Nacional

Guarda: Paróquias erguem monumento evocativo do Centenário das Aparições de Fátima

Agência Ecclesia
...
DR
DR

Peça do arquiteto António Saraiva vai ficar colocada junto à Capela de Nossa Senhora do Mileu

Guarda, 12 out 2017 (Ecclesia) - As Paróquias da Sé e São Vicente, na Diocese da Guarda, vão inaugurar esta sexta-feira, dia 13 de outubro, um monumento evocativo do Centenário das Aparições de Nossa Senhora em Fátima.

De acordo com o jornal ‘A Guarda’, o referido “monumento escultórico”, com “cerca de dois metros e meio de altura”, é da autoria do arquiteto António Saraiva e vai ficar instalada no recinto da Capela de Nossa Senhora do Mileu

A peça é feita em cobre e latão, tem a base revestida a granito e retrata três grandes elementos: “o milagre do sol, Nossa Senhora e Lúcia, e os dois pastorinhos santos, Francisco e Jacinta”.

O objetivo, referiu o autor, foi transmitir a “mensagem de envolvência, união e diálogo transcendente” que emana do Santuário de Fátima.

E dar também “uma imagem global da aparição de Nossa Senhora aos Pastorinhos”, salientou António Saraiva.

Este projeto tem um custo global de 35 mil euros, que será suportado com o apoio da comunidade local.  

O programa da inauguração tem início previsto para as 20h30, com uma procissão das velas presidida pelo bispo da Guarda, D. Manuel Felício.

No final do cortejo, junto à capela do Mileu, o monumento será consagrado a Nossa Senhora, como recordação ao Centenário das Aparições de Fátima e para “perpetuar o amor de Deus ao mundo”, pode ler-se.

No âmbito do Centenário das Aparições de Fátima, também as paróquias de Famalicão da Serra, Fernão Joanes e Vale de Estrela, no arciprestado da Guarda, vão erguer monumentos evocativos a esta comemoração.

JCP



Diocese da Guarda Fátima