Nacional

Fátima: As datas do processo de canonização de Francisco e Jacinta (cronologia)

Agência Ecclesia
...
Fatima.pt
Fatima.pt

Fátima, 20 abr 2017 (Ecclesia) - O Santuário de Fátima recordou hoje algumas datas fundamentais do processo de canonização de Francisco e Jacinta Marto, que chega ao fim 65 anos depois de D. José Alves Correia da Silva, bispo de Leiria, ter aberto a fase diocesana.

Os irmãos pastorinhos, videntes de Fátima juntamente com a sua prima Lúcia de Jesus, vão ser canonizados pelo Papa Francisco a 13 de maio, durante a visita do pontífice à Cova da Iria.

Cronologia

1952.04.30. Primeira sessão dos Processos Diocesanos sobre a vida, virtudes e fama de santidade de Francisco e de Jacinta Marto.

1979.06.02. Conclusão do Processo Diocesano sobre a vida, virtudes e fama de santidade de Jacinta.

1979.08.03. Conclusão do Processo Diocesano sobre a vida, virtudes e fama de santidade de Francisco.

1981 Sessão plenária da Congregação das Causas dos Santos dedicada ao tema da possibilidade de se canonizar crianças, cujo resultado é unanimemente positivo. O debate sobre o assunto fora impulsionado pela entrega dos Processos do Francisco e da Jacinta, em Roma.

1988 Entrega das Positio Super Virtutibus de Francisco e de Jacinta à Congregação das Causas dos Santos.

1989.05.13. João Paulo II assina o Decreto sobre a heroicidade das virtudes de Francisco e Jacinta Marto.

1997 Instrução do Processo Diocesano super miro, para discernir a cura de uma mulher portuguesa de uma paraplegia, atribuída à intercessão dos irmãos Marto.

1999 Conclusão do Processo Diocesano, que declara a cura como rápida, completa, duradoura e cientificamente inexplicável. Redação e entrega da Positio super miro à Congregação das Causas dos Santos.

1999.06.28. Promulgação, pelo Papa João Paulo II, do decreto da cura miraculosa por intercessão de Francisco e Jacinta, aprovando a sua beatificação.

2000.05.13. Beatificação de Francisco e Jacinta por João Paulo II, em Fátima.

2016 Instrução do Processo Diocesano super miro, para discernir a cura de uma criança brasileira, atribuída à intercessão dos Beatos Francisco e Jacinta Marto.

2017 Conclusão do Processo Diocesano, que declara a cura como rápida, completa, duradoura e cientificamente inexplicável. Redação e entrega da Positio super miro à Congregação das Causas dos Santos.

2017.03.23. Promulgação, pelo Papa Francisco, do Decreto da cura miraculosa por intercessão dos Beatos Francisco e Jacinta, aprovando a sua canonização.

2017.04.20 Consistório onde se anunciou a Canonização para o dia 13 de maio de 2017, em Fátima.

Fonte: Santuário de Fátima