Nacional

Fátima: Secretária de Estado do Turismo convida a superar «preconceitos»

Agência Ecclesia
...
Fatima.pt
Fatima.pt

Ana Mendes Godinho participou no Workshop Internacional de Turismo Religioso

Fátima, 09 mar 2017 (Ecclesia) – A secretária de Estado do Turismo afirmou hoje que o Centenário das Aparições e a peregrinação do Papa Francisco a Fátima são “oportunidade” para derrubar preconceitos neste campo.

“Que Fátima e o centenário sirva também para mostrar cada vez mais Portugal como um lugar de encontros, num país que sabe acolher pontes, que é um exemplo de um país que constrói pontes entre mundos muito diferentes, um país de diálogo, um lugar de esperança e de paz”, um país “onde as pessoas se descobrem”, disse Ana Mendes Godinho, perante 700 participantes no quinto Workshop Internacional de Turismo Religioso.

A responsável destacou que Fátima disponibiliza uma importante “matéria-prima que atrai muitas atenções”, seja pelos caminhos, como pelas comemorações do Centenário das Aparições de Nossa Senhora, em maio, onde também vai estar o Papa Francisco.

“O turismo em Portugal é um grande acontecimento, o facto de tomar corpo e consciência, e um fator central na economia. Identificamos uma âncora de promoção: Fátima e o turismo religioso”, assinalou, no Centro Paulo VI, Fátima.

O pontífice argentino vai ser o quarto Papa a visitar Fátima, depois de Paulo VI (1967), João Paulo II (1982, 1991 e 2000), e Bento XVI (2010).

Ana Mendes Godinho antecipou “grandes desafios” quanto à “dinamização e promoção dos caminhos de Fátima”.

Neste contexto, referiu que um dos objetivos passa por “mostrar Fátima” como um destino ao longo de todo ano “e não só nas datas mais mediáticas”.

“Fátima é lugar de encontros que a todos acolhe pelo Ecumenismo e paz transversal”, afirmou Ana Mendes Godinho, divulga a Sala de Imprensa do Santuário de Fátima.

O V Workshop Internacional de Turismo Religioso decorre até sexta-feira, com o objetivo de promover internacionalmente Portugal enquanto destino privilegiado de turismo religioso.

Antes da secretária de Estado do Turismo, o reitor do Santuário de Fátima, padre Carlos Cabecinhas, e o capitão da GNR Carlos Canatário, anteciparam grande participação de peregrinos nas celebrações de 12 e 13 de maio.

JCP/CB/OC