Nacional

Fátima: Papa agradece «mensagens extraordinárias» que recebeu no âmbito do Centenário das Aparições

Agência Ecclesia
...
Foto: Missionários da Consolata
Foto: Missionários da Consolata

Iniciativa dos Missionários da Consolata congregou cerca de 10 mil saudações e agradecimentos de peregrinos

Fátima, 06 dez 2017 (Ecclesia) – O Papa enviou uma carta aos Missionários da Consolata, no Santuário de Fátima, a agradecer as mensagens recebidas no âmbito da iniciativa “Partilhe umas palavras com Francisco”, que a congregação promoveu no Centenário das Aparições.

De acordo com um comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA, o Papa argentino destaca as “mensagens extraordinárias” que recebeu de peregrinos e das comunidades católicas, nacionais e estrangeiras, aquando da sua vinda ao santuário mariano da Cova da Iria, nos dias 12 e 13 de maio deste ano.

Na sua missiva, Francisco concede ainda a sua “bênção apostólica” a todos os que estiveram envolvidos nesta iniciativa, desde “os organizadores aos participantes”, e pede para que “nunca se esqueçam de rezar por ele”.

O superior provincial do Instituto Missionário da Consolata em Portugal, padre Eugénio Butti, já deu conta da sua “alegria” pela carta do Papa, e realçou o “afeto espiritual” que ela transporta.

A iniciativa “Partilhe umas palavras com o Papa Francisco” começou em 2015, com o desafio feito aos visitantes do Consolata Museu | Arte Sacra e Etnologia, em Fátima, de escreverem uma mensagem pessoal ao Papa argentino, em vários panos de linho.

No final do projeto, que congregou cerca de 10 mil pessoas, os panos de linho foram convertidos numa toalha com 10 metros de comprimento e 2 metros de largura, que foi oferecida ao Papa aquando da sua estadia em Portugal, “simbolizando a mesa do convívio e da partilha da mensagem da Igreja”.

Para o padre Eugénio Butti, ficou patente neste projeto “o carinho do povo que visitou o museu, da família missionária da Consolata, de toda a congregação”.

“Cada assinatura que está lá expressa carinho. Quem escreveu, uniu-se espiritualmente ao Papa naquele momento”, apontou o responsável pelos missionários da Consolata em Portugal.

Nos referidos panos de linho entregues a Francisco estavam expressas não só “mensagens de boas vindas a Fátima, para as celebrações do Centenário das Aparições”, mas também “pedidos de graças, louvores e agradecimentos”.

JCP



Fátima - Papa Francisco em Fátima