Nacional

EUA/Eleições: Decisões do presidente serão diferentes das afirmações do candidato

Agência Ecclesia
...

D. Manuel Clemente espera que a episódios da campanha sejam corrigidos pela prática

Fátima, 10 nov 2016 (Ecclesia) – O presidente da Conferência Episcopal Portuguesa disse hoje que as afirmações de Donald Trump durante a campanha eleitoral vão acabar por ser corrigidas “pela prática” e pela tomada de decisões.

“Uma coisa é alinhar com receios e medos por parte da população. Outra coisa é ter tomar decisões”, disse D. Manuel Clemente na conferência de imprensa de apresentação das conclusões da Assembleia Plenária da CEP, que hoje terminou em Fátima, comentando a eleição de Donald Trump para presidente dos Estados Unidos da América.

“Há uma conclusão histórica que se verifica sempre: se é verdade que um órgão faz a função, também é verdade que a função faz o órgão. O que se disse antes, depois tem de ser corrigido pela prática”, afirmou o cardeal-patriarca de Lisboa.

Para o presidente da CEP, “a realidade acabará por se impor a quem tiver de decidir”.

“É preciso que tudo corra da melhor maneira”, disse D. Manuel Clemente, acrescentando que “nas democracias há regras, votou quem quis e em quem quis votar”.

O presidente da Conferência Episcopal Portuguesa referiu também que vai estar “muito atento” às tomadas de posição do episcopado católico americano, e não só, para “saber como se posicionam”.

“Nós não estamos na América, mas o que lá se passa diz respeito a todo o mundo”, concluiu.

Donald Trump venceu as eleições presidenciais nos Estados Unidos da América, realizadas no dia 8 de novembro, tornando-se o 45º presidente do país.

O presidente da Conferência dos Bispos Católicos dos Estados Unidos da América publicou esta terça-feira um comunicado onde afirma que quer trabalhar com Donald Trump para “proteger a vida humana do início mais vulnerável ao seu fim natural” e tornar possível que "migrantes e refugiados possam ser acolhidos humanamente".

HM/PR



Conferência Episcopal Portuguesa América