Nacional

Curriculum Vitae de D. Manuel da Silva Rodrigues Linda

Agência Ecclesia
...

Curriculum Vitae de D. Manuel da Silva Rodrigues Linda

Biografia
- Nasceu a 15/04/1956 na Freguesia de Paus, Concelho de Resende, Distrito de Viseu, Diocese de Lamego. Frequentou os Seminário Menor (Resende) e Maior (Lamego) da Diocese de Lamego, bem como o Instituto de Ciência Humanas e Teológicas (Porto), já como aluno da Diocese de Vila Real.

- Recebeu a Ordenação Presbiteral a 10/06/1981.

Funções sacerdotais
- Desempenhou diversas tarefas pastorais: Pároco, Assistente Diocesano da Acção Católica, Capelão Militar, Promotor de Justiça e Defensor do Vínculo no Tribunal Eclesiástico Diocesano, etc. Foi também membro da equipa diocesana responsável pela Pastoral Juvenil e pelo Movimento dos Convívios Fraternos.

- Actualmente, é Reitor do Seminário, Vigário Episcopal para a Cultura, Coordenador da Pastoral, Director da Casa Diocesana/Centro Católico de Cultura, Capelão da Escola de Donas de Casa (Santa Casa da Misericórdia de Vila Real) e Assistente Eclesiástico da ACEGE (Associação Cristã de Empresários e Gestores).

- É membro dos Conselhos Presbiteral, Pastoral e de Consultores e preside à Assembleia Geral da Fraternidade Sacerdotal de Vila Real.

Qualificações académicas
- Curso Superior de Teologia, do Instituto de Ciências Humanas e Teológicas do Porto, em 1980;

- Licenciatura em Humanidades, pela Faculdade de Filosofia de Braga da Universidade Católica Portuguesa, em 1987;

- Licenciatura em Teologia, pela Faculdade de Teologia (Porto) da Universidade Católica Portuguesa, em 1988;

- Licenciatura Canónica em Teologia - Especialidade de Teologia Moral (II Ciclo de Estudos Eclesiásticos), pela Accademia Alfonsiana, Instituto Superior de Teologia Moral da Pontifícia Universidade Lateranense (Roma), em 1991;

-Curriculum para o Doutoramento, pelo Instituto Superior de Ciencias Morales da Universidad Pontifícia Comillas (Madrid), em 1992;

- Doutoramento em Teologia - Especialidade de Teologia Moral, pela Universidad Pontificia Comillas (Madrid), em 26/06/1998, com uma tese intitulada "Andragogia política em D. António Ferreira Gomes".

Actividade docente

- Tem coordenado o múnus pastoral com a actividade docente. Leccionou ou lecciona em diversas Escolas de diferentes níveis: Seminário, antiga Escola do Magistério Primário (Didáctica da Religião e Moral), Escola Superior de Enfermagem (Deontologia e Ética), várias Escolas Básicas e Secundárias (Educação Moral e Religiosa Católica - EMRC) e diversas unidades da Universidade Católica Portuguesa: Faculdade de Teologia (diversas disciplinas), Faculdade de Direito (Mundividência Cristã) e Escola das Artes (Ética).

- Foi o Coordenador da Extensão de Vila Real da Faculdade de Teologia (FT) - Instituto Universitário de Ciências Religiosas;

- Participou, na vida académica, nas seguintes funções: Membro eleito da Congregação da FT; Membro da Comissão Pedagógica da FT-Porto; Coordenador do Programa Erasmus/Sócrates da FT da UCP-Porto; membro da comissão de formação contínua dos Docentes da FT; Membro do Conselho Pedagógico da FT, em representação do Curso de Mestrado.

- Dirigiu mais de duas dezena de teses de Licenciatura e Mestrado na FT da UCP e fez parte de vários júris académicos.

- Membro do Conselho de Direcção da revista Humanística e Teologia, pelo Departamento de Teologia Sistemática.

- Membro do Conselho Científico da Escola Superior de Enfermagem, desde 1995;

- Orientou tese de Mestrado na Universidade do Minho e integrou júris académicos de Mestrado/Doutoramento na Universidade do Minho, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e Instituto Superior Miguel Torga - Escola Superior de Altos Estudos (Coimbra).

- É membro do Centro de Estudos de Pensamento Português (UCP).



Diocese de Braga