Nacional

Fátima: Santuário promove curso em parceria com a Universidade Católica Portuguesa

Agência Ecclesia
...

Iniciativa decorre em Lisboa emsete sessões, entre 17 de janeiro e 27 de fevereiro

Fátima, 03 jan 2017 (Ecclesia) – O Santuário de Fátima vai promover a formação ‘O Acontecimento Fátima: curso interdisciplinar’, em sete sessões entre 17 de janeiro e 27 de fevereiro, às terças-feiras em Lisboa, numa parceria com a Universidade Católica Portuguesa (UCP).

“Quis-se um curso interdisciplinar para que pudesse abarcar as diferentes temáticas que se encontram na História de Fátima e nos conteúdos que compõe o ‘corpus’ do que habitualmente é designado por «Mensagem de Fátima»”, disse o coordenador do curso, o diretor do Serviço de Estudos e Difusão do Santuário de Fátima.

Ao Serviço de Informação do Santuário de Fátima, Marco Daniel Duarte explicou que a formação ‘O Acontecimento Fátima: curso interdisciplinar’ surge porque “muitas pessoas não puderam frequentar o Curso de Verão destinado a investigadores” e vão proporcionar, aos alunos da Universidade Católica e a outras pessoas interessadas na temática, crentes ou não, “uma aproximação bastante aprofundada ao fenómeno de Fátima”.

Na sua página na internet, o Santuário de Fátima informa ainda que as inscrições terminam a 15 de janeiro, dois dias antes do curso começar no Anfiteatro Pe. José Bacelar e Oliveira da Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa.

‘O Acontecimento Fátima: curso interdisciplinar’ decorre em sete sessões presenciais, sempre às terças-feiras em horário pós-laboral, entre as 18h15-21h00.

Os participantes vão, por exemplo, “examinar as fontes para o estudo do fenómeno de Fátima; apresentar os elementos sobre a História de Fátima; identificar implicações transversais do fenómeno de Fátima”.

“Importa sobretudo dotar os formandos de ferramentas que auxiliem à compreensão de um fenómeno que perpassa o mundo das ciências da religião, mas que extravasa também para o mundo da cultura, da sociologia, da política, da geografia humana, da expressão artística, dos ‘media’, da economia”, desenvolveu Marco Daniel Duarte, o coordenador do curso.

O curso livre resulta de uma parceria entre o Santuário de Fátima e a UCP e da equipa formadora fazem parte, por exemplo, o reitor do santuário mariano, o padre Carlos Cabecinhas, os padres João Lourenço e José Tolentino Mendonça da Faculdade de Teologia; Américo Pereira e José Miguel Sardica da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa.

CB/OC



Fátima