Nacional

Aveiro: Bispo pede à diocese que reze pelo «dom da chuva»

Agência Ecclesia
...

D. António Moiteiro propõe prece para Oração dos Fiéis em todas as Eucaristias

Aveiro, 21 nov 2017 (Ecclesia) – O bispo de Aveiro enviou uma carta aos padres da sua diocese a pedir que as comunidades católicas rezem pelo “dom da chuva” em todas as Eucaristias, na Oração dos Fiéis.

“Neste tempo de seca que afeta o nosso país, devemos pedir-Lhe (Jesus), com insistência, a chuva tão necessária às nossas populações e aos nossos campos”, escreve D. António Moiteiro na carta aos sacerdotes da diocese.

No documento enviado hoje à Agência ECCLESIA pelo Gabinete de Comunicação e Imagem da Diocese de Aveiro, o bispo diocesano pede aos sacerdotes que introduzam “em todas as Eucaristias” uma prece na Oração dos Fiéis e “rezem a oração feita pelo Beato Paulo VI a pedir o dom da chuva”.

“Senhor, nós Vos pedimos que nos concedais a chuva tão necessária para que a terra produza colheitas e frutos abundantes e a ninguém falte o pão de cada dia. Oremos ao Senhor”, é a intenção sugerida para a Oração dos Fiéis, que acompanha o documento do prelado.

D. António Moiteiro na carta aos sacerdotes de Aveiro lembra também qual foi a oração feita pelo Beato Paulo VI a pedir o dom da chuva: “[…] Tu, Pai bondoso, que sobre todos fazes brilhar o sol/ e fazes cair a chuva/ tem compaixão de todos os que sofrem duramente/ pela seca que nos ameaça nestes dias. […]

“Faz cair do céu sobre a terra árida/ a chuva desejada/ a fim de que renasçam os frutos/ e sejam salvos homens e animais. Que a chuva seja para nós o sinal/ da Tua graça e da Tua bênção”, lê-se também na oração do pontífice italiano, no ângelus de 4 de julho de l976.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera – IPMA prevê que a chuva regresse a Portugal continental a partir desta quarta-feira, apenas às regiões a norte do sistema Montejunto-Estrela; a 15 de novembro, cerca de 6% do território estava em seca severa e 94% em seca extrema.

CB/OC



Diocese de Aveiro Meio Ambiente