Internacional

Vida Consagrada: Irmãos Maristas elegeram novos responsáveis a nível mundial

Agência Ecclesia
...

Capítulo geral na Colômbia termina a 20 de outubro

Rionegro, Colômbia, 04 out 2017 (Ecclesia) – O Instituto Marista está reunido em capítulo geral e elegeu esta terça-feira como superior-geral o irmão Ernesto Sánchez Barba e como vigário-geral o irmão Luis Carlos Gutiérrez Blanco, para os próximos oito anos.

Num comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA, os irmãos Maristas informam que os conselheiros vão ser eleitos durante a próxima semana.

O Capítulo Geral realiza-se pela primeira vez na história do instituto “fora da Casa Geral” para exprimir, com um gesto concreto, o desejo de acolherem o convite do Papa Francisco para “sair em direção às periferias do mundo”.

A 22.ª reunião magna termina no dia 20 de novembro e a sua mensagem vai “enfatizar a necessidade” do instituto religioso “deixar as zonas de conforto” e criar “um novo paradigma” em relação ao que Deus pede que os Maristas sejam e façam.

Participam na reunião 79 capitulares reunidos que representam cerca de 3 mil irmãos de 81 países, onde se contam oito leigos, que têm vivido “momentos proféticos”, que “sem dúvida condicionarão o próximo mandato do governo-geral”, de encontro com pessoas marginalizadas nas periferias de Medellín, já ouviram jovens de Venezuela, Colômbia e Equador.

O Instituto Marista foi fundado por São Marcelino Champagnat, em La Valla, na França, há 200 anos, celebrados a 2 de janeiro deste ano.

Em Portugal estão há cerca de 70 anos e contam com "dois colégios de referência", um em Lisboa e outro em Carcavelos,

A missão dos irmãos Maristas passa também por Ermesinde, onde coordenam uma Casa de Acolhimento Residencial Especializada para crianças e jovens em risco, de ambos os sexos, com idades compreendidas entre os 6 e 18 anos; e em Vouzela onde têm uma casa de formação e centro juvenil.

CB



Vida Consagrada