Nacional

Cultura: Bom Jesus do Monte é imagem do Festival Internacional de Polifonia Portuguesa

Agência Ecclesia
...
Foto: Fundação Cupertino de Miranda
Foto: Fundação Cupertino de Miranda

Vila Nova de Famalicão, 08 ago 2017 (Ecclesia) –  A Fundação Cupertino de Miranda promove o Festival Internacional de Polifonia Portuguesa que oferece concertos, visitas e um seminário, e tem como imagem oficial o Bom Jesus do Monte, de 31 de agosto a 10 de setembro.

Num comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA, a fundação com sede em Vila Nova de Famalicão informa que a basílica do Santuário do Bom Jesus do Monte, obra-prima do Barroco na Arquidiocese de Braga, vai receber um dos concertos do Festival Internacional de Polifonia Portuguesa, a 8 de setembro.

O programa da Fundação Cupertino de Miranda prevê um total de sete concertos, sete visitas guiadas e um seminário, com convidados das áreas da arquitetura, da arte barroca e da música polifónica.

Entre 31 agosto e 10 de setembro, o programa do festival vai percorrer ainda as igrejas de São Lourenço (Grilos), logo no primeiro dia com um ‘Sermão do Padre António Viera’, por Luís Miguel Cintra, prémio Árvore da Vida 2017 do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura da Igreja Católica.

Depois vão visitar a igreja de São Gonçalo de Amarante, na Diocese do Porto, e na Arquidiocese de Braga as igrejas de São Victor e a de Santa Maria de Landim, em Vila Nova de Famalicão.

Na Diocese de Coimbra, a sala do capítulo do Mosteiro de Santa Cruz vai receber o seminário ‘o barroco e a polifonia em Portugal’ a partir das 14h30, de 2 de setembro, com diversos oradores.

Em Coimbra, o diretor da Cappella Musical Cupertino de Miranda, Luís Toscano, vai apresentar ‘Magnificat anima mea Dominum - O Cântico de Maria no Livro de Vésperas de Santa Cruz de Coimbra’; A participação é gratuita mas sujeita a inscrição online e a confirmação por parte da organização do evento.

A Fundação Cupertino de Miranda dinamiza o Festival Internacional de Polifonia Portuguesa pelo sétimo ano consecutivo e o vai integrar pela primeira vez a igreja do Mosteiro de Grijó, em Vila Nova de Gaia, na Diocese do Porto.

CB



Diocese do Porto Diocese de Braga Diocese de Coimbra Arte Sacra Património