Nacional

Faleceu D. Joaquim Gonçalves

Agência Ecclesia
...

Funeral do bispo emérito de Vila Real marcado para 2 de janeiro, na Sé diocesana

Vila Real, 31 dez 2013 (Ecclesia) – D. Joaquim Gonçalves, bispo emérito de Vila Real, faleceu hoje aos 77 anos de idade, revelou à Agência ECCLESIA o bispo diocesano, D. Amândio Tomás.

O antigo bispo da diocese transmontana morreu na Póvoa de Varzim, onde residia com o seu irmão padre e uma irmã, enfermeira aposentada, vítima de ataque cardíaco.

O funeral do prelado vai ser celebrado a 2 de janeiro, pelas 11h00, na Sé de Vila Real, onde o corpo vai chegar esta terça-feira.

D. Joaquim Gonçalves foi substituído por D. Amândio Tomás, seu coadjutor, a 17 de maio de 2011, cerca de três anos depois de ter sido submetido a um transplante cardíaco, em Coimbra.

O falecido prelado esteve à frente da diocese transmontana entre janeiro de 1991 e maio de 2011, depois de ter sido bispo auxiliar de Braga entre 1981 e 1987, quando João Paulo II o nomeou coadjutor de Vila Real.

D. Joaquim Gonçalves, natural de Fafe (Braga), disse em 2011 que deixava o cargo com a consciência de deixar “obra para durar” e com a satisfação de Vila Real ter pela primeira vez um bispo natural da diocese.

Em declarações à Agência ECCLESIA, D. Joaquim Gonçalves considerava então que os seus 20 anos à frente da diocese contribuíram para a “instituição de algumas balizas que dinamizaram a vida pastoral” da Igreja Católica em Vila Real.

PR/OC



Diocese de Vila Real