Nacional

Direitos Humanos: Mais de 60 deputados portugueses pedem libertação da paquistanesa Asia Bibi

Agência Ecclesia
...

Lisboa, 12 out 2016 (Ecclesia) - Mais de 60 deputados portugueses subscreveram uma carta entregue hoje na embaixada do Paquistão em Lisboa pedindo a libertação de Asia Bibi, cristã paquistanesa acusada de blasfémia e condenada à morte em 2009.

A missiva foi subscrita por deputados à Assembleia da República do PSD, PS, CDS-PP, BE e PCP e por dois antigos parlamentares, os centristas José Ribeiro e Castro e Teresa Anjinho.

"Além da salvaguarda da liberdade religiosa inerente a qualquer pessoa, estão em causa também outros direitos humanos fundamentais, que tornam imperativo este nosso apelo, dirigido ao Presidente da República do Paquistão e a todas as autoridades do país", apelam na carta, divulgada pela Lusa.

A entrega decorreu na véspera do Supremo Tribunal do Paquistão se pronunciar sobre o último recurso pendente.

A Lei da Blasfémia impõe prisão perpétua ou morte para qualquer pessoa que insulte o livro sagrado do Islão, o Corão, ou o nome do Profeta Maomé.

A fundação pontifícia Ajuda à Igreja que Sofre recorda que por defenderem Asia Bibi “dois proeminentes políticos paquistaneses foram assassinados” em 2011, o governador do estado de Punjab, Salmaan Taseer, e o ministro federal das Minorias, o católico Shahbaz Bhatti.

OC



Ásia