Nacional

Fátima: Missa vai assinalar atribuição do título de basílica à igreja da Santíssima Trindade

Agência Ecclesia
...
Santuário de Fátima / Basílica da Santíssima Trindade
Santuário de Fátima / Basílica da Santíssima Trindade

Fátima, Santarém, 24 ago 2012 (Ecclesia) – O Santuário de Fátima vai assinalar este domingo a atribuição do título de basílica à igreja da Santíssima Trindade durante a missa das 15h00, com a presidência do bispo da diocese, D. António Marto.

“Durante a celebração ler-se-á o decreto de concessão do título de basílica a este templo dedicado a 12 de outubro de 2007”, revelou a sala de imprensa da instituição, em comunicado publicado na internet.

O documento, assinado pelo prefeito da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, D. Antonio Cañizares Llovera, data de 19 de junho de 2012, e indica o dia 13 de novembro como a data da celebração do título da Basílica da Santíssima Trindade.

“Basílica” é o título concedido pela Santa Sé a algumas igrejas pela sua antiguidade ou por serem centros de peregrinações.

Há “basílicas maiores” e “basílicas menores”, de que são exemplo, em Portugal, a dos Mártires, em Lisboa, a Real, de Castro Verde, e a de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, perto do local onde se situa a igreja da Santíssima Trindade.

A palavra “basílica”, com origem nos termos gregos “basileus” (rei) e basilikos (real), era utilizada em Roma para designar grandes edifícios de reunião, como tribunais e átrios onde se celebravam os contratos.

RJM/OC



Fátima