Nacional

Igreja: Arquidiocese de Braga assinala bodas de ouro sacerdotais de D. Jorge Ortiga

Agência Ecclesia
...
D. Jorge Ortiga - LFS/Agência ECCLESIA
D. Jorge Ortiga - LFS/Agência ECCLESIA

Programa das celebrações foi hoje apresentado em conferência de imprensa

Braga, 23 jun 2017 (Ecclesia) – D. Jorge Ortiga comemora dia 09 de julho as bodas de ouro sacerdotais e a Arquidiocese de Braga vai celebrar os 50 anos de ordenação sacerdotal durante uma semana, entre os dias 09 a 16.

A primeira iniciativa das comemorações das bodas de ouro de ordenação sacerdotal do arcebispo de Braga é celebração de ordenações diaconais, dia 09 de julho, pelas 15:30, na cripta da Basílica do Sameiro, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Natural de Brufe, Vila Nova de Famalicão, D. Jorge Ortiga nasceu a 05 de março de 1944 e a festa comemorativa dos 50 anos de sacerdócio tem como lema «No ouro do sacerdócio, a renovação da arquidiocese. Arcebispo de Braga em bodas de ouro sacerdotais».

Integrada nas comemorações, realiza-se, dia 10 de julho, no Auditório Vita daquela cidade uma iniciativa destinada ao clero e consagrados onde serão refletidos os seguintes temas: “Espiritualidade sacerdotal”; “Debate sobre o DNA do clero e futuro da Arquidiocese” e “Espiritualidade dos consagrados”, lê-se no comunicado.

 “Perspetiva bíblica sobre a caridade e uso dos bens” e “Aspetos práticos para os conselhos económicos” são os temas abordados no dia 11 de julho, na cripta do Sameiro, e destinados aos conselhos económicos.

Os movimentos eclesiais também estão contemplados nesta festa com reflexões, dia 12 de julho, no Auditório Vita, sobre “O presbítero no meio dos leigos”.

Uma Introdução sobre “Ministérios e novas ministerialidades” seguido de debate é o tema da atividade a concretizar dia 13 de julho, no Auditório Vita e destinada aos Ministérios Laicais.

No dia 14 do próximo mês, os bispos, o cabido de Santiago de Compostela (Espanha), sacerdotes, cristãos e entidades civis e militares reúnem-se, pelas 18:00, na Sé de Braga para um pontifical seguido de uma sessão solene com jantar no Seminário Conciliar de Braga.

As comemorações encerram dia 16 de julho com ordenações sacerdotais, pelas 15:30, na Cripta do Sameiro.

D. Jorge Ferreira da Costa Ortiga foi ordenado bispo a 03 de janeiro de 1988 e tomou posse como arcebispo de Braga a 18 de agosto de 1999.

LFS/PR



Diocese de Braga