Nacional

Fátima: Curso de Verão analisou relação dos Papas com o santuário

Agência Ecclesia
...
fatima.pt
fatima.pt

Curso realizado em homenagem ao padre Luciano Coelho Cristino, que apresentou um livro sobre as aparições

Fátima, 13 jul 2017 (Ecclesia) – O Santuário de Fátima dedicou o seu curso de verão 2017 ao tema “particularmente significativo” ‘Fátima e os Papas’, no contexto do Centenário das Aparições.

“Houve várias visitas de Papas a este santuário. Os pontífices deste século XX, XXI estiveram todos de alguma forma relacionados com Fátima”, disse o reitor do santuário à Agência ECCLESIA.

O padre Carlos Cabecinhas considerou que essas visitas significa tomar “consciência da profunda ligação” que a Igreja universal sente em relação ao fenómeno Fátima, “da importância que Fátima tem”.

“Também, da importância que é aprofundar esta dimensão da ligação eclesial de Fátima com a Igreja universal”, acrescentou.

75 alunos lotaram o curso de verão ‘Fátima e os Papas’ que terminou esta quarta-feira e para o reitor do santuário a sua “promoção já é um sinal positivo”.

“Esgota sempre as vagas que abrimos. Há sede muito grande para estudar Fátima, porque não tem sido muito estudada do ponto de vista académico, embora já haja honrosas e boas exceções”, disse Marco Daniel Duarte, coordenador da edição e diretor do Serviço de Estudos e Difusão do santuário à Agência ECCLESIA.

Os alunos eram oriundos de Portugal, Espanha, Brasil e EUA das mais diversas áreas de formação, como: Arte e Património; História; Ciências Religiosas; Economia Social; Turismo; Matemática e Física, Ciências da Comunicação.

O diretor do Serviço de Estudos e Difusão contextualizou que este ano, a visita do Papa Francisco motivou o estudo da “relação umbilical que existe entre os Papa e Fátima”.

“Procuramos especialistas de cada um dos pontificados com linguagens diversas desde da história mas também do jornalismo, dos vaticanistas que estão em Portugal e acompanharam algumas das viagens para dar instrumentos de leitura, ferramentas, para os investigadores poderem analisar a temática particularíssima de Fátima”, desenvolveu Marco Daniel Duarte.

Segundo o coordenador conclui-se que “não se pode olhar para esta temática de forma unívoca”, porque Fátima como “fenómeno global” é uma “espécie de balão de ensaio” de tantas questões “ramificadas com a história da Igreja e do mundo”.

O curso de verão 2017 homenageou o padre Luciano Coelho Cristino, diretor do Serviço de Estudos e Difusão do santuário entre 1976 e 2013.

No final dos trabalhos foi apresentado um livro da sua autoria, ‘As aparições de Fátima: reconstrução a partir dos documentos’.

“É uma súmula sobre todas as aparições, do anjo e de Nossa Senhora. Uma história das aparições sem assuntos teológicos a não ser as frases dos diálogos”, referiu o sacerdote à Agência ECCLESIA.

CB/OC



Fátima