboa, 30 jun 2016 (Ecclesia) – A rede ‘Juntos pela Europa’ vai realizar um congresso, entre hoje e sexta-feira em Munique, na Alemanha, a que se segue uma manifestação pública e eventos em várias cidades.

Num comunicado enviado à Agência ECCLESIA, os membros da rede ecuménica ‘Juntos pela Europa’ informam que o congresso conta com três plenários e na manhã de hoje analisam o tema “unidade e reconciliação”, entre as 09h30 e 13h00 (menos uma hora em Lisboa), no Zircus-Krone-Bau, Marsstrasse, em Munique, na Alemanha.

Depois, entre as 15h00 e as 17h30 locais, o programa prevê 19 fóruns onde “várias comunidades e movimentos” vão conduzir juntos um tema “à luz dos seus carismas” e também painéis onde os temas vão ser “discutidos conjuntamente com ‘profissionais’” e das 19h30 às 21h15 realiza-se Festa do ‘Juntos pela Europa’.

Esta sexta-feira, debruçam-se sobre “os vários desafios” que encontram hoje na Europa – ‘Que respostas encontramos hoje na fé? Quais os contributos que podemos dar para um futuro melhor?’ - das 09h30 às 13h00.

Já as mesas-redondas, na parte da tarde, vão ser espaços de diálogo, promovidas por várias comunidades e movimentos contam a intervenção de “especialistas” das Igrejas, da vida política e social com diversos temas como: “Chamados a viver a economia como cristãos; Passos da reconciliação: Experiências sobre o ‘Ecumenismo da vida’; As esperanças e o empenho dos jovens; A que ponto estamos no caminho para a unidade dos cristãos?; O futuro da Europa está nas suas raízes”.

O evento internacional ‘Juntos pela Europa 2016’ inclui também uma manifestação, programada para a tarde deste sábado, que vai permitir que levem para a rua “a experiência e vivência dos dias anteriores”, antes realiza-se um momento de oração em comum, das 10h30 às 11h30 (menos uma hora em Lisboa), em várias igrejas da cidade de Munique.

Entre as 14h00 às 18h00 locais, em Karlsplatz (Stachus), a organização pretende realizar uma manifestação “de alegria, esperança, beleza, sabedoria, imaginação”.

O terceiro “plano distinto” da edição 2016 ‘Juntos pela Europa’ realiza-se nas cidades onde “juntos” a organização pretende que seja a “expressão das relações e colaboração no plano local”.

“Quanto maior o número de cidades onde seja vivido o ‘juntos’, mais visível será a extensão da rede e da sua força unificadora”, acrescenta o comunicado, convidando as cidades a realizar eventos locais a par do evento central em Munique.

A brochura de ‘Munique 2016’ foi entregue ao Papa Francisco pelo padre Heinrich Walter do Movimento de Schoenstatt, a 3 de setembro 2015, que descreveu os primeiros passos do ‘Juntos pela Europa’ e “tudo o que Deus operou durante estes 15 anos”.

O sítio na internet - www.juntospelaeuropa.pt – explica que são cidadãs e cidadãos europeus, representantes de numerosos Movimentos e Comunidades, que “querem viver o Evangelho de Jesus Cristo” e a rede ecuménica é composta por cristãos, católicos, evangélicos, anglicanos, membros das Igrejas livres e ortodoxas, de muitos países e regiões da Europa.

CB



Europa