Internacional

Ucrânia: Responsável da Santa Sé critica «silêncio» perante crise na região oriental

Agência Ecclesia
...
RV/OR
RV/OR

Cardeal Leonardo Sandri visitou comunidades católicas em Kharkiv

Lisboa, 14 jul 2017 (Ecclesia) – O responsável da Santa Sé pelo acompanhamento das Igrejas Orientais denunciou hoje o “silêncio” da comunidade internacional perante o sofrimento das populações na Ucrânia.

“Do ponto de vista humano e cristão, o amor pela verdade que os apóstolos nos confiaram impede-nos de aceitar o silêncio que caiu sobre o conflito na Ucrânia, sobre os sofrimentos que atingem dezenas de milhares de pessoas”, referiu o cardeal Leonardo Sandri, em declarações citadas pela Rádio Vaticano.

O prefeito da Congregação para as Igrejas Orientais (Santa Sé) presidiu a uma celebração litúrgica em Kharkiv.

A viagem à Ucrânia começou esta terça-feira, a convite do arcebispo de Kiev, D. Sviatoslav Shevchuk, por ocasião da peregrinação nacional ao Santuário mariano de Zarvanytsia, em Ternopil.

Acompanhado pelo núncio apostólico D. Claudio Gugerotti e pelo secretário da nunciatura, nmonsenhor Joseph Grech, o responsável da Santa Sé foi por alguns jovens vestidos com os trajes tradicionais e pelo arcebispo-mor da Igreja greco-católica ucraniana, que presidiu ao rito, no final do qual o cardeal Sandri concedeu a bênção em nome do Papa Francisco. 

OC