Nacional

Braga: Ministro da Economia, Carvalho da Silva e Marques Mendes em debate sobre o trabalho promovido pela Igreja Católica

Agência Ecclesia
...

Arquidiocese de Braga convida agentes da política e cultura para refletir temas da atualidade

Braga, 26 fev 2016 (Ecclesia) - O comentador Luís Marques Mendes vai moderar hoje um debate organizado pela Arquidiocese de Braga que reúne o ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, e o ex-sindicalista Carvalho da Silva.

A iniciativa, que decorre no Auditório Vita (Braga), a partir das 21h00, marca o arranque do II Ciclo de Conferências “Olhares Sobre...”.

O primeiro debate, dedicado aos temas do trabalho, conta ainda com a presença do vice-presidente do Conselho Económico e Social Europeu (CESE), Gonçalo Lobo Xavier.

De acordo com dados fornecidos pela NOVA ÁGORA, plataforma criada pela Arquidiocese de Braga para “promover discussões autênticas e abertas a toda a sociedade civil sobre as temáticas que mais influenciam a atualidade”, o Auditório Vita vai contar com casa cheia para assistir ao debate inaugural, tendo já sido atingido o número limite de 530 inscrições.

A iniciativa vai, por isso, contar com transmissão online, no endereço http://novaagora.pt.

Além do trabalho, vão ser temas deste ciclo de debates a educação e a arte.

“O sucesso da primeira edição veio reforçar a nossa ambição de elevar esta iniciativa a um patamar de prestígio nacional, pelo facto de reunir os contributos de personalidades que são reconhecidas pelo valor do seu pensamento, independentemente da sua fé ou ideologia política", explicou o arcebispo de Braga, D. Jorge Ortiga, em comunicado enviado à Agência ECCLESIA.

A 4 de março, a “Educação” é o tema em análise tendo como convidados para oradores o antigo primeiro-ministro, António Guterres, e os ex-ministros da Justiça e da Educação, respetivamente Laborinho Lúcio e Eduardo Marçal Grilo.

Esta sessão tem como moderadora a jornalista Fátima Campos Ferreira.

O terceiro e último debate do ciclo é uma reflexão sobre o estado da “Arte” em Portugal, tendo como oradores o vencedor do Prémio Pessoa 2015, o escultor Rui Chafes, e os escritores Mário Cláudio e Pedro Sobrado.

O Auditório Vita, em Braga, acolhe novamente a sessão que desta vez tem a moderação da jornalista Maria João Costa, da Rádio Renascença, no dia 11 de março.

D. Jorge Ortiga destaca ainda que a plataforma ‘Nova Ágora’, criada em 2015, foi a responsável pela dinamização de um “espaço de discussões autênticas” e abertas a toda a sociedade civil sobre os temas que “mais influenciam a atualidade”, e que tem continuidade este ano.

CB/OC



Diocese de Braga