Nacional

Fátima: Santuário estreia projeto musical produzido a partir das «Memórias» da Irmã Lúcia

Agência Ecclesia
...

«Tropário para uma pastora de ovelhas mansas» reuniu seis compositores contemporâneos

Fátima, Santarém, 03 2016 (Ecclesia) – O Santuário de Fátima estreia hoje um projeto musical que considera “inédito”, «Tropário para uma pastora de ovelhas mansas», produzido a partir das Memórias da Irmã Lúcia.

A obra reuniu seis compositores para um espetáculo de coro, acordeão e piano e está integrada nas comemorações do Centenário das Aparições.

O trabalho de seis compositores contemporâneos “desafiados a pensar Fátima do ponto de vista musical”, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

O projeto inicia o ciclo musical «Ouvir Fátima» e propõe “uma leitura musical das memórias da Irmã Lúcia, e junta um coro «Officium Ensemble» e dois instrumentos: acordeão por Octávio Martins e piano por João Lucena e Vale, sob a direção artística do maestro Pedro Teixeira.

A obra faz uma “leitura musical da Mensagem de Fátima, para além das leituras teológicas habituais, tem no coro o protagonista fundamental, acrescentando-lhe o acordeão e o piano, dois instrumentos improváveis que lhe dão uma dimensão sui generis, mas que assume uma pluralidade dos mundos sociais e culturais que atravessam a história de Fátima, ao longo destes cem anos”, acrescenta a nota enviada pelo Serviço de Imprensa do Santuário de Fátima.

O projeto é apresentado na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, espaço com o qual apresenta também uma particular relação, pelas 15h30.

LFS



Fátima