Nacional

Eutanásia: Bispos portugueses vão publicar nota pastoral em defesa da vida

Agência Ecclesia
...

«Única alternativa é o amor, a proximidade e o cuidado a ter» com quem sofre, afirmou porta-voz da Conferência Episcopal

Fátima, Santarém, 08 mar 2016 (Ecclesia) – Os bispos portugueses vão lançar “nos próximos dias” uma nota pastoral sobre a eutanásia, onde vão sublinhar a posição da Igreja Católica contra a legalização desta prática.

A revelação foi feita esta tarde em Fátima pelo porta-voz da Conferência Episcopal Portuguesa, no final da reunião do Conselho Permanente do organismo.

Numa conferência de imprensa com os jornalistas, o padre Manuel Barbosa destacou o empenho da Igreja em “defender a vida no seu todo, naturalmente não aceitando a legalização da eutanásia”, e realçando “como única alternativa o amor, a proximidade e o cuidado a ter” com quem sofre, nomeadamente com o reforço dos “cuidados paliativos”.

O documento, que vai ser acompanhado por um texto pedagógico para ajudar as pessoas a consolidarem a sua opinião acerca deste debate, pretende apontar que “não há outras alternativas” à preservação da vida.

Para o padre Manuel Barbosa, seria muito negativo que a aprovação da despenalização da eutanásia seguisse em frente, apenas por uma questão de “conjuntura política”.

O sacerdote recorda que estão em causa “valores essenciais de vida” que “não podem estar sujeitos a aproveitamento político”.

“Se o houver, devemos condenar. São assuntos tão importantes que não devem ser utilizados por questões pontuais ou de estratégia política”, concluiu.

JCP



Conferência Episcopal Portuguesa