Nacional

Coimbra: Fórum Ecuménico Jovem congrega participantes de várias Igrejas cristãs

Agência Ecclesia
...

Iniciativa vai assinalar-se pela 16ª ocasião em Portugal

Coimbra, 10 nov 2014 (Ecclesia) – O Fórum Ecuménico Jovem vai reunir este sábado participantes de várias Igrejas cristãs destacando o que as une, este ano com tema ‘Para tudo há um momento e um tempo’  que pretende responder à pergunta "O que fazes do teu tempo?”, em Coimbra.

“Num tempo em que tudo parece acontecer tão depressa, em que não há tempo para nada, em que os próprios ritmos de vida e de trabalho parecem retirar tempo para outras dimensões do ser-se pessoa importa perguntar sobre as lógicas em que construímos a nossa vida”, explica a equipa organizadora do Fórum Ecuménico Jovem, no desafios/convite que fez aos jovens.

Por isso, no encontro deste sábado, no Instituto Missionário dos Dehonianos em Coimbra, os participantes da 16ª edição do encontro ecuménico jovem quer ajudar a refletir sobre a pergunta: “O que fazes do teu tempo?; “A quem, a quê, entregamos o nosso tempo?”.

O texto bíblico, do livro de Qohéleth (3, 1-8), escolhido para o Fórum Ecuménico Jovem, segundo a equipa organizadora, dá uma resposta “sensata e sábia”: “Para tudo há um momento e um tempo”.

Este encontro que se realiza em Portugal pela 16ª vez reúne jovens de várias Igrejas cristãs, nomeadamente católicos romanos, lusitanos, metodistas, presbiterianos, pretende também ser um sinal do “grande acolhimento” juvenil ao desafio da “urgente reconciliação” entre os cristãos e da sua missão urgente de “dar um sentido novo ao tempo, para que um tempo novo possa surgir”.

Para ajudar a refletir sobre esta questões temporais, e outras que possam surgir, foi preparado um programa propõe o aprofundamento do tema central com momentos de reflexão, com workshops temáticos, de partilha e de oração, com uma celebração ecuménica e festa.

A equipa ecuménica tem publicado “flahs ecuménicos”, com a sugestão de um texto bíblico, um testemunho, um desafio e ainda uma oração, que servem de apoio para um caminho que este sábado, 15 de novembro, reúne os jovens em Coimbra.

O Fórum Ecuménico Jovem realiza-se desde 1999, o primeiro decorreu no Seminário diocesano de Leira quando foi criada uma Equipa Ecuménica Jovem, mas a ideia surgiu em 1997, na Assembleia Ecuménica Europeia, realizada em Graz, na Áustria.

CB



Ecumenismo