Nacional

Fátima: D. António Marto abre peregrinação de outubro evocando necessidade de paz

Agência Ecclesia
...
Foto: Ricardo Perna/Família Cristã
Foto: Ricardo Perna/Família Cristã

Bispo diocesano convida a «sério exame de consciência»

Fátima, 12 out 2017 (Ecclesia) – O bispo da Diocese de Leiria-Fátima, D. António Marto, presidiu hoje à abertura da peregrinação internacional de outubro, na Cova da Iria, apelando à oração pela paz e a um “sério exame de consciência” por parte dos cristãos.

Na conclusão do Centenário das Aparições, o responsável começou por evocar os “dramas e sofrimentos do mundo inteiro”, que exigem respostas de “amor fraterno e solidário, sem distinções nem discriminações”.

D. António Marto deixou aos peregrinos presentes uma saudação “cheia de afeto e rica de emoção”, sublinhando a importância do “silêncio” e do “clima de oração” no Santuário, onde os peregrinos respeitam o “sentido misterioso da sacralidade do lugar”.

“Queremos fazer chegar até Maria a nossa voz, que se faz ação de graças e de súplica”, acrescentou.

A peregrinação internacional aniversária de outubro tem como tema ‘Maria, Estrela da Evangelização’.

O programa prossegue esta noite com a bênção solene das velas e Rosário, na Capelinha das Aparições, seguida da procissão das velas pelas 21h30 e a Missa internacional.

Após a vigília durante toda a noite, já no dia 13 vai ter lugar a recitação do Rosário, na Capelinha das Aparições, pelas 09h00, seguido da procissão, Missa, bênção dos doentes e procissão do adeus, no recinto de oração.

Uma das iniciativas que marcam o encerramento das comemorações é a projeção multimédia “Fátima-Tempo de Luz”, que se estreia esta noite, após a procissão do silêncio, cerca da meia-noite, com repetição nos dias 13 e 14 de outubro pelas 22h30, sempre na fachada da Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima.

Em Fátima há 12 grupos de peregrinos de Portugal e de outros 45 países: África do Sul, Alemanha, Argentina, Austrália, Áustria, Bélgica, Benim, Brasil, Canadá, Chile, China, Colômbia, Coreia do Sul, Costa do Marfim, Croácia, Eslováquia, Espanha, Estados Unidos da América, Filipinas, França, Gabão, Gâmbia, Haiti, Holanda, Hungria, Indonésia, Irlanda, Itália, Líbano, Luxemburgo, Noruega, Panamá, Peru, Polónia, Porto Rico, Reino Unido, Rússia, Senegal, Singapura, Suécia, Suíça, Tailândia, Timor-Leste, Togo, Vietname.

OC