Internacional

JMJ2016: Papa agradece aos voluntários e aponta a Panamá 2019 sem certeza de lá estar

Agência Ecclesia
...
Foto: Lusa
Foto: Lusa

Cracóvia, Polónia, 31 jul 2016 (Ecclesia) – O Papa agradeceu hoje na Polónia aos voluntários da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2016, apontando à próxima edição internacional do evento, em 2019, no Panamá.

“Eu não sei se eu estarei no Panamá, mas posso assegurar-vos uma coisa, que Pedro [o Papa, ndr] estará no Panamá. E Pedro perguntar-vos-á se falaram com os avós, se falaram com os anciãos para ter memória, se tiveram a coragem e audácia para enfrentar a situação e se semearam para o futuro”, declarou, no último encontro com participantes no encontro mundial de jovens católicos que decorreu na cidade de Cracóvia.

“Que Deus vos abençoe a todos. Obrigado. Obrigado por tudo”, acrescentou.

O encontro contou com a leitura de uma carta escrita por um jovem polaco, designer gráfico, voluntário na JMJ 2016, falecido devido a um tumor no início de julho.

O Papa deixou de lado o discurso que tinha preparado para apresentar uma reflexão improvisada sobre três palavras-chave, “memória, coragem, futuro”.

Antes de chegar à Tauron Arena, para saudar os cerca de 20 mil voluntários ali reunidos, Francisco tinha surgido pela última vez à janela da residência arquiepiscopal de Cracóvia, onde saudou a multidão.

“Muito, muito obrigado pelo caloroso acolhimento destes dias”, disse aos fiéis reunidos na praça, diante do edifício.

OC



Jornadas Mundiais da Juventude