Nacional

Algarve: 1800 escuteiros celebram jubileu em Vila Real de Santo António

Agência Ecclesia
...

Faro, 26 fev 2016 (Ecclesia) – A Junta Regional do Algarve do Corpo Nacional de Escutas (CNE), com a Diocese do Algarve, vai celebrar o seu Jubileu, do Ano Santo da Misericórdia, este sábado, em Vila Real de Santo António.

A nota de imprensa do município algarvio, destaca que o encontro, “que se reveste de cariz católico”, vai reunir cerca de 1800 escuteiros de toda a região, sob o lema ‘Edificar um mundo melhor’.

Segundo o programa, os escuteiros começam as comemorações do dia de Baden Powell (159.º aniversário celebrado na segunda-feira) e o seu jubileu com o acolhimento às 09h00, na Praça Marquês de Pombal.

Após este momento, iniciam-se os “jogos de cidade” onde as ações obedecem a um imaginário que tem como tema principal “a história de Vila Real de Santo António”.

O bispo do Algarve, D. Manuel Quintas, associa-se a esta atividade escutista e preside à Eucaristia, às 14h30, no pavilhão multiúsos, no Complexo Desportivo Municipal.

O Jubileu do CNE assinala-se no âmbito do Ano Santo da Misericórdia que a Igreja Católica está a viver até 20 de novembro.

A Câmara Municipal de Vila Real de Santo António informa ainda que depois vai ser assinado um contrato de comodato com o Corpo Nacional de Escutas para a cedência “as instalações para a futura sede do Agrupamento 1370 de VRSA”.

Segundo dados do jornal diocesano ‘Folha do Domingo’, o Algarve conta com cerca de 2200 escuteiros divididos por 33 agrupamentos.

O CNE foi fundado no dia 27 de maio de 1923, por ação de D. Manuel Vieira de Matos, arcebispo de Braga, e Portugal regista 73 mil associados – 59 mil crianças e jovens e 14 mil adultos.

O movimento escutista conta atualmente com mais de 30 milhões de elementos no ativo, dispersos por 216 países do mundo.

CB/



Diocese do Algarve Escutismo Jubileu da Misericórdia