Nacional

Guarda: Diocese «em festa» perante possível beatificação de antigo bispo auxiliar

Agência Ecclesia
...

Igreja reconheceu publicamente as virtudes heroicas de D. João de Oliveira Matos

Guarda, 08 jun 2013 (Ecclesia) – O bispo da Guarda afirmou que a diocese “está em festa” perante a aproximação da beatificação de D. João de Oliveira Matos (1879-1962), depois da publicação, na terça-feira, do reconhece as suas ‘virtudes heroicas’.

“Trata-se, efetivamente, da primeira etapa concluída no processo de reconhecimento público pela autoridade suprema da igreja da Santidade do Sr. D. João, que, a partir de agora é Servo de Deus Venerável”, escreve D. Manuel Felício.

O bispo da Guarda deixa votos de que se sigam as outras etapas deste reconhecimento público, “nomeadamente a declaração da autenticidade do milagre que conduzirá à beatificação e outras ainda rumo à canonização”.

D. João de Oliveira Matos, fundador da Liga dos Servos de Jesus, foi bispo auxiliar da Guarda entre dezembro de 1922 e 29 de agosto de 1962, dia da sua morte.

“Que a sua mensagem e sobretudo a espiritualidade que ele viveu e procurou comunicar aos fiéis e às comunidades espalhadas pela Diocese, sobretudo através dos retiros organizados por paróquias, grupos de Paróquias e arciprestados, inspirem o nosso ardor apostólico”, pede o bispo da Guarda.

D. Manuel Felício fala no “modelo pastoral deste sacerdote exemplar, que exerceu o ministério episcopal” numa “proximidade” que “impressiona”.

“Lembramos particularmente os prolongados tempos que ele viveu em contacto direto com as comunidades, viajando de paróquia para paróquia, de arciprestado para arciprestado, pregando retiros aqui, fazendo sermões e homilias acolá, organizando a formação da Fé”, recorda.

OC



Diocese da Guarda