Nacional

Açores: Diocese promove Jornadas de Comunicação Social

Agência Ecclesia
...

Especialistas debatem hoje «media e evangelização» no arquipélago

Angra do Heroísmo, Açores, 05 out 2015 (Ecclesia) – O Serviço da Pastoral das Comunicações Sociais da Igreja, da Diocese de Angra, desafiou especialistas para debaterem hoje o “contributo” dos media para a evangelização e os “desafios da comunicação cristã”, na Escola Secundária de Vila Franca do Campo.

“De onde vimos e para onde vamos, com que órgãos e meios, e que desafios se colocam para que a comunicação social de inspiração cristã consiga alcançar o seu principal objetivo que é ser um espaço de evangelização”, são os objetivos dos responsáveis das Jornadas de Comunicação Social.

Esta iniciativa é promovida pelo Serviço da Pastoral das Comunicações Sociais da Igreja e a ouvidoria de Vila Franca do Campo, na ilha de São Miguel, no âmbito do centenário do jornal “A Crença”.

Neste contexto, a organização pretende que das jornadas haja um “contributo efetivo” para o futuro desse jornal local, para o qual existe o objetivo de abranger toda a ilha.

Segundo o portal informativo diocesano ‘Igreja Açores, as jornadas começam às 09h30, com a sessão de abertura presidida pelo bispo de Angra, D. António de Sousa Braga.

Depois a conferência inaugural é sobre a história da imprensa cristã nos Açores e a sua relação com os media generalistas, apresentada pela professora Susana Serpa Silva, da Universidade dos Açores.

Do programa constam duas mesas redondas, uma da parte da manhã - Os Meios de comunicação social de inspiração cristã e o seu contributo para a evangelização no arquipélago é – com os diretores dos jornais ‘A Crença’ e ‘Dever’, respetivamente os padres António Cassiano e João Bettencourt das Neves, o antigo diretor do jornal ‘As Flores’, Renato Moura e o jornalista Luciano Barcelos, da RTP Açores.

De tarde o cónego António Rego, o diretor da Revista Família Cristã, o padre Francisco Rebelo e o padre José Paulo Machado participam na segunda mesa redonda sobre “Os desafios dos órgãos de comunicação social de inspiração cristã na sociedade das TIC”.

As Jornadas de Comunicação Social dedicadas ao tema ‘Os media e a evangelização’, em específico no Arquipélago dos Açores, encerram com uma conferência

O diretor da Agência ECCLESIA, o jornalista Paulo Rocha, é o responsável pela conferência de encerramento das Jornadas de Comunicação Social, dedicadas ao tema ‘Os media e a evangelização’, da Diocese de Angra.

A iniciativa na Escola Secundária de Vila Franca do Campo é aberta ao público em geral.

IA/CB/OC