Nacional

Franciscanos: Faleceu o padre Joaquim Carreira das Neves

Agência Ecclesia
...

Presidente da República evoca «grande figura» da cultura portuguesa

Lisboa, 28 abr 2017 (Ecclesia) - O padre franciscano Joaquim Carreira das Neves faleceu hoje em Lisboa aos 82 anos de idade, informou a Província Portuguesa da Ordem dos Frades Menores (Franciscanos) à Agência ECCLESIA.

O professor de Teologia Bíblica na Universidade Católica Portuguesa (UCP) foi autor de várias obras científicas e de divulgação, tendo colaborado regularmente com o Programa ECCLESIA (RTP2).

Joaquim Carreira das Neves nasceu a 26 de junho de 1934 na Caranguejeira (Leiria) e foi ordenado sacerdote a 13 de julho de 1958; licenciou-se em Teologia em Roma, doutorando-se em Teologia Bíblica na Universidade Pontifícia de Salamanca (1967), sobre a Teologia na tradução grega dos setenta.

Em 2011, numa entrevista à Agência ECCLESIA, o religioso franciscano falava da sua luta contra o cancro, que o deixara várias vezes “às portas da morte”, com a ajuda da fé e da oração.

“Nós somos um todo, matéria e espírito. Se tivermos boa disposição, se não nos agarrarmos à nossa doença mas nos agarrarmos à vida, com esperança, com fé, mais facilmente se leva a vida” referia então.

O padre Carreira das Neves iria participar, a 2 de maio, num debate sobre o tema ‘Francisco Papa: Líder Político-Moral Global’, com a presença do presidente da República Portuguesa.

Marcelo Rebelo de Sousa manifestou hoje, em declarações aos jornalistas, o seu "grande desgosto pessoal" com o falecimento de um amigo que evoca como "uma grande figura" da cultura portuguesa que se dedicou "ao ensino, à investigação da Bíblia e ao serviço dos outros".

Autor de várias obras literárias ligadas aos estudos bíblicos – entre as quais ‘As Grandes Figuras da Bíblia’ – o frei Joaquim Carreira das Neves foi homenageado em 2005 com uma edição especial da revista ‘Didaskalia’, na qual o padre João Lourenço, atual diretor da Faculdade de Teologia da UCP, falava numa “vida em prol da Bíblia”.

Para além do estudo sobre os textos evangélicos, o padre Carreira das Neves desenvolveu investigações sobre a pessoa de Jesus e a Cristologia das primeiras comunidades cristãs.

A vida e obra do religioso, membro da Academia das Ciências de Lisboa, estão no centro do livro ‘O coração da Igreja tem de bater - Um biblista confessa-se’, entrevista ao jornalista António Marujo.

“O padre Joaquim Carreira das Neves é um dos nomes mais importantes nos estudos bíblicos em Portugal. Apesar dos seus profundos conhecimentos e erudição acerca da Bíblia, ele consegue também aproximar-se do grande público pela acessibilidade e clareza com que fala dos assuntos”, explica a Paulinas Editora.

As exéquias do religioso francisco vão ser presididas pelo cardeal-patriarca este sábado, às 10h00, no Seminário da Luz, em Lisboa; o corpo do frei Joaquim Carreira das Neves vai estar em câmara ardente neste seminário, a partir das 14h00, e hoje vai ser celebrada uma Missa de sufrágio, pelas 19h00.

OC

Notícia atualizada às 11h13



Estudos Teológicos Franciscanos