Nacional

Fátima: Museu do Santuário celebra 60 anos com entradas gratuitas

Agência Ecclesia
...
Santuário de Fátima
Santuário de Fátima

Exposição temporária «Neste vale de Lágrimas» disponível na internet

Fátima, Santarém, 13 ago 2015 (Ecclesia) – O reitor do Santuário de Fátima informou que as entradas nas duas exposições permanentes patentes na Casa Museu de Aljustrel e na exposição “Fátima Luz e Paz” vão ser hoje gratuitas, por ocasião dos 60 anos do museu do santuário.

O padre Carlos Cabecinhas recordou que o Museu do Santuário de Nossa Senhora de Fátima foi criado a 13 de agosto de 1955, por decreto episcopal de D. José Alves Correia da Silva, bispo de Leiria.

Desta forma, no contexto da comemoração hoje dos 60 anos do museu, o reitor do santuário mariano da Cova da Iria disse que as entradas na exposição “Fátima Luz e Paz” e na Casa-Museu de Aljustrel serão gratuitas para todos.

Durante uma conferência de imprensa inserida na peregrinação internacional de agosto, o responsável explicou que o museu não tem um edifício autónomo mas que esta situação está no “horizonte das preocupações”.

O Museu do Santuário de Fátima foi criado com a finalidade de “preservar, conservar e defender” os ex-votos e ofertas dos peregrinos, os materiais históricos, artísticos e etnográficos, a arte sacra e testemunhos de grandes peregrinações.

O padre Carlos Cabecinhas anunciou também que a exposição temporária - Neste Vale de Lágrimas - do ano pastoral de 2014-2015, "está disponível para visita virtual”, no site do Santuário, desde esta quarta-feira.

A mostra patente ao público até final de outubro de 2015, no Convivium de Santo Agostinho, zona da Reconciliação da Basílica da Santíssima Trindade, já conta com mais 61 mil 920 visitantes do que em igual período do ano passado.

Os visitantes têm acesso ao “Cristo das Trincheiras”, propriedade da Liga dos Combatentes, e a peças do espólio do Santuário de Fátima, da Diocese de Viseu, do Museu Nacional de Arte Antiga, da Câmara Municipal de Ourém e da Paróquia de Nossa Senhora da Piedade, também em Ourém.

CB



Fátima