Nacional

Guarda: Última sessão da Assembleia Diocesana debate papel dos leigos nas celebrações sem padre

Agência Ecclesia
...
Foto: Diocese da Guarda
Foto: Diocese da Guarda

Terceiro encontro aborda temas relacionados com os Sacramentos

Guarda, 17 jun 2017 (Ecclesia) – O Seminário da Guarda recebe hoje a terceira e última sessão da Assembleia Diocesana, com o tema ‘Celebrar a fé com arte e com alma’, dedicando particular atenção à celebração dominical na ausência de padres.

“É proposta a formação específica para o ministério da presidência; que sejam preparados orientadores das celebrações; que seja bem cuidada a formação para o ministério da Palavra; refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

As proposições incidem sobre a formação litúrgica; os ministérios litúrgicos; a celebração do domingo; a celebração dos sacramentos; sacramentos da iniciação cristã; sacramentos de cura; os sacramentos sociais, ao serviço da comunhão; os sacramentais e as exéquias; festas e religiosidade popular; oração comunitária e oração pessoal.

Entre as propostas em debate estão a programação e organização de acções de formação litúrgica ou a criação de equipas de liturgia nas comunidades maiores.

A atenção à música nas celebrações litúrgicas, a preparação dos pais e as condições de admissão dos padrinhos ao Batismo são outros temas em debate.

OC



Diocese da Guarda