Nacional

Apps: Fátima à distância de um clique

Agência Ecclesia
...
DR
DR

Aplicações online aproximam peregrinos da história e da experiência no Santuário

Lisboa, 05 mai 2017 (Ecclesia) – Peregrinar a Fátima, rezar o terço, conhecer a história da mensagem de Fátima ou, por instantes, ser um dos pastorinhos já é possível através de aplicações online, apresentadas na edição do semanário Ecclesia desta semana.

O iTerço é “pensado em todas as pessoas que estão sós, que peregrinam” ou “gostam de rezar o teço”, apresenta Bento Oliveira, colaborador do Semanário Ecclesia e coordenador do portal iMissio.

Esta aplicação paga, com página na rede social Facebook, permite rezar a duas vozes: “a primeira parte é feita pela voz da aplicação, a segunda é pelo próprio, como se estivesse a rezar com outra pessoa”.

A aplicação «100 anos Fátima Android» é, como indica o nome, celebrativa e “aplicação permite conhecer a história de Fátima, do Santuário, dos Pastorinhos”.

O utilizador é convidado a “explorar os locais a visitar no Santuário através de um mapa offline do local”, informa Bento Oliveira sobre esta aplicação que é paga.

“Contém uma galeria de obras de arte religiosa, do artista Santiago Belacqua, para desfrutar e partilhar nas redes sociais”.

A Guarda Nacional Republicana (GNR) e uma seguradora criaram a APPeregrinos, que disponibilizam gratuitamente apostando em informações “úteis aos peregrinos”.

Os utilizadores acedem a “conselhos de segurança e informações, promovendo as boas práticas de segurança”, tendo também informação sobre o auxilio disponível nas deslocações até ao Santuário de Fátima, como no próprio santuário.

Há ainda informações sobre “a lotação dos parques de estacionamento, meteorologia, tráfego e notícias relacionadas com o evento”.

Para utilizadores maiores de quatro anos está disponível o «Jogo dos Pastorinhos», aplicação gratuita lançada pelo Santuário de Fátima.

“Os jogadores escolhem com qual dos personagens querem jogar: a Lúcia, o Francisco, a Jacinta ou o menino” tendo como objetivo cimeiro “chegar primeiro ao Coração de Jesus”.
Trata-se de um jogo onde “se lançam os dados e se vão seguindo as instruções” avançando no percurso pela Cova da Iria.

Estas aplicações são apresentadas por Bento Oliveira na edição mais recente do Semanário Ecclesia que tem como tema central o centenário das Aparições no Santuário de Fátima.

LS



Fátima