Internacional

UE: Bispos católicos sublinham responsabilidade da Europa na construção da paz

Agência Ecclesia
...

Membros da Comissão dos Episcopados do Velho Continente reuniram em Bruxelas e exigiram uma maior «capacidade de ação»

Bruxelas, 04 mar 2016 (Ecclesia) – A assembleia da Comissão dos Episcopados Católicos da União Europeia (COMECE), que terminou esta sexta-feira em Bruxelas, sublinhou a responsabilidade dos Estados-membros em contribuírem ativamente para a construção da paz, no território e no mundo.

Numa intervenção enviada à Agência ECCLESIA, o presidente daquele organismo, cardeal Reinhard Marx, frisa que “esta questão é mais importante do que nunca”.

“Temos de perceber como é que a Europa pode afirmar-se hoje como um veículo efetivo de paz no mundo, sobretudo no que toca ao Médio Oriente ou ao Norte de África mas também na Ucrânia”, realça o prelado alemão.

O também arcebispo de Munique abordou ainda a questão dos refugiados, frisando a importância do encontro que o Conselho Europeu vai promover no dia 7 de março, a propósito da situação na Turquia, que já recebeu mais de 2,7 milhões de sírios em fuga devido à guerra civil no seu país.

D. Reinhard Marx espera que através da iniciativa da próxima segunda-feira, a Europa possa “dar um exemplo de solidariedade e mostrar a sua capacidade de ação”.

“Esse seria um sinal vital de esperança, também para o debate público que tem acontecido à volta desta questão”, considera o presidente da COMECE.

Na assembleia de Primavera do organismo, que reúne representantes das conferências episcopais católicas dos 28 Estados-membros da União Europeia, participaram ainda várias figuras envolvidas nas problemáticas debatidas.

Entre elas, Federica Mogherini, alta representante da UE para os Negócios Estrangeiros e vice-presidente da Comissão Europeia; Anna Fotyga, responsável pelo subcomité do Parlamento Europeu para a área da “Defesa e Segurança”; e o diretor executivo do Serviço Europeu de Ação Externa para a Europa e Ásia Central, Thomas Mayr-Harting.

JCP



Europa