Nacional

Braga: Caminhada de Advento e Natal «Da Espera ao Encontro»

Agência Ecclesia
...

Guião sugere que se crie «o cantinho de oração», colocando nesse espaço um banco

Braga, 22 nov 2017 (Ecclesia) - O Departamento para Ministros Extraordinários da Comunhão e Ministérios Litúrgicos da Arquidiocese de Braga elaborou a caminhada de Advento e Natal que tem como tema «Da Espera ao Encontro».

O Advento, que prepara os cristãos para a celebração do Natal, é um tempo que “ensina e educa para a espera” e do programa pastoral diocesano “sobressaem duas palavras-chave: esperança e encontro”, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Assim se “tecerá a dinâmica do Advento e Natal” para este ano que parte da espera e caminha até ao encontro, frisa a nota

No Advento, como provocação, faz-se uma pergunta: “Quem esperas?” e no Natal, como “compromisso e vivência”, passa-se ao encontro: “ir ao encontro do Homem, nas suas mais sensíveis presenças”.

Para significar a espera o departamento colocou a “imagem simbólica” do banco que traduz o lugar onde as pessoas se sentam, “não só para descansar, mas também para esperar”.

O Advento há-de ser também “vivido em família” e para o efeito, o guião sugere que se “crie o cantinho de oração, colocando nesse espaço um banco”.

“Não esquecer a Bíblia aberta e uma vela, este representará a espera e ao mesmo tempo o lugar de sentar, de rezar, de esperar”, sublinha o guião desta caminhada de Advento e Natal.

O documento propõe também que “se prepare e se faça uma boa catequese sobre o Advento/Natal, tendo como base a dinâmica da comunidade”.

Como sugestão, salienta-se as dinâmicas de solidariedade, a “campanha da Infância Missionária e a construção paulatina do presépio...”

LFS



Diocese de Braga