Nacional

Publicações: Livro de D. António Marto é «imprescindível» para entender Fátima

Agência Ecclesia
...
DR
DR

Universidade Católica Portuguesa edita obra no contexto da celebração do Centenário das Aparições

Lisboa, 16 mar 2017 (Ecclesia) – Está nas livrarias portuguesas a obra ‘Fátima – Mensagem de misericórdia e esperança para o mundo’, do bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto.

Este lançamento é da responsabilidade da Universidade Católica Portuguesa, que em comunicado enviado à Agência ECCLESIA realça o objetivo de assinalar “o centenário das Aparições de Fátima”.

Um momento de festa que vai ser assinalado no Santuário de Fátima nos dias 12 e 13 de maio com a participação do Papa Francisco, que já disse que virá como peregrino para rezar com os portugueses junto de Nossa Senhora.

“O que há de particular na mensagem de Fátima que justifique a atenção que suscita, a atração que exerce, o amplo eco mundial que alcançou?”, é esta a questão que D. António Marto procura responder.

Para o vice-reitor da Universidade Católica Portuguesa, o padre José Tolentino Mendonça, trata-se de uma obra “imprescindível para quem queira entender Fátima.”

O sacerdote é responsável também pela coordenação da coleção ‘Argumento’, onde o livro em causa está inserido.

Já a jornalista e escritora Maria João Avilez, salienta a forma “admirável” como a obra de D. António Marto ajuda a “olhar para Fátima” e a “pensar nela”.

De acordo com a comunicadora, será “porventura o mais luminoso e desafiante” texto “sobre esta história centenária” que tem como base a Cova da Iria, “fenómeno de mistério, revelação e advertência, luz e consolação”.

D. António Marto, bispo de Leiria-Fátima desde 2006, é doutorado em Teologia pela Universidade Pontifícia Gregoriana, tendo sido diretor-adjunto da Faculdade de Teologia do Centro Regional do Porto da Universidade Católica Portuguesa.

Antes de ser assumir os destinos da sua atual diocese, foi também bispo auxiliar de Braga e bispo de Viseu.

Esta quinta-feira, o prelado levou a sua reflexão publicada no livro ‘Fátima – Mensagem de misericórdia e esperança para o mundo’ a Roma, numa iniciativa patrocinada pela Embaixada Portugal junto da Santa Sé e que decorreu no Salão Nobre do Instituto Português de Santo António.

No mesmo evento foi também apresentado o livro ‘Fátima – Sou peregrino’, do padre António Rego, antigo diretor do Secretariado Nacional das Comunicações Sociais, da Igreja Católica em Portugal, uma obra com a chancela da Paulinas Editora.

JCP



Publicações Fátima